Canal

  RP

 

Ano 1 - nº 3 - 01 de novembro de 2000

Sumário

  • 05 de novembro é dia do Cinema Brasileiro (Dia D)
  • RP promove atividades no            5º Congresso de Produção Científica (ACOMtece)
  • Democratização dos meios de comunicação é tema de encontro de jornalismo na UMESP (ACOMtece) 
  • Agência de RP apóia três grandes eventos comunicacionais da UMESP (Agência Faz)
  • C & C Casa & Construção é tema de projeto experimental (Propesq)
  • Creche Betel é tema da Agência Sequaz (Propesq)
  • Agência Atenas tem a Assessoria de Extensão da UMESP como tema (Propesq)

Dia D



05 de novembro é dia do Cinema Brasileiro

   
     O cinema brasileiro é marcado em
sua história por altos e baixos. Na
década de 50, grandes companhias cinematográficas produzem filmes de grande sucesso dentro e fora do Brasil. Porém, nos anos 60 entra em crise, e, somente nos anos 90, recupera seu glamour ganhando a credibilidade dos espectadores.
    Nos anos 50, a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, nasce nos ideais dos ricos industriais paulistas que queriam inovar a produção no país e retirar o título de centro cinematográfico brasileiro do Rio de Janeiro (Cinédia e Atlantida) que apostava nas chanchadas, comédias, musicais carnavalescos, de produções sem grandes custos, com atores populares como Oscarito.
    A Vera Cruz é lançada no mercado com o objetivo de produzir filmes de alto padrão, no estilo hollywoodiano:  modernas tecnologias e pessoal especializado. Porém, com o alto custo
de seus filmes, os altos salários e a não aquisição de lucros com a exportação
de seus filmes (que ficavam com a Columbia Pictures) vai à falência, passando a ser dirigida pelo Banco do Estado de São Paulo. 
    A partir da década de 90, o cinema nacional começa a ter um novo contato com o público, além de um novo período de produção. O filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”, por exemplo, dirigido 





.
.

por Carla Camuratti e produzido em 1995, conta com mais de um milhão de espectadores. Os produtores e diretores usaram o sucesso do filme e as vantagens da Lei Rouanet, que incentiva a cultura no Brasil, para produzirem e lançarem seus filmes no mercado.
   
     Para conhecer mais um pouco da realidade cinematográfica brasileira, consultar os sites:

www.saocarlosoficial.com.br/raspal/

www.mnemocine.com.br/cpcb/index.htm

www.cinebrasil.org.br/CINEBRASIL

..
Confira outras datas importantes:


Dia 3:
Dia da Instituição do direito ao
           Voto para Mulher

Dia 4: Dia do Inventor

Dia 5: Dia Nacional da Ciência e Cultura
           Dia do Radioamador

Dia 8: Dia do Aposentado
           Dia Mundial do Urbanismo

Dia 9: Dia Nacional do Hoteleiro
           Dia do Manequim

ACOMtece



RP promove atividades no                    5º Congresso de Produção Científica

      Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, acontece o 5º Congresso de Produção Científica na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Campus Rudge Ramos. Os objetivos do evento são: divulgar a produção científica de pesquisa e extensão, promover o intercâmbio entre pesquisadores dos diversos campos do saber e proporcionar aos alunos e professores a oportunidade de expor o resultado de suas pesquisas. 
      A programação do Congresso
envolve palestras, mesas redondas, apresentações orais e exposições de painéis, resultados de pesquisas, de todas as áreas científicas. No evento, o curso de Relações Públicas da UMESP promove várias atividades, sob o tema "Mate a fome com cultura", orientadas pelas professoras Isildinha Martins e Maria Cristina Gobbi, tendo o apoio dos alunos do VI semestre. Confira.
.
Dia 06 (segunda-feira)
9h às 11h - Palestra: “A importância das entidades para a categoria dos profissionais de Relações Públicas” com Wilson Soares (Diretor Tesoureiro do Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas de São Paulo (SINPRORP).



Democratização dos meios de comunicação é tema de encontro de jornalismo na UMESP


     Com o objetivo de reunir a sociedade civil para analisar as questões que o jornalismo levanta sob os aspectos científico, cotidiano, tecnológico e social, a Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) promove no dia 11 de novembro o
2º Encontro de Jornalismo. 
     O tema, "Democratização dos Meios de Comunicação", será apresentado em três painéis: "A qualidade na TV: auto-regulamentação versus controle público"; "Os impasses da Lei de Comunicação Eletrônica de Massa" e
"Os veículos alternativos como espaço público". Deles participarão 
 


.


.
19h30 às 23h - curso “Etiqueta Empresarial” com Ana Maria Luiz (coordenadora do Curso de Secretariado Bilingüe da UMESP) - vagas limitadas.
19h30 às 23h - Palestra: “Relações Públicas – Oportunidades no 3º milênio” com Elizabeth Sanchez (diretora da Qualitá Comunicação Empresarial).
.
Dia 07 (terça-feira)
9h às 11h - Palestra: “Relações Públicas no 3º milênio” com Maria Rosana Ferrari Nassar (coordenadora do Curso de RP da PUCCamp)
19h30 às 23h - Peça teatral: “A odisséia psicodélica do ônibus amarelo rumo ao Woodstock”
.
Dia 08 (quarta-feira)
9h às 11h; e 19h às 23h - “Curta na quarta” – Festival de curtas brasileiros.
.
     Nos três dias também serão realizados o Festival "Alguma Poesia" e a exposição fotográfica “Flashes da Realidade”. Durante os dias do Congresso, a Agência de RP e o VI Semestre de RP, receberão doações de 1 kg de alimento não perecível. Os mantimentos arrecadados serão enviados à  "Ação Solidária Contra o Câncer Infantil" (ASCCI). Mais informações:  11 4366-5880 ou agenciarp@metodista.br .


.
.
.

grandes personalidades que influenciam a comunicação brasileira como José Gregori, Ministro da Justiça; Marco Nascimento, chefe de redação da Rede Globo São Paulo; Daniel Herz, diretor da Federação Nacional dos Jornalistas e membro do Fórum de Democratização da Comunicação; Misael Avelino dos Santos, presidente da Rádio Favela de Belo Horizonte, dentre outros.
    

      Mais informações podem ser obtidas na Agência Experimental de Jornalismo da UMESP, pelo telefone: 11 4366-5876 ou por e-mail: enjor2000@metodista.br. As inscrições são gratuitas.


 

Agência faz



Agência de RP apóia três grandes eventos comunicacionais da UMESP


     No mês de novembro, a Agência de Relações Públicas apoiará três grandes eventos na área comunicacional da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). No período de 06 a 08 acontece o "5º Congresso de Produção Científica". O evento foi organizado por várias agências e a de RP teve importância e papel significativos na elaboração da estrutura e organização. Toda a comunidade acadêmica da UMESP estará envolvida no evento que espera a visita de mais de 8 mil pessoas em seu três dias de duração.
     Na mesma semana do Congresso, no dia 11 de novembro, a Agência organiza   o 2º Encontro de Jornalismo. Este ano o tema é "a democratização dos meios de comunicação". Os debates sobre as Leis dos veículos de comunicação de massa e da imprensa impõem-se como análises fundamentais no Encontro, 
 



.
.


já que os meios de comunicação configuram-se como espaço público  para a divulgação e discussão de assuntos de interesse da sociedade.
     Já  no final do mês, dia 25, será realizado o 2º Fórum de Relações Públicas. O evento, que acontecerá num sábado, terá início às 8h e término previsto para as 18h. Este ano, com o tema "Relações Públicas - relações múltiplas", o Fórum busca mostrar a amplidão e a multiplicidade da profissão e do profissional de RP dentro de sua área de atuação.
      Além dos três eventos, neste mês, a Agência  desenvolverá o projeto "Raio X" que tem como objetivo fazer o mapeamento das empresas do Grande ABC para que, posteriormente, possam receber informações relativas à  profissão de RP em atividades por ele desempenhadas.


e

Propesq

 

C & C Casa & Construção é tema de projeto experimental


    
Os alunos VIII semestre de Relações Públicas da UMESP,  David Freitas, Geraldo Cruz e Silva, Simone Okamoto, Vanessa Higa e Veridiana Senna, membros da agência "Fator Humano - estratégia em comunicação", realizam o  projeto experimental com a  empresa    


Creche Betel é tema da Agência Sequaz

     Os alunos Lisandre Assis, Fabiano Malena, Renata Rusig, Andréa Gauss e Regiane Gonçalves, do VIII Semestre de Relações Públicas, constituíram a "Agência Sequaz" para elaborar e executar o projeto experimental de conclusão de curso. O tema da Sequaz é a Creche Betel que, assim como outras


Agência Atenas tem a Assessoria de Extensão da UMESP como tema


     A "Agência Atenas Comunicações" – composta por Cristina Panzano, Roseli    da Silva, Rosemeire Miranda e Marcos Rebelo, alunos do VIII Semestre de Relações Públicas – desenvolve seu projeto experimental prestando serviços junto à Assessoria de Extensão da  UMESP, coordenada pelo professor Paulo Bessa. A decisão de ter a 
 

 

 

 

.

"C & C Casa & Construção", resultado     da fusão entre as empresas varejistas     de materiais de construção "Madeirense" e "Conibra". O objetivo do projeto é apresentar o RP como um profissional essencial no desenvolvimento de uma  estratégia de negócio.



.
.

entidades, desenvolve ações que colocam em primeiro lugar a responsabilidade social. Além de assessorar a Creche Betel, é intenção do grupo revelar que o Terceiro Setor, no Brasil, vem crescendo e já representa um significativo campo de atuação para o profissional de Relações Públicas.



.

.
Assessoria de Extensão como tema representa um desafio para o grupo, pois, além de ser um setor da UMESP que iniciou suas atividades recentemente, existe a necessidade de fazer com que o público interno da Universidade compreenda o conceito de extensão e reconheça sua importância tanto para a instituição quanto para a sociedade.


 

Comunique-se



Se você quiser colaborar conosco, envie suas sugestões para o e-mail: canalrp@metodista.br


"À Equipe do Canal RP: Gostaria de agradecer a inclusão de meu nome para o recebimento do Canal RP e cumprimentá-los pela iniciativa. Este veículo irá certamente ampliar a divulgação das atividades de Relações Públicas e nos manterá informados de tudo o que acontece na área. Parabéns!" (Waldyr Gutierrez Fortes - professor de RP da Universidade de Londrina)

"Los felicito por la edición de CanalRP. El contenido es muy interesante." (Daniel Cohen - Argentina).

"Parabéns aos/às idealizadores/as do Canal RP, do qual tomei conhecimento somente agora com o número 2. Toda a equipe do curso tem sido sempre prestativa e cuidadosa com os trabalhos nos quais contamos com sua colaboração, desde os tempos em que coordenava a Pastoral do IMS até agora, como Assessor de Extensão." (Paulo Bessa - assessor de Extensão da UMESP)

 "Agradecemos o envio do Canal RP. Parabéns pela iniciativa e pela qualidade do trabalho. Sucesso!" (Andréia Athaydes e Astomiro Romais  - Coordenação do Curso de Comunicação Social da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Canoas/RS).

"Professoras Isildinha e Eula, parabéns pela iniciativa. Excelente idéia, possibilitada em veículo que vem preencher lacuna incompreensível na área da divulgação. Desejo contínuo sucesso e votos de excelente trajetória. O mundo online e a fibra e garra das colegas possibilitaram a vinda à tona de tão oportuno veículo. Congratulações e abraços." (Sebastião Squirra - diretor
da Faculdade de Multimídia da UMESP).

"Professora Eula e equipe: Parabéns pelo Canal RP. Tenho certeza de que ele só contribuirá para integrar alunos e profissionais da área e da Comunicação como um todo. Abraços." (Marli dos Santos - professora de Jornalismo da UMESP).

"Quero parabenizar todos da assessoria e em especial à Professora Isildinha. Acreditar na profissão, brigando para que ela seja reconhecida e botando a mão na massa vale muito mais do que ficar se lamentando pela falta de reconhecimento. Com produtos de qualidade e inovadores poderemos argumentar e brigar pelo nosso espaço." (Everton Schultz - aluno do VI semestre de RP da UMESP).

"Professora Isildinha, receba os agradecimentos do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas - CONFERP, pela contribuição que representa para a profissão a excelente revista eletrônica 'CanalRP' que acabo de receber. Queira somar minha admiração pessoal pelo trabalho realizado." (Julio Zapata - secretário geral do CONFERP).


 
 

Expediente

 

 

O CANAL RP é um informativo eletrônico semanal da Agência de Relações Públicas - unidade experimental - do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Tem como objetivo divulgar atividades relacionadas à área de Relações Públicas em âmbito nacional e internacional.

Professoras responsáveis:
Eula Taveira e Isildinha Martins
Editora: Eula Taveira
Sub-editores: Augusto Nascimento, Enrica Onitsuka,
                           Juliana Juliani e Michelle Yendis.
Revisão: Carlos Straccia

Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
Reitor:
Davi Ferreira Barros
Vice-reitor de Administração: Márcio de Moraes
Vice-reitora Acadêmica: Rinalva Cassiano Silva
Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas
Diretora:
Maria das Graças Caldas 
Curso de Relações Públicas
Coordenadora:
Maria Aparecida Ferrari
Agência de Relações Públicas – unidade experimental
Coordenadora:
Isildinha Martins

Rua do Sacramento, 230 – Edifício Delta – sala 203 – Rudge Ramos
CEP: 09640-000 – São Bernardo do Campo –SP – Brasil
Fone: 55 11 4366-5880
E-mail: agenciarp@metodista.br