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  RP

 

Ano 1 - nº 4 - 10 de novembro de 2000

 

Sumário

 
  • 15 de novembro é Dia Nacional da Alfabetização (Dia D)
  • 1ª Feira de Promoção de Vendas e Merchandising (ACOMtece)
  • Seleção de Professores na UMESP (ACOMtece) 
  • Agência de RP atua em
    grandes eventos UMESP
    (Agência Faz)
 
  • Projeto experimetal da Agência Diagnóstica (Propesq)
  • Comunicação estratégica (Propesq)
  • Novo conceito de pesquisa qualitativa (Propesq)
  • Responsabilidade Social - uma decisão estratégica para as organizações (Propesq)

Dia D

 

15 de novembro é Dia Nacional da Alfabetização

      De acordo com censo de 1991, agrupando as crianças e os adolescentes brasileiros, há no Brasil 3,5 milhões de analfabetos. Porém, esse número vem diminuindo aos poucos. Se continuar nesse ritmo, a UNICEF estima que o Brasil demorará 20 anos para chegar ao nível dos países vizinhos como a Argentina  e o Uruguai.
      Para melhorar a situação brasileira, foi criado o “Alfabetização Solidária”, programa de combate ao analfabetismo. Ele se sustenta em 5 bases: 1º- Mobilização Nacional, com apoio material do Governo Federal;      2º - Aprimoração do projeto piloto;        3º - Busca e incentivo a parcerias;          4º - Avaliação permanente do programa, a fim de mantê-lo atualizado,  e
5º - A integração de jovens cursando o ensino médio, magistério ou 8ª série do ensino fundamental, como alfabetizadores.

 

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Sites Interessantes:

www.ufms.br/prease/alf_sol/

www.unesp.br/jornal/novembro/extensão.htm

www.professoradepapel.com.br

Confira outras datas importantes:

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10/11 - Dia do Trigo

11/11 - Dia do Soldado Desconhecido

12/11 - Dia do Supermercado

14/11 - Dia do Bandeirante

15/11 - Proclamação da República/Dia Nacional da Alfabetização

ACOMtece

 

1ª Feira de Promoção de Vendas e Merchandising

     Nos dias 23 e 24 de novembro, das 10h às 22h, acontece a “1ª Feira de Promoção de Vendas e Merchandising da Metodista” que dará grande ênfase à Promoção de Vendas e Merchandising Degustativo. Nela, haverá  stands com produtos para degustação e treinamento, com, no mínimo 50%, de criação própria (devidamente identificados) e o restante com peças de merchandising dos fornecedores.
     Entre os fornecedores, estarão presentes: Café do Ponto, Batatas Ruffles,

 

Seleção de Professores na UMESP

      No período de 13 a 20 de novembro, a Universidade Metodista de São Paulo está abrindo inscrições para o Processo de Seleção de Professores. Dentre os 25 cursos que estão oferecendo vagas, Relações Públicas destaca a disciplina “Administração e Assessoria de RP”.
     A inscrição para o processo de seleção deverá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, especificando a disciplina a que o professor se candidata. 


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Red Bull, Toddynho, Moça Flakes, Biscoitos Bauducco, All Parmegiana, Kibon, Batavo Skake etc.
     O evento representa uma prática de técnicas de emprateleiramento, exibitécnica e departamentalização dos alunos do 6º semestre da Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo e deverá alcançar repercussão em toda a região do grande ABC e na cidade de São Paulo.

Mais informações: agenciarp@metodista.br.

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Além disso, devem ser apresentados: o currículo, a cópia do diploma referente ao último grau de titulação, além dos documentos comprobatórios de atividade profissional relacionada à disciplina à qual se candidata, inclusive de docência em
outra instituição, ou na própria UMESP,
se for o caso.

     Mais informações: http://www.metodista.br/Noticias/
Edital/edital.html

Agência faz

 

Agência de RP atua em
grandes eventos UMESP

     No início do mês, a Agência Experimental de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo  esteve muito atarefada com a organização e realização de grandes eventos da instituição. No período de 06 a 08, auxiliou no “5º Congresso de Produção Científica” que teve a participação de mais de 8 mil pessoas. No sábado, dia 11 de novembro, atuará no “2º Encontro de Jornalismo”, previsto para 600 participantes.
      O “5° Congresso de Produção Científica” foi marcado pela participação dos alunos e professores dos 24 cursos da universidade, envolvendo assim as áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Foram realizadas palestras, exposições de painéis e apresentações orais. A equipe da Agência de Relações Públicas aprendeu muito no desenvolvimento desse evento, principalmente a lidar com imprevistos que surgem a todo momento.


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    Dia 11 de Novembro, a Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da UMESP realiza o “2º Encontro de Jornalismo”, com os temas: Democratização nos Meios de Comunicação”. Serão apresentados três painéis: “A qualidade na TV: auto-regulamentação versus controle público”; “Os impasses da Lei de Comunicação Eletrônica de Massa”; e “Os veículos alternativos como espaço público”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento. Mais informações: enjor2000@metodista.br. A Agência Experimental de RP presta assessoria ao evento desde a organização até a realização. No final do mês, a Agência participará de mais um importante evento, o "II Fórum de RP".
    Após essa série de eventos, a Agência dará continuidade aos projetos que vêm sendo desenvolvidos por sua equipe. Entre eles, o "Projeto Raio X" e o "Escola é Cidadania".

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Propesq

 

Projeto experimetal da Agência Diagnóstica

     A agência Diagnóstica – Consultoria em Relações Públicas, está realizando seu projeto experimental com a empresa "Gosto de Amor – Biscoito Champagne Ltda.". Ela tem como objetivo implantar dois projetos: um, interno, de comunicação e outro, externo, com a pré-divulgação e a estratégia de marketing


Comunicação estratégica

     Izolda Cremonine, profissional de Relações Públicas e Propaganda, diretora da C&M – Comunicações e professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing, irá desenvolver o tema "Planejando a comunicação estratégica" em curso promovido pela ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, no dia 21 de novembro, no horário das 9h às 17h. Dentre os tópicos que serão abordados


Novo conceito de pesquisa qualitativa

No dia 22 de novembro, das 9h às 18h, o consultor Flávio Schmidt, diretor de atendimento da Sine Qua Non – Serviços de Comunicação, desenvolverá o tema
"O Perfil da comunicação interna e a auditoria de opinião – um novo conceito de pesquisa qualitativa". Trata-se de um curso promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

 

Responsabilidade Social - uma decisão estratégica para as organizações  


      Há quinze dias, a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, promoveu o “III Fórum de Estratégias e Táticas de Comunicação Corporativa” no Paulista Plaza Hotel, em São Paulo. 
     Com a presença de representantes de empresas e instituições de ensino interessadas no tema da comunicação institucional, profissionais de Relações Públicas, Marketing, Relações Externas, Diretores de Assuntos Corporativos e Assessores de Comunicação e Imprensa, além de estudantes de comunicação, o evento,  no melhor estilo “Comunicação Integrada”, discutiu estratégias conjuntas que podem – e devem – ser adotadas por empresas e organizações com e sem fins lucrativos, visando discursos corporativos unificados que lhes tragam resultados positivos, em todos os aspectos. 
A UMESP foi representada, na ocasião, pela professora Kátia Pecoraro, de Relações Públicas e por alunos do 2º e 6º semestres do mesmo curso.
       A principal proposta estratégica apresentada às empresas para a recondução de suas políticas de comunicação corporativa foi a valorização da prática da responsabilidade social e da cidadania empresarial como fatores diferenciais  da percepção públicas das instituições. Questionou-se a pertinência da divulgação ou não das estratégias de ação social adotadas pelas empresas, sob o ponto de vista da ética, tendo sido unânime a conclusão, entre os palestrantes e interessados de que, guardados certos limites e dentro de uma política de construção, administração e consolidação de marcas e conceitos institucionais positivos, estas estratégias podem e devem ser divulgadas; não com objetivos utilitaristas, mas a título de prestação pública de contas de sua responsabilidade social.
     Importantes reflexões foram promovidas pelo presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Waldemar de Oliveira Neto, que comentou o crescimento do Terceiro Setor como resposta mundial da sociedade civil - cada vez mais ciente de sua responsabilidade - diante da ineficiência dos governos no cumprimento de suas obrigações básicas de garantia dos direitos individuais e públicos e da qualidade de vida. 
      Décio Zylbersztajn, professor titular da FEA-USP fez uma apresentação objetiva sobre os condicionantes do comportamento ético pelo ponto de vista empresarial; aprofundando-se na discussão do relativismo que perpassa o

 



para contato de novos clientes. Os alunos responsáveis pelo projeto são: Ana Paula Lima do Rosário, Anaclaudia de M. O. Viliha, Bianca A. Correa, Raphael Saad e Renata Scavassa Dearo.
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Mais informações: bianca_ac@hotmail.com.


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estão Função estratégica da comunicação; Importância da imagem pública e Cultura empresarial. O curso ocorrerá na R. Dona Antonia de Queiroz, n.º 474 – Conjunto 3. Até o dia 20 de novembro, os interessados poderão se inscrever, pela Internet, no endereço www.aberje.com.br.

Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (11)255-5518 e 256-8426 ou aberje@aberje.com.br.



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(ABERJE) e que acontecerá na R. Dona Antonia de Queiroz, n.º 474 – Conjunto 3. As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de novembro, pela Internet, no endereço www.aberje.com.br.

Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (11)255-5518 e
256-8426 ou aberje@aberje.com.br.


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tema e abordando as diferenças entre responsabilidade social e filantropia, a negligência da alta administração em relação à relevância do assunto e as profundas controvérsias encontradas dentro da teoria econômica quanto ao papel social imputado às empresas, quanto ao impacto derivado da prática para a competitividade efetiva e à demora do retorno financeiro destas iniciativas.
    
Um dado fundamental retirado do Financial Times,  informa que  os investidores, entretanto, têm desenvolvido uma percepção diferenciada das ações sociais institucionais. Isto se prova com a impressionante porcentagem de 15% de todo o capital investido e negociado na Dow Jones (Bolsa de Valores de NY), aplicada, objetivamente, por causa das decisões estratégicas em torno da prática da responsabilidade social adotada pelas empresas. Ou seja, aos poucos, como evolução do conceito de qualidade total, a responsabilidade social torna-se, no ambiente capitalista, de forma evidente e mensurável, um critério de legitimação pública das empresas e instituições com fins lucrativos, que criam seus próprios institutos de ação social ou apóiam, patrocinam e estabelecem parcerias que viabilizam a atividade das Ong´s e outras associações que não visam lucro. Tanto mais obrigatória quanto seqüencial às iniciativas de maximização da qualidade dos produtos fabricados e serviços prestados, as empresas enxergam na defesa de causas sociais uma ferramenta extra para a consolidação de seus valores e para a legitimação de sua(s) marca(s), com foco ampliado para além do consumidor-alvo.
      Hoje, já é um hábito corporativo a comunicação periódica dos critérios ambientais e sociais adotados para as aplicações da empresa em causas comunitárias a acionistas e demais públicos de interesse. Em termos globais, em dez anos, as organizações estarão condicionadas à qualidade de sua prática social pública para terem acesso às matérias-primas e ao capital necessário à produção, para fidelizarem clientes e para reterem talentos em sua equipe. 
    
Assim, visando a revalorização da atividade de Relações Públicas, contextualizada no mundo globalizado em que vivemos e dentro desta nova realidade da sociedade e do mercado, é necessário preparar-se para a administração destas demandas e destes condicionantes, junto a todos os públicos de interesse, em benefício, tanto dos públicos finais, como das organizações que com eles se relacionam.

Comunique-se



Se você quiser colaborar conosco, envie suas sugestões e informações para o e-mail: canalrp@metodista.br


"Caros Editores: Parabéns pela iniciativa. Adelante!" (Cicília Peruzzo - presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom).

"Parabéns! O trabalho está muito bom!" (Rosa Nava - coordenadora do curso de Comunicação Social da Unimonte - Santos/SP).

 

"Muito boa a iniciativa! Parabéns pelo formato e pelo conteúdo. Sigam em frente!!! É sempre bom receber notícias de vocês" (Ciro Pedroza - professor do curso de Jornalismo da Universidade Bandeirante de São Paulo).

"Parabéns pela iniciativa! Gosto muito de receber as informações. Vai aí uma sugestão: Entrar em contato com as outras faculdades que oferecem o curso de RP e mostrar e difundir o trabalho de vocês. Aqui em Santos por exemplo vocês irão encontrar, caso não saibam, o curso de RP na Unisantos e na Unimonte. Um abraço!

Boa sorte e sucesso!" (Rúbia Vasques - professora do curso de Comunicação Social da Unisantos). 

 

Expediente

 

 

O CANAL RP é um informativo eletrônico semanal da Agência de Relações Públicas - unidade experimental - do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Tem como objetivo divulgar atividades relacionadas à área de Relações Públicas em âmbito nacional e internacional.

Professoras responsáveis:
Eula Taveira e Isildinha Martins
Editora: Eula Taveira
Sub-editores: Augusto Nascimento, Enrica Onitsuka,
                           Juliana Juliani e Michelle Yendis.
Participação especial: Kátia Pecoraro - relações públicas, professora na UMESP e mestranda na ECA/USP (Responsabilidade Social - uma decisão estratégica para as organizações). E-mail: filippik@hotmail.com
Revisão: Carlos Straccia

Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
Reitor:
Davi Ferreira Barros
Vice-reitor de Administração: Márcio de Moraes
Vice-reitora Acadêmica: Rinalva Cassiano Silva
Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas
Diretora:
Maria das Graças Caldas 
Curso de Relações Públicas
Coordenadora:
Maria Aparecida Ferrari
Agência de Relações Públicas – unidade experimental
Coordenadora:
Isildinha Martins

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CEP: 09640-000 – São Bernardo do Campo –SP – Brasil
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