Prêmio Opinião Pública 2002

 

Premiando Talentos em Relações Públicas

 

INSTITUIÇÃO

Art. 1º Fica instituído, por decisão do Plenário do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas – CONRERP – SP/PR – 2ª Região, o Prêmio Opinião 2002 Pública para os trabalhos desenvolvidos nos anos de 2001 e 2002. Essa iniciativa, de caráter exclusivamente cultural e sem fins lucrativos, visa distinguir, periodicamente, os melhores trabalhos (cases) de Relações Públicas desenvolvidos por profissionais do setor, em benefício de empresas e instituições privadas ou governamentais do Brasil.

INSCRIÇÕES

Art. 2º As inscrições dos "cases" só poderão ser feitas por profissionais de Relações Públicas por eles responsáveis e que deles tenham participado. Os profissionais devem estar devidamente registrados em um dos Conselhos Regionais dessa Profissão e em dia com as suas obrigações para com os respectivos CONRERP’s.

Art. 3º As inscrições deverão ser feitas pelo Correio (correspondência registrada ou SEDEX) ou pessoalmente na sede do CONRERP – SP/PR – 2ª Região:

Rua Dr. Rafael de Barros, 505, Paraíso

São Paulo – SP

04003-043

Telefone: (11)3887-7115Fax: (11) 3885-4568DDG: 0800.16.7853

E-Mail: conrerp@sili.com.br 

Parágrafo único. As inscrições dos "cases" serão realizadas mediante:

a.      preenchimento de "ficha";

b.      recebimento do material que será submetido a julgamento;

c.       pagamento da TAXA DE INSCRIÇÃO no valor de R$400,00 por "case" inscrito.

Art. 4º Agências e assessorias externas devidamente registradas no CONRERP poderão inscrever os "cases" de seus clientes. É obrigatória a autorização, por escrito, do referido cliente ficando implícita a responsabilidade perante o CONRERP – SP/PR – 2ª Região do concorrente como seu representante.

Art. 5º Cada profissional de Relações Públicas poderá inscrever até 5 (cinco) "cases".

"CASES"

Art. 6º Cada "case" inscrito deverá relatar um trabalho de Relações Públicas, observada a seguinte seqüência:

a.      Objetivos;

b.      Estratégias;

c.       Execução;

d.      Forma de Avaliação;

e.      Resultados Alcançados.

Parágrafo único: Caso sinta necessidade, o CONRERP – SP/PR – 2ª Região poderá solicitar comprovação ou mais informações de qualquer "case" inscrito.

Art.7º Cada "case" deverá compor-se de:

a.      um texto descritivo de até 30 (trinta) páginas impressas em papel tamanho A4 e cópia em disquete e/ou CD-ROM;

b.      um resumo de até 3 (três) páginas digitadas, em papel do mesmo tamanho, descrevendo o Projeto e especificando os itens "a", "b", "c", "d" e "e" do artigo 6º deste Regulamento e cópia em disquete e/ou CD-ROM;

c.       outros materiais que, a critério do autor, sejam ilustrativos ou comprobatórios.

§ 1º Deverão ser fornecidas em separado, 8 (oito) cópias do RESUMO apresentado, conforme art. 7º, alínea b;

§ 2º Não devem ser incluídos nos "cases" originais de documentos importantes e, sim, cópias;

§ 3º Todo material incluído nos "cases", será considerado como parte integrante do acervo do CONRERP – SP/PR – 2ª Região.

Art. 8º Os trabalhos inscritos poderão ser utilizados para fins educativos, tornando-se propriedade do CONRERP – SP/PR – 2ª Região e não serão devolvidos aos participantes. Todos os trabalhos passam a integrar a biblioteca do CONRERP, podendo ser examinados, reproduzidos, divulgados e estudados por todos os interessados, a critério deste Conselho Regional.

Art.9º  Os “cases” poderão, a critério do CONRERP – SP/PR – 2ª Região, fazer parte de seminário, planejado e coordenado por esta instituição. Nesse caso, o profissional responsável pelo “case” compromete-se a apresentar, em horário e dia previamente estabelecidos, uma palestra sobre o “case” premiado, relatando os itens constantes do art. 6º.

Art. 10 Com o objetivo de valorizar o profissional recém-formado, o autor do melhor trabalho do XX Concurso Universitário de Monografias e Projetos Experimentais de Relações Públicas, realizado pela ABRP – Associação Brasileira de Relações Públicas – Seção Estadual de São Paulo, receberá um certificado de reconhecimento pelo seu trabalho na Solenidade  de Entrega do Prêmio Opinião Pública.

CATEGORIAS

Art. 11 Ao inscrever um “case”, o Profissional de Relações Públicas, por ele responsável, deverá indicar, na ficha de inscrição, qual a Categoria do Prêmio Opinião Pública em que concorrerá.

Art.12 São 11 (onze) as categorias do Prêmio Opinião Pública 2002;

a.      Relações com a Comunidade;

b.      Relações com o Público Interno;

c.       Relações Públicas Internacionais;

d.      Relações com a Imprensa;

e.      Relações Públicas para Públicos Específicos;

f.        Relações Públicas Governamentais;

g.      Administração de Crises;

h.      Eventos e Comemorações;

i.        Auditoria de Opinião;

j.        Responsabilidade Social;

k.      Publicações, Vídeos e Filmes de Caráter Institucional;

JULGAMENTO

Art. 13 O CONRERP – SP/PR – 2ª Região, em reunião plenária, fará uma pré-seleção dos trabalhos que serão encaminhados ao júri para decisão final do mesmo.

Art. 14 Ao Júri caberá a análise e avaliação dos "cases" conforme disposto no art. l7 deste regulamento, definindo os melhores trabalhos inscritos.

Art. 15 Os "cases" serão julgados por um Júri convidado pelo CONRERP – SP/PR – 2ª Região, integrado por profissionais da área de comunicação e de áreas afins.

Parágrafo único. O Prêmio Opinião Pública terá o objetivo de distinguir somente trabalhos de real mérito, não existindo a obrigatoriedade de que sejam apontados ganhadores.

Art. 16 O Júri será composto de no mínimo cinco e no máximo sete pessoas, com predominância de Profissionais de Relações Públicas, a critério do Plenário do CONRERP – SP/PR – 2ª Região.

Art. 17 Para efetuar o julgamento, o Júri adotará como critério o exame das seguintes características, nos trabalhos concorrentes:

                          I.            Planejamento

                                                 a.            Pesquisa: profundidade dos estudos prévios, identificação e enunciado do problema etc.;

                                                 b.            Originalidade e estratégia: técnicas adotadas, adaptação e inovações introduzidas para solução do problema;

                                                  c.            Organização: apresentação lógica e seqüência, objetividade e harmonia do projeto.

                       II.            Execução

                                                 a.            Qualidade: ética, emprego adequado das técnicas e recursos escolhidos;

                                                 b.            Eficiência: alocação eficiente de verbas ;

                    III.            Resultados

                                                 a.            Meta: alcance parcial ou total dos objetivos;

                                                 b.            Mensuração: trabalho realizado para identificar, analisar e comentar os resultados alcançados.

Parágrafo único. Na Categoria “Auditoria de Opinião” é obrigatória a apresentação  e/ou definição de  como foram usados os resultados para ações de Relações Públicas.

Art. 18 Da decisão do Júri não caberá recurso de qualquer espécie.

Art. 19 Serão conferidos pelo Júri o máximo de 11 (onze) Prêmios Opinião Pública.

Parágrafo único. Serão concebidos prêmios especiais constantes do art. 23.

Art. 20 O CONRERP – SP/PR – 2ª Região conferirá:

a.      Troféu e diploma ao profissional de Relações Públicas responsável pelo "case" vencedor;

b.      Diploma à assessoria ou agência executante do trabalho;

c.       Diploma à empresa ou instituição para qual foi realizado o trabalho.

Parágrafo único. A entrega desses Diplomas e Troféus honoríficos será feita em solenidade promovida pelo CONRERP – SP/PR – 2ª Região.

Art. 21 O CONRERP – SP/PR – 2ª Região promoverá divulgação do Prêmio Opinião Pública em todos os segmentos de interesse da atividade.

Art. 22 O CONRERP – SP/PR – 2ª Região fica autorizado a publicar, na íntegra ou em parte, os "cases " premiados, em quaisquer veículos de comunicação, respeitada a autoria dos mesmos.

PRÊMIOS ESPECIAIS

Art. 23 O CONRERP – SP/PR – 2ª Região, a exclusivo critério dos membros do seu Conselho, outorgará o Prêmio Opinião Pública categoria especial, da seguinte forma:

a.      Empresa do Ano – TROFÉU VERA GIANGRANDE – à empresa que tenha se destacado no apoio e utilização das atividades de Relações Públicas;

b.      Profissional do Ano: profissional que tenha se destacado nas suas atividades e no apoio à profissão, durante o exercício foco do POP, ou ao longo dos anos, pela sua importância na valorização da profissão ou por seu conjunto de trabalho.

DATAS

Art. 24 As inscrições encerram-se no dia 31 de outubro de 2002.

Art. 25 O julgamento, por Júri convidado pelo CONRERP – SP/PR – 2ª Região, será realizado no período de 11 a 14 de novembro de 2002.

Art. 26 A comunicação oficial dos indicados para premiação será feita pelo CONRERP – SP/PR – 2ª Região, após o julgamento.

§ 1º A Solenidade de entrega dos prêmios será realizada na 1ª quinzena dezembro de 2002.

§ 2º Na solenidade de entrega do Prêmio Opinião Pública – 2002, os vencedores deverão apresentar vídeo e/ou CD-ROM sobre o "case", com duração de até 5 (cinco) minutos.

a.      Os premiados se comprometem a entregar o referido vídeo e/ou CD-ROM, na Sede do CONRERP – SP/PR, até 2 (dois) dias antes da solenidade de entrega dos prêmios.

b.      A exibição do vídeo e/ou CD-ROM será realizada no momento da entrega do prêmio.

COORDENAÇÃO

Art. 27 A realização, desenvolvimento, premiação e divulgação do Prêmio Opinião Pública serão de responsabilidade do Plenário do CONRERP – SP/PR – 2ª Região, que apontará um profissional de Relações Públicas de São Paulo para a função de Coordenador do Evento, o qual contará com a colaboração de todos os conselheiros e funcionários do CONRERP – SP/PR – 2ª Região.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 28 Anualmente, o plenário do CONRERP – SP/PR – 2ª Região examinará o presente regulamento podendo alterá-lo no que for necessário.

Art. 29 As questões não previstas neste regulamento serão dirimidas pelo plenário do CONRERP – SP/PR – 2ª Região.

 

 

PRÊMIO OPINIÃO PÚBLICA

 

2002

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

 

Estando de acordo com a íntegra do regulamento, solicito inscrição do projeto anexo, para concorrer ao Prêmio Opinião Pública 2002. Anexo cheque nominal ao CONRERP – SP/PR – 2ª Região.

 

Data:

 

 

 

 

 

 

 

dia

 

Mês

 

ano

 

 

Título do “Case”

 

 

 

Relações com a Comunidade

 

 

 

Relações com o Público Interno

 

 

 

Relações com a Imprensa

 

 

 

Relações Públicas Internacionais

 

 

 

Relações Públicas Governamentais

 

 

Categorias

Relações Públicas para Públicos Específicos

 

 

 

Administração de Crises

 

 

 

Eventos e Comemorações

 

 

 

Auditoria de Opinião

 

 

 

Responsabilidade Social

 

 

 

Publicações, vídeos e filmes de caráter institucional

 

 

 

 

 

Nome do profissional que, em caso de premiação, será destacado como ganhador

 

No. Conrerp

 

 

 

 

 

 

 

Endereço (rua, avenida...)

 

Número

 

Complemento

 

 

 

 

 

 

CEP

 

Cidade

 

Estado

 

 

 

 

 

 

Fone (DDD) Número

 

Fax (DDD) Número

 

E-mail

 

 

Empresa ou instituição para qual o trabalho foi realizado

 

 

 

 

Nome da Assessoria Externa (se houver)

 

Número do Conrerp

 

Fonte: Material promocional distribuído pelo Conrerp aos Profissionais Registrados.

SP 22/08/02