Projetos Experimentais


UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS
CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS


PROJETO EXPERIMENTAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS
Posto de Bombeiros Jardim do Mar
CATEGORIA GOVERNAMENTAL
2º. Lugar Prêmio Talento Metodista 2001
2º. Lugar XX Concurso de Monografias e Projetos Experimentais - ABRP
2º Lugar 9º Expocom

T4A Gestão da Comunicação
São Bernardo do Campo, novembro 2001

Faça o Download


 

 

CONCURSO UNIVERSITÁRIO DE MONOGRAFIAS E PROJETOS EXPERIMENTAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS

Regulamento da Comissão de Cultura

CAPÍTULO I
DO CONCURSO

Artigo 1º - A Seção Estadual de São Paulo da Associação Brasileira de Relações Públicas, com o objetivo de estimular o aprimoramento da formação acadêmica e de incentivar os futuros profissionais de Relações Públicas a empregar, de forma eficiente e prática, seus conhecimentos teóricos , instituiu e continua promovendo anualmente o CONCURSO UNIVERSITÁRIO DE MONOGRAFIAS E PROJETOS EXPERIMENTAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS.

Artigo 2º -Poderão concorrer ao Concurso todas as Faculdades de Comunicação que:

  1. possuam curso de Habilitação em Relações Públicas;

  2. estejam localizadas dentro dos limites do território nacional

  3. atendam a todas as exigências expressas neste Regulamento

Parágrafo Único - As Faculdades de Comunicação que cumprirem as exigências deste
artigo poderão concorrer somente com trabalhos elaborados por alunos do
último semestre do Curso de Habilitação em Relações Públicas.

Artigo 3º -Os trabalhos inscritos poderão ser de dois tipos:

  1. Projeto Experimental - elaborado para um cliente real

  2. Monografia - que aborde tema exclusivo de Relações Públicas e que tenha fundamentação real.

Parágrafo Único -Trabalhos sem fundamentação real ou inverídicos serão desclassificados.

Artigo 4º -Os Projetos Experimentais Monográficos inscritos deverão ser classificados
em uma das seguintes categorias:

  1. Empresarial

  2. Governamental

  3. Entidades em Geral

  4. Valorização da Profissão

  5. Atividades Comunitárias

Artigo 5º -Os Autores dos trabalhos e/ou as Faculdades que pertencerem ao quadro associativo da ABRP(de qualquer estado) ao se inscreverem terão desconto na taxa de inscrição, de acordo com o artigo 11, letra b.

CAPÍTULO II
DO JULGAMENTO

Artigo 6º - Os Projetos Experimentais ou Monográficos serão examinados por uma Banca Examinadora, indicada pela Comissão de Cultura da ABRP/SESP, aprovada pela Diretoria da Associação e que será composta por:

  1. profissionais de Relações Públicas, autônomos ou pertencentes a entidades representativas da categoria profissional ou a empresas de Consultoria e Assessoria de Relações Públicas;

  2. profissional de outras habilitações da área da Comunicação Social e/ ou de áreas afins, especialmente convidados;

  3. empresários que apoiem, publicamente, a atividade profissional de Relações Públicas ou que mantenham em suas organizações serviços de Relações Públicas e/ou afins.

Artigo 7º As Monografias e Projetos Experimentais serão julgados pela Banca Examinadora, em sessão especial e secreta, segundo as normas estabelecidas pela Comissão de Cultura e aprovadas pela Diretoria da ABRP/SESP

Parágrafo Único - A Banca examinadora será presidida e secretariada por 2(dois) membros indicados entre seus integrantes.

CAPÍTULO III
DA AVALIAÇÃO

Artigo 8º - As Monografias e Projetos Experimentais serão avaliados pelos seguintes critérios:

  1. apresentação material do trabalho e redação;

  2. metodologia científica aplicada;

  3. planejamento e desenvolvimento do Projeto/Monografia;

  4. aplicação correta das Técnicas de Relações Públicas;

  5. fundamentação teórica e bibliográfica;

  6. viabilidade da proposta

Parágrafo 1º - O critério Viabilidade da Proposta não será válido para as Monografias.

Parágrafo 2º - Os trabalhos serão avaliados na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, atribuídos a cada letra do item anterior.

Parágrafo 3º - Os trabalhos que não obtiverem um mínimo de 420 (quatrocentos e vinte) pontos para os Projetos Experimentais e 350(trezentos e cinqüenta) pontos para as Monografias serão, automaticamente, desclassificados.

Parágrafo 4º - A classificação dos trabalhos será feita de acordo com a nota final, obtida pela média aritmética das notas de cada membro da Banca Examinadora.

Parágrafo 5º - Havendo empate, a Banca Examinadora decidirá pelo trabalho que for superior nos seguintes itens.

  1. aplicação da metodologia científica em sua montagem;

  2. redação;

  3. aplicação das Técnicas de Relações Públicas.

Parágrafo 6º - Os resultados finais serão divulgados por correspondência às Faculdades e alunos vencedores, após reunião da Comissão Julgadora.

CAPÍTULO IV
DA PREMIAÇÃO

Artigo 9º - Serão conferidos diplomas, troféus e bolsas de estudo, medalhas e certificados aos classificados, nos termos deste regulamento.

Parágrafo 1º Farão jus ao Diploma:

  1. os universitários autores dos Projetos/Monografias classificados:

  2. o professor inscrito como orientador do trabalho classificado, conforme Ficha de Inscrição;

  3. a Faculdade a que pertencer o Projeto Monografia premiado, em nome de seu Diretor;

  4. o Chefe do Departamento da Faculdade a que pertencer o Projeto/Monografia premiado.

Parágrafo 2º - Os troféus serão entregues aos trabalhos premiados em primeiro lugar.

Parágrafo 3º - Uma(1) Bolsa de Estudos, para os Cursos realizados pela ABRP/SESP, no ano seguinte, será dada a cada um dos trabalhos classificados em primeiro lugar.

Parágrafo 4º - Aos alunos classificados em segundo e terceiros lugares serão concedidas medalhas e certificados de classificação em cada categoria.

Parágrafo 5º - Aos professores orientadores, Chefes de Departamento e Faculdades classificadas em segundo e terceiro lugares também serão concedidos certificados de classificados em cada categoria.

Parágrafo 6º - Aos demais trabalhos inscritos e não classificados entre os três primeiros lugares serão concedidos certificados de participação especial, desde que solicitados a ABRP/SESP.

Parágrafo 7º - A entrega dos certificados , previstos no Parágrafo 6o será feita na ABRP/SESP ou pelo correio diretamente ás Faculdades e/ou alunos classificados até 8o lugar em cada categoria.

Parágrafo 8º - A entrega solene da premiação do Concurso será feita, exclusivamente, para os trabalhos classificados em 1o (primeiro), 2o (segundo) e 3o (terceiro) lugares de cada categoria.

Parágrafo 9º - A Comissão Julgadora do Concurso classificará os trabalhos da seguinte forma, nas categorias previstas no artigo 4o deste Regulamento:

  1. 1o, 2o, 3o lugares para trabalhos tipo Monografia;

  2. 1o, 2o e 3o lugares para trabalhos de Projetos Experimentais;

CAPÍTULO V
DAS INSCRIÇÕES

Artigo 10º - As inscrições serão recebidas até o último dia útil de maio de cada ano. Prorrogação desta data poderá ser feita pela diretoria da ABRP/SESP se necessário.

Artigo 11º - As inscrições deverão ser efetuadas na sede da Associação Brasileira de Relações Públicas/ Seção Estadual de São Paulo, nos prazos marcados e de acordo com as exigências deste Regulamento.

Parágrafo Único - Considera-se aprovada a inscrição mediante:

  1. recebimento da Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada pelo orientador do trabalho;

  2. entrega do comprovante bancário de pagamento da taxa de inscrição ou cheque no valor de R$150,00 (cento e cinqüenta reais) para a Faculdade ou autor do Projeto/ Monografia não associado a ABRP e R$100,00 (cem reais) para os associados.

Artigo 12º - Os Projetos e / ou Monografias deverão ser entregues em 1(uma) via, justamente com a Ficha de Inscrição, na sede ABRP/SESP.

CAPÍTULO VI
AS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 13º - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Diretoria e Comissão Consultiva da ABRP/SESP, em reunião conjunta, após parecer da Comissão de Cultura.

ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas
Rua Dr. Rafael de Barros, 505 - Paraiso -
04003-043 São Paulo - SP Tel (0xx11) 885-8619 e Fax (0xx11) 885-4568.


ENTREGA DOS PRÊMIOS
PROJETOS EXPERIMENTAIS 1999

A Associação Brasileira de Relações Públicas/Seção Estadual de São Paulo, fez a entrega dos prêmios aos primeiros colocados do XVII Concurso Universitário de Monografias e Projetos Experimentais de Relações Públicas, dia 30 de setembro de l999, no auditório da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, junto com as entidades representativas da categoria.

Projetos Experimentais da PUC Campinas recebem prêmios

Anualmente os projetos experimentais desenvolvidos por alunos quartanistas de Relações Públicas da PUC Campinas vêm conquistando premiações em concursos externos.

Só para exemplificar, no ano de 1999, no XVII Concurso Universitário de Monografias e Projetos Experimentais de Relações Públicas, promovido pela ABRP, a PUC Campinas obteve a 1a. colocação na categoria projeto experimental empresarial, com o trabalho desenvolvido para a Motorola Industrial Ltda, pelas alunas Daniella Stocco, Danielle Abes João, Letícia Rodrigues e Rodrigues, Marinez da Rosa Bueno Silva e Patrícia Pires de Souza.

O projeto para a Motorola contou com o desenvolvimento das seguintes ações: Plano de comunicação interna, que envolveu atividades de comunicação motivacional e atividades de integração com os familiares; e Plano de comunicação externa, incluindo desde reestruturação do programa de visitas, big celular, press-kit, folder institucional, suporte em feiras, vídeo institucional, kit informativo, painel eletrônico, show room, programa de visitas nas empresas.

No mesmo concurso, o projeto desenvolvido para o Clube dos Empregados da Petrobrás, pelas alunas Beatriz Scaravelli Savioli, Cristhiane Custódio, Maria Otamira P. Lima, Patrícia Alves Barreto e Tatiana A. Leite,  obteve a 3a. colocação na categoria entidades/ associações.

O projeto envolveu a realização de Pesquisa de Opinião, Jornal Interno, Divulgação e Terceirização do CEPE, Sinalização e Projeto Piloto para Entretenimento.

Além do Concurso da ABRP, a PUC Campinas foi destaque no 6o. EXPOCOM - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, evento que integra o Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação.

Na categoria Relações Públicas - Projeto Experimental Empresarial o 1o. lugar coube aos alunos Daniela Romano, Dulcevandra Ramalho, Flávia Cristina Pedrosanto, Marco Antonio Silvério e Milton César Mattos, pelo trabalho desenvolvido para o Daud’s Buffet.

A equipe elaborou o projeto para o Daud’s Buffet, demonstrando a importância desse ramo de atividade estabelecer uma relação saudável com os funcionários, com os clientes e com a comunidade, de forma viável e compatível com as necessidades do Buffet, agregando valor ao negócio do Cliente, com um diferencial importante frente aos concorrentes - a comunicação.

Entre as inúmeras atividades desenvolvidas destacamos: para o público interno “Daud’s e Você Juntos”, com a criação de veículos internos de comunicação; estruturação de política de treinamento, higiene no trabalho, prevenção contra acidentes, preservação de materiais e veículos; política de incentivo para o funcionário, e programa de confraternização. Para o público externo foi desenvolvido o “Programa de Relacionamento com o cliente Daud’s”, com a reestruturação de mensagem telefônica, home page, divulgação da cozinha de degustação, instituição de Benchmarking, entre outros.

Ainda voltado para o público externo, foi planejado o “Programa de Relacionamento com a comunidade”, contando com a Escolinha de Garçom e a implantação da Campanha de Nutrição.

O Projeto para o Daud’s Buffet mereceu também menção honrosa no EXPOCOM - Mercosul.

O Projeto para o Centro de Educação Especial Síndrome de Down - CEESD, desenvolvido por Alessandra Kelly Felício, Gislaine Veiga da Silva, Jussara Aparecida R. Ferreira e Michele Jussara Vicentin conquistou o 1o. Lugar na categoria entidades/associações no EXPOCOM realizado em nível nacional, além do 2o. Lugar no EXPOCOM Mercosul.

A proposta da equipe foi trabalhar a realidade e a necessidade de uma entidade filantrópica, selecionando como atividades prioritárias a “Campanha Persona” ( divulgação da campanha, reorganização do jornal mural, criação do quadro de avisos, reestruturação do caderno de avisos, reformulação do quadro de fotos, elaboração do livro histórico, integração com o funcionário); a Campanha “Eu Existo” (sinalização externa, confecção de outdoors, divulgação em TV/Jornal/ Internet, aplicação de pesquisa de opinião); a Campanha “Abrace essa Causa”( dia do amigo, utilização do livro Era uma Vez”, programa de parceria); e outras atividades sugeridas. Com isso, procurou-se evidenciar a importância da atuação de Relações Públicas junto ao Terceiro Setor.

O EXPOCOM também premiou, em 1999, os trabalhos realizados, pelos alunos da PUC Campinas,    para a Sub Prefeitura de Sousas, ( 3o. Lugar na categoria governamental)  e para o Projeto Formação I, ( 3o. lugar na categoria entidades/ associações).

XVII CONCURSO UNIVERSITÁRIOS DE MONOGRAFIAS E PROJETOS

EXPERIMENTAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS - l999

MONOGRAFIAS

CATEGORIA EMPRESARIAL

1º Lugar: 500 pontos - As Relações Públicas como ferramenta de apoio ao Marketing, no desenvolvimento do trade turístico
Universidade de Caxias do Sul
Prof. Orientador: Zildomar Oliveira de Souza
Autora: Andreza Michelon

2º Lugar: 459 pontos - O profissional de Relações Públicas na empresa familiar
Universidade de Caxias do Sul
Profa. Orientadora: Silvana Padilha Flores
Autora: Valéria Ferrarini

3º Lugar: 480 pontos - As duas faces de um resorte: um estudo sobre Qualidade de Atendimento no Hotel Transamérica - Ilha de Comandatuba
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Prof. Orientador: José Coelho de Andrade Albino
Autores: Karla Daniely Salviano Silva
Keila Adriana Mendes
Leonardo Gouvêa Cicutti
Márcia Elisa Moreira Teixeira
Paula Parreiras de Magalhães

CATEGORIA ENTIDADES/ASSOCIAÇÕES

1º Lugar: 400 pontos - O profissional de Relações Públicas atuando na integração de funcionários em um cenário de mudanças: desenvolvimento de programas de treinamento.
Universidade Estadual de Londrina
Profa. Orientadora: Regina Célia Escudero César
Autoras: Fernanda Moreno Silva
Mariana Wurmeister Ferreira
Marina Carvalho Medeiros

2º Lugar - 400 pontos - Atuação de um Relações Públicas na Fundação Zoobotânica - BH, para a captação de recursos junto à iniciativa privada.
Unicentro Newton Paiva
Prof. Orientador: Loir Jorge Vasconcelos de Oliveira
Autora: Liliane Helena Evangelista da Silva

CATEGORIA: ATIVIDADES COMUNITÁRIAS

1º Lugar - 410 pontos - As Relações Públicas no Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra
Faculdade de Comunicação Social - Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Prof. Orientador: Ricardo Ferreira Freitas
Autora: Ana Paula de Avellar Mattos

CATEGORIA - VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO

1º Lugar - 500 pontos - O profissional de Relações Públicas como agente de motivação junto ao público interno
Universidade de Caxias do Sul
Profa. Orientadora:Jane Rech
Autora: Marli Teresinha dos Santos

2º Lugar: 440 pontos - A Comunicação Institucional como instrumento de Relações Públicas: agente viabilizador da formação e consolidação institucional
Universidade Estadual de Londrina
Profa. Orientadora: Maristela Romagnole de Araújo Jurkevicz
Autoras: Andréia Shibayama
Fabiana Beatriz Dalberto Vasconcellos
Fabiana Maldonado Cavalari

3º Lugar - 355 pontos - O fim do emprego e Relações Públicas
Faculdade dos Meios de Comunicação Social - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prof. Orientador: Roberto Porto Simões
Autor: Alexandre Damas

CATEGORIA EMPRESARIAL

1º Lugar - 555 pontos - Motorola Industrial Ltda.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Orientadora: Claudia Maria de Cillo Carvalho
Profa. Orientadora: Maria José da Costa Oliveira
Autoras: Daniella Stocco
Danielle Abes João
Letícia Rodrigues e Rodrigues
Marinez da Rosa Bueno Pires
Patrícia Pires de Souza

2º Lugar - 550 pontos - Lynx Tecnologia
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Profa. Orientadora: Dra. Sidnéia Gomes de Freitas
Autor: Edson Kazuto Taguasagawa

3º Lugar - 525 pontos - Relações Públicas desenvolvendo e valorizando a imagem do cliente - Wizard Idiomas
Faculdade de Comunicação - Fundação Armando Alvares Penteado
Profa. Orientadora: Adélia A. Giordano
Autor: Renato Jachym Suk

CATEGORIA GOVERNAMENTAL

1º Lugar - 585 pontos - Relações Públicas entre a comunidade e o Fluxo Turístico
Faculdade de Comunicação - Fundação Armando Alvares Penteado
Profa. Orientadora: Adélia A. Giordano
Autora: Silane Cristina Berne

2º Lugar - 540 pontos - Relações Públicas e o fluxo de informação: Estratégias de comunicação na formação de nova escola médica
Profa. Orientadora: Maria Amélia Miranda Pirolo
Autoras: Daniela Paula Bueno
Márcia Cristina Ianella
Natália Maria Gradella

3º Lugar - 530 pontos - Desenvolvimento Turístico em Corumbá de Goiás
Prof. Orientador Júlio Afonso de Sá de Pinho Neto
Autoras: Paula Gardênia Dias Fernandes
Raquel Helena Salvato
Flávia Savastano Rodrigues
Patrícia Novaes do Amaral
Simone Freire Fernandes
Cibele Silva Medina

CATEGORIA ENTIDADES/ASSOCIAÇÕES

1º Lugar: 560 pontos - Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos e São Vicente
Universidade Católica de Santos
Prof. Orientador: Roberto Baptista
Autores: Ecila Schulz Rossi
Edemar Rodrigues e Castelar Neto
Fábio Figueiredo

2º Lugar - 500 pontos - Empório Cultural
Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero
Prof. Orientador: Sérgio José Andreucci Junior
Autoras: Andrea Aparecida da Silva
Flávia Maria Lorençon
Flávia Marques Sonetti
Ivelise de Almeida Cardoso
Renata de Oliveira Lopes
Soraia Bertacini

3º Lugar - 480 pontos - Clube dos Empregados Petrobrás
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Profa. Orientadora: Maria José da Costa Oliveira
Profa. Orientadora: Maria Rosana Ferrari Nassar
Autoras: Beatriz Scaravelli Savioli
Cristhiane Queiroz Custódio.

 

 
CONCURSO
Relações Públicas conquistam novos prêmios
 
27/08/04
 
A produção acadêmica da UNISANTOS novamente é destaque. Desta vez, três projetos experimentais, produzidos por alunos de Relações Públicas, em 2003, conquistaram prêmios em três categorias do Concurso Nacional de Monografias e Projetos Experimentais da Associação Brasileira de Relações Públicas – ABRP/2004.

Na categoria empresarial, obtendo a pontuação máxima (600 pontos), os alunos Adriana Gomes Oliveira, Eduardo Marino dos Santos e Patrícia Souto de Carvalho conquistaram o 1o lugar com o trabalho "Relações Públicas em Apoio ao Marketing Hoteleiro - Projeto Experimental de Relações Públicas para o Hotel Chácara do Mosteiro". O orientador foi o professor Cássio de Oliveira Santos.

O 2o lugar, na categoria governamental (597,5 pontos), foi conquistado pelas alunas Evelin Agria dos Santos e Karen Matias Melo, com o trabalho "Relações Públicas e a Saúde Feminina: um Projeto para o Instituto da Mulher", sob a orientação do professor Roberto Baptista.

Na categoria organizações do terceiro setor (540 pontos), o 3o lugar ficou com os alunos Carlos Bompeixe Capp Júnior, Luciano Matos dos Santos e Wellington Teixeira Lisboa. Sob a orientação da professora Aline Saboya Prado, eles apresentaram o trabalho ,"Relações Públicas nas Organizações Beneficentes da Zona Noroeste de Santos: um caminho para o desenvolvimento - projeto piloto: Associação do Centro Comunitário do Dique - Universidade Aberta".
http://www.unisantos.br/noticias.php?cod=499 jan/2005