II COLÓQUIO BRASIL-ITÁLIA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

CALL FOR PAPERS

Promoção: FONDAZIONE HYPERCAMPO e INTERCOM
Patrocínio
: Università di Firenze e AIS - Associazione Italiana di Sociologia
Coordenação
: Milly Buonanno - Università di Firenze
                       Maria Immacolata Vassallo de Lopes - Universidade de São Paulo

Local e Período:

Università di Firenze
15 - 17 de janeiro de 2001

Linguas: italiano, português e espanhol

Tema:

Controlar ou Compartilhar? Rumo a um novo paradigma da comunicação

Mesas temáticas

  1. Teoria e Metodologia
  2. Recepção
  3. Ficção Televisiva
  4. Jornalismo
  5. Comunicação Política
  6. Criatividade em Novas Tecnologias

Sessão especial de papers selecionados

Calendário

30 de agosto: inscrição com resumo
30 de setembro:
resultado da seleção
30 de novembro
: envio do texto completo

Inscrições:

Enviar o resumo acompanhado de breve currículo para ambas as coordenadoras do evento:

Milly Buonanno : milly@mclink.it
Maria Immacolata Vassallo de Lopes : immaco@usp.br


VI Coloquio Franco-Brasileiro de pesquisadores em Comunicação e Informação


8,9,10 de janeiro de 2001

Futuroscope
Université de Poitiers

Poitiers
França
 

Chamada de Trabalhos

Há doze anos, as comunidades brasileiras e francesas de pesquisa em ciências da informação e da comunicação encontram-se por ocasião de um congresso comum que acontece alternadamente todos os anos de um lado e de outro do Atlântico. Escolhendo por tema « Estratégias e usos das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) – Perspectivas de Pesquisas Comparadas França-Brasil », a SFSIC e INTERCOM propõem criar as condições de um real salto qualitativo para as pesquisas comuns e/ou comparadas entre pesquisadores e equipes de pesquisa brasileiras e francesas.

As NTIC criam as condições de aparição de novas práticas de informação e de comunicação, mas elas também transformam e por vezes redimensionam as práticas tradicionais ao nosso campo disciplinar. Num contexto mundializado, a execução de seu potencial tecnológico inscreve-se no interior de estratégias de atores (estado, mídia, empresas, grupos de pressão, associações…) que usam estes novos MEIOS a serviço dos FINS tradicionais que tomam novas posições para delas tirar benefícios. O VI congresso SFSIC-INTERCOM de Poitiers propõe reunir as contribuições franco-brasileiras que têm a ambição de pensar estas mudanças em andamento, e de se apropriar desse campo privilegiado para o desenvolvimento exemplar de uma cooperação franco-brasileira de pesquisa em ciências da informação e da comunicação.

As contribuições se referem a práticas (jornalismo e novos ofícios de informação, mutações no tratamento e difusão, formação à distância e o desafio do saber…) sobre as estratégias de atores (econômicos, jurídicos, institucionais, associativos…) e finalmente sobre os usos (apropriação cidadã ou sindical , domínio da Internet, desvio pelas minorias étnicas…).A dimensão comparativa será privilegiada tanto de um ponto de vista metodológico como de um ponto de vista estratégico pois esse congresso será a ocasião para um ajuste das políticas científicas comuns aos dois países. O congresso proporcionará um acréscimo de informações e uma reflexão sobre as oportunidades concretas de pesquisas franco-brasileiras (doutorados, co-tutelas, programas ALFA, ECOS, Cátedra Unesco…)

As comunicações co-assinadas por pesquisadores franceses E brasileiros serão privilegiadas. Recomenda-se a todos os pesquisadores interessados consultar o site www.chez.com/sfisicintercom.

As proposições de comunicação (uma página) devem ser enviadas até 1 de outubro 2000 à : Pierre Fayard, Labcis-Icomtec, Université de Poitiers, Téléport V, B.P. 64, 86130 Jaunay-Clan


BOLSA DE ESTUDO

Confira  Vagas em mestrado no exterior

Free-lance para a Folha

O Conselho Britânico ampliou, até o dia 23, de agosto, o  período de inscrições para obtenção de ajuda de custo para mestrado em universidades  britânicas. Cerca de cem bolsas de estudo serão oferecidas, no valor aproximado de R$ 36 mil cada uma. Os candidatos devem ter, no mínimo, dois anos de experiência na área desejada, estar trabalhando e obter bons resultados no teste de inglês. Informações: (0xx11) 3038-6950 ou no site www.britishcouncil.org/Brasil


Página lista de cursos on-line em vários países

O site Central de Cursos (www.centraldecursos.com.br) que reúne 17 mil cursos de áreas variadas, inaugura a nova seção Cursos On-line. Os profissionais podem encontrar opções de cursos de atualização pela Internet nesta seção do site, onde podem realizar os chamados cursos a distância. Outra novidade da home page são os links para várias universidades estrangeiras , destinados aos estudantes que pretendem fazer um curso no exterior. No total, são 758 universidades listadas, que estão divididas em seis países como Estados Unidos, Inglaterra, Itália, França e Argentina.

Fonte: O Estado de S.Paulo, Informática, pág 18, caderno I, 31 de julho de 2000