MBA DA GV EM CAMPINAS

Á Faculdade Getúlio Vargas está implantando em Campinas um MBA Pleno e, o melhor, com extensão na Universidade de Ohio. Depois de Belo Horizonte e Ribeirão Preto, Campinas terá seu conselho com representantes da região. Entre eles, o ex-aluno Luiz Alberto Soares Souza - Presidente da Ciesp e Saulo Duarte Pinto Junior, do Ibef.

Fonte: Correio Popular-CAMP  - 03/9/2000 - Pg 08 -Seção MIX


GUIA DOS MBAs

Guia traça caminho das pedras para brasileiros interessados em MBAs

Publicação deve sair na segunda quinzena do mês, com lista das melhores escolas dos EUA, Europa e Brasil e dicas preciosas para candidatos.

Guia dos MBAs, de Maria Tereza Gomes. Roteiro completo, voltado para brasileiros, dos cursos de Master of Business Administration dos Estados Unidos, Europa e Brasil. A ser lançado pela Editora Campus este mês.

A ser lançado na segunda quinzena de setembro, ainda sem preço definido, o Guia dos MBAs, de autoria da jornalista Maria Tereza Gomes, apresenta-se no subtítulo como o mais completo roteiro dos cursos de Master of Business Administration (MBA) dos Estados Unidos, Europa e Brasil. Chega bem perto do que se propõe e tem o mérito de ser uma publicação voltada mesmo para os brasileiros.

O livro é fruto de um minucioso levantamento ao que Maria Tereza se dedicou durante quatro anos. Para mergulhar mais fundo no espírito dos MBAs e finalizar o livro, este ano a autora passou quatro meses acompanhando de perto o trabalho dos estudantes na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

O guia é dividido em 12 capítulos. Nos primeiros, a autora traça o que seria o perfil ideal para um estudante de MBA. Através de várias entrevistas feitas com ex-alunos, ela mostra de onde saem os estudantes, quais as suas profissões e o que pensam sobre os cursos.

Brasil, Estados Unidos ou Europa? Essa é uma pergunta recorrente para todos que pretendem investir uma boa soma de dinheiro na sua formação. Afinal, existem quase 2 mil escolas espalhadas pelo mundo. A autora optou  por analisar no guia as 50 melhores colocadas nos rankings internacionais da “Business Week”, do “Financial Times” e da “US News”.  Entre as brasileiras, escolheu as tradicionais que tinham mais de dois anos de existência.

Responder qual o melhor lugar para se estudar é uma  pergunta delicada. Maria Tereza prefere mostrar as vantagens e desvantagens de cada caso. Nas escolas americanas de primeira linha, segundo ela, os cursos costumam ter dois anos de duração, e os alunos podem escolher as matérias e montar o curso conforme as suas necessidades. Na Europa, os cursos, quase sempre duram apenas um ano e, por isso, neles, todas as matérias são obrigatórias. “Uma característica interessante nos europeus é que o perfil mais internacional dos cursos, já que os países são pequenos e o número de estudantes estrangeiros é grande”, diz.

No Brasil, ainda não existe um ranking comparativo. “As empresas é que estão selecionando os cursos, enviando seus executivos para uma escola e não para outra”, diz Maria Tereza. O problema, segundo ela, é que no Brasil, muitos cursos de especialização estão sendo chamados de Mbas e , na verdade, não têm nada haver com o conceito de MBA. “A sigla virou uma grife eu vende”, diz.

Ao decifrar os caminhos que levam ao MBA, Maria Tereza recolheu dados surpreendentes.  Descobriu que, de 1991 a 1998, o número de brasileiros nas 12 melhores escolas de MBA do mundo pulou de 10 para 72 estudantes, acusando um crescimento de 620%. A autora entrevistou vários deles  e, ao longo do guia, relata a experiência desses executivos.

Além de ensinar como devem ser feitas a inscrição e a preparação para o GMAT, o livro também dá dicas de como financiar o curso. Mostra alternativas como bolsas de estudo, como pedir ajuda na empresa e tudo que é possível fazer para economizar cada precioso centavo. Será que vale a pena gastar mais para entrar nas escolas mais badaladas do mundo? Maria Tereza acredita que sim. “O nome da escola ainda conta muito, principalmente no Brasil”, diz. Numa tabela, ela lista as escolas mais valorizadas pelas empresas brasileiras, como Harvard, Wharton, Stanford, Kellogg, Insead, MIT, Chicago, Michigan, IMD e Columbia.

O que de fato se aprende num MBA? Para Maria Tereza, quem responde a essa questão é o mercado. Segundo o guia, o currículo ideal é moldado de acordo com o interesse dos estudantes, com a demanda das empresas e com a pesquisa dos professores. No oitavo capítulo, ela analisa os currículos considerados modelos como o da Darden Graduate School of Business, do MIT e de Harvard. O MBA vai garantir um emprego melhor? Outra pergunta que o guia tenta responder. Todas as boas escolas têm um departamento para cuidar da carreira do estudante. É este setor que traz as empresas para recrutarem no campus. Os cursos mais bem colocados nos rankings conseguem que quase 100% dos alunos estejam empregados após três meses de formados.

Na última parte do guia, existe uma ficha completa sobre cada uma das melhores escolas, 41 dos Estados Unidos, 13 da Europa e 15 brasileiras. Nas fichas estão informações básicas como endereço, número de alunos aceitos por ano, despesas, pontos necessários no GMAT, prazo de inscrição, início das aulas e um comentário que ressalta as principais características dos cursos.

Os melhores cursos da Europa

Posição que as escolas de negócio ocupam no ranking Financial Times:                                                 

                                                    Posição no Ranking                 País

01 London Busines School....................  8 ..............            .....            Inglaterra

02 Insead ..............................................   9 ....................            França

03 IMD (International.Institute for

                Managmente Development) ..11 ...................            Suíça

04 Instituto de Empresa ......................   24...................            Espanha

05 IESE (Universidad Navarra) .........    25 ..................            Espanha

06 Rotterdam School of Management.   29 …………..            Holanda

07 Cranfield School of Management ..   35 …………..            Inglaterra

08 Edinburgh University

                Management School ………  37 …………..            Escócia

09 University College

                Dublin-Michael Smurfit…     41……………            Irlanda

10 Manchester Business School …..          43 ...................            Inglaterra

11 SDA Bocconi ..............................     48 ...................            Itália

12 HEC Schoool of Management ....     50 ……………                França

13 Ashridge Management College ..     52 ……………             Inglaterra

14 Imperial C. Management School.     54 ……………            Inglaterra

15 Warwikck Business School …….       59 ……………            Inglaterra

16 Lancaster Univ.School of Management.. 63 ..................            Inglaterra

17 City University Business School ......  66 ………….            Inglaterra

18 EAP-European School of Management.  68 ………….            França

Os melhores cursos dos Estados Unidos

Posição que as escolas de negócios ocupam nos três rankings:

                                                                            Business Week     US.News     Fianancial Times

01 Wharton (University of Pennsylvania)..                         1                      3                     2

02 Kellog (Northwestern University) ........                2                      5                     7

03 University of Chicago ..........................                      3                      6                     6

04 University of Michigan .....................…                    4                      9                     16

05 Harvard .................................................                       5                      1                       1

06 Columbia ...............................................             6                        6                      5

07 Duke (Fuqua) ........................................                    7                        8                    17

08 Cornell (Johnson) ..................................              8                      15                    10

09 Stanford .................................................                       9                        1                      3

10 Dartmouth (Tuck) ..................................              10                    11                    15

11 Darden (University of Virginia) ............                        11                    11                    19

12 UCLA (Anderson) .................................               12                    11                    14

13 NYU (Stern) ...........................................                 13                    14                    13

14 Carnegie Mellon ....................................                        14                    19                    21

15 MIT (Sloan) ...........................................                 15                      4                      4

16 UC Berkeley (Haas) ..............................                  16                    10                    12

17 Washington University (Olin) ................                    17                    25                    26

18 University of Texas (Austin) …………..                  18                    16                    32

Fonte: Valor Econômico - 04/9/2000 - Pg D4 - Seção EU & CARREIRA, por Stela Campos, de SP


JOVENS TERÃO AULAS DE NEGOCIAÇÃO

Ciee vai ceder 36 vagas grátis para estudantes interessados em aprender técnicas em 2 cursos

O Ciee oferecerá 36 vagas gratuitas em 2 workshops para estudantes interessados em aprender técnicas de negociação e tomada de decisões. Estas habilidades são bastante observadas hoje nos processos de seleção, especialmente em programas de trainee. Isto porque muitos jovens têm grande capacidade técnica e boa formação acadêmica, porém encontram grande dificuldade para trabalhar em equipe e encontrar soluções para certos problemas de rotina.

Os cursos serão ministrados das segundas-feiras às quartas-feiras, e às sextas-feiras, de manhã e à tarde. O Poder da Negociação tem 2h30 de duração, sempre às segundas-feiras, às 8h30 e às quintas-feiras, às 13h30, e revela quais são as ferramentas necessárias para que o profissional tenha sucesso nos negócios. “O workshop reforça a habilidade de negociar como fator determinante para quem quer obter bons resultados”, diz a instrutora Beatriz França.

Já o curso O Desafio de Decidir, às terças às 8h30 e às sextas às13h30, explica quais são os caminhos mais eficientes para a tomada da decisão e enfatiza, por meio de dinâmicas de grupo, quais os métodos e fatores que influenciam nesse processo. “Damos dicas para que os participantes saibam resolver situações cotidianas”, afirma Rosana de Oliveira Lopes, instrutora do Ciee.

Os estudantes que concluem a série de workshops - ao todo são nove, incluindo O Poder da Negociação e O Desafio de Decidir - recebem certificado. Cerca de dois mil estudantes foram formados por esses dois programas desde a sua criação. As aulas serão ministradas na sede 2 do Ciee (R.Tabapuã, 145, Itaim Bibi - São Paulo).

Inscrições: Devem ser feitas pessoalmente no 2o andar da sede 2 do Ciee ou pelo Telefone (11)  3046-8211. Para participar dos workshops, os estudantes devem obrigatoriamente ser cadastrados para estágio no Ciee.

O Estado de S.Paulo, domingo, 10/9/2000 , Caderno Classificados Empregos, pg. 2