Seminário “Concepção e Gestão de Sistemas de E-learning/E-training

Aveiro, 8 de Setembro de 2000

Assunto: Seminário “Concepção e Gestão de Sistemas de E-learning/E-training

Ex. mo(a) Senhor(a)

Uma das aplicações da Internet com maior potencial social e comercial, considerada por muitos especialistas como a killer application da Internet, é na Educação e na Formação Profissional.

No entanto, existe uma variedade muito grande de soluções no que respeita aos modelos organizativos e pedagógicos que podem ser utilizados para o desenvolvimento dos sistemas de E-learning/E-training baseados na Internet, bem como uma miríade de soluções tecnológicas de suporte, quer no que respeita à disponibilização de materiais quer no que se refere à comunicação entre os participantes numa acção deste tipo (tutor e alunos/formandos). A eficácia educativa, formativa, mas também económica, destes sistemas depende do grau de equilíbrio e adequação das soluções que forem adoptadas em cada situação específica.

Assim, é com muito prazer que a Universidade de Aveiro e a UNAVE - Associação para a Investigação e Formação Profissional da Universidade de Aveiro lhe vêm apresentar o seminário “Concepção e Gestão de Sistemas de E-learning/ E-training” que se irá realizar na Universidade de Aveiro no próximo dia 29 de Setembro de 2000 e cujo programa enviamos em anexo.

Este Seminário será orientado pelo Prof. Doutor Fernando M. S. Ramos (fmr@ca.ua.pt), Professor Associado da Universidade de Aveiro e Director do CEMED-Centro de Multimédia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro, responsável pelos programas de ensino a distância, baseados em Internet, que a Universidade de Aveiro e a UNAVE têm vindo a desenvolver desde 1998. Na orientação do Seminário colaborará também o Engº Helder Caixinha, Técnico Superior de Informática do CEMED, responsável pela equipa de suporte operacional dos programas de ensino e formação profissional da Universidade de Aveiro e da UNAVE, com larga experiência como tutor de acções de formação deste tipo.

Esperando que este Seminário possa contribuir decisivamente para o seu projecto na área de E-learning/ E-training colocamo-nos desde já à sua disposição para qualquer informação adicional que julgue necessária.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Sandra da Mota Veiga

Informações Gerais

29 de Setembro de 2000
Universidade de Aveiro

Programa:

Panorama mundial do E-learning/E-training.
O mercado de E-learning/E-training em Portugal.

Estratégias de concepção de sistemas e programas:

      Públicos-alvo
      Análise custo benefício
      Tecnologias de suporte
      Modelos pedagógicos
      Concepção de conteúdos
      Formação de docentes/monitores
      Metodologias de avaliação de formandos
      Serviços de suporte

Estratégias de operação e gestão:

      Marketing
      Tecnologias de suporte
      Soluções de software de operação e gestão
      Gestão de operações
      Avaliação de impacto

Estudo de casos práticos.

Exemplos típicos de software de gestão para web based learning.
Fontes de referência e de informação sobre E-learning/E-training.
Apoios à organização de sistemas de E-learning/E-training.

Destinatários: Todos os interessados em conhecer o potencial, as metodologias e as tecnologias de E-learning/E-training e de utilização da Internet em Educação, nomeadamente:

Responsáveis e quadros superiores de organizações e centros de ensino e formação profissional,
Responsáveis e quadros superiores de Universidades, Institutos Politécnicos e outras instituições de ensino superior, públicas e privadas,
Professores e formadores de todos os graus de ensino,
Directores e quadros superiores de Departamentos de Recursos Humanos e de Departamentos de Formação,

Coordenação e monitoria:

Prof. Fernando Ramos, Professor Associado e Director do CEMED-Centro de Multimédia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro.

Eng.º Helder Caixinha, Técnico Superior de Informática do CEMED e responsável pela gestão operacional dos programas de ensino a distância baseado em Internet da Universidade de Aveiro.

Horário: 9h30-13h00, 14h30-18h00.

Preço: 85.000$00 (isento de IVA), incluindo documentação, almoço, coffee breaks e Certificado de Participação.

Clique aqui para visualizar a ficha de inscrição