II WORKSHOP DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

Mostrar como ocorre a divulgação científica e como a mídia recebe e trata a informação é o objetivo do II Workshop de Comunicação em Saúde, organizado pelo setor de comunicação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp - EPM) que acontece dias 9 e 10 de outubro das 9h00 às 12h00 no Anfiteatro Leitão da Cunha - Rua Botucatu, 740 - São Paulo, SP. No evento, será também discutido como as revistas científicas, as bases indexadoras e as agências de fomento à pesquisa avaliam os trabalhos dos cientistas e das instituições. O evento é destinado a jornalistas, cientistas, pesquisadores, educadores e comunicadores envolvidos ou interessados em divulgação científica. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. Maiores informações podem ser obtidas pelos fone: (11) 5575 - 8702 ou 5576 - 4368.


COMUNICAÇÃO

UFMG vai realizar a Semana de Relações Públicas de Minas Gerais, nos próximos dias 30 e 31/10 e 01/11. Como todo ano, a idéia é integrar os profissionais de RP do Estado e expor as experiências de mercado. Quem quiser participar deve se inscrever até 15/10. Os telefones é (31) 218 9331 / 9332.


UNIVIR

Nos próximos dias 28 e 29, a Universidade Virtual de Minas Gerais (www.univir-mg.br) vai oferecer o I Seminário de Tecnologia para Ensino a Distância. O encontro será realizado na Universidade Federal de Uberlândia. A Fepesmig vai estar presente levando contribuições para o Seminário. Os professores Ronei Ximenes e Hélio Lemes Jr., ambos mestrandos em Engenharia de Produção em Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina vão fazer apresentações de dois trabalhos que estão desenvolvendo. E, ainda, alunos da graduação do curso de Ciência da Computação mostrarão trabalho inédito sobre a tecnologia WAP.


FORMAÇÃO DOCENTE

  A Faculdade de Educação da UFMG vai promover, no próximo dia 21, um encontro preparatório para o Fórum Mineiro de Formação e Profissionalização Docente. Entre os temas a serem discutidos, está a criação do curso de Normal Superior e suas perspectivas. A entrada é franca, no campus da Pampulha, em Belo Horizonte. Informações: 31 – 499 5307.


SITE

Navegue no www.b-education.com.br, excelente site para obter informações sobre cursos, seminários, MBAs no Brasil e no exterior e para ler os mais atualizados artigos dos maiores gurus em Administração e Economia.

Jornal do Commercio/RJ  -  Seção Gerência / Confira e Opine - 12/09/2000 - Pg.B4


ALTO NÍVEL

- O Curso de M.B.A. - Máster Business Administration será a primeira atividade da Instituição de Ensino Superior de Presidente Prudente, que está sendo instalada no Edifício Copauto, no Parque do Povo.

- As aulas começam em outubro e durante setembro o IESPP promoverá várias palestras sobre o programa do MBA, com professores da fundação Getulio Vargas.

O Imparcial -P.Prudente - Seção SINOMAR  - 16/08/2000 - Pg.06


Escola de Negócios

O ISE (Instituto Superior da Empresa), escola de negócios dedicada à formação e aperfeiçoamento de empresários e altos executivos, fará uma apresentação gratuita em sua sede, em São Paulo, do Programa de Desenvolvimento de Executivos (PDE), nos dias 31 de Outubro, 28 de Novembro e 14 de Março de 2001 - 8h30.O ISE conta com parcerias como a do IESE, escola de negócios sediada em Barcelona. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 284-8577 ou no site www.ise.org.br

Valor Econômico  - Seção: Eu & Carreira - 23/08/2000 - Pg.D4


BKR e Fundação Getúlio Vargas oferecem curso em MBA

A parceria entre a Fundação Getúlio Vargas, a BKR Lopes Machado Consultores S/C e a Diagrama Consultoria em Qualidade Ltda. permite ao administrador brasileiro, que queira adquirir maiores conhecimentos sobre o mercado de negócios globalizado, o reconhecimento pelas empresas norte-americanas. Um convênio firmado há nove anos proporciona a realização de curso MBA, voltado exclusivamente para a administração de negócios, com três módulos a serem desenvolvidos em Campinas e um módulo com aulas ministradas na Ohio University, durante três meses, nos Estados Unidos.

O curso da FGV tem início previsto para o final do mês de agosto, em Campinas, e está estruturado nos padrões internacionais para formação de executivos seguindo as tendências das mais importantes escolas de business do mundo.

Com duração de dois anos, o curso oferecerá  ao aluno um certificado de conclusão com título de mestre americano em negócios. No  Brasil, o certificado tem o valor de Lato Sensu que proporciona maiores chances de acesso e desenvolvimento no mercado de trabalho, mas não habilita para a área de magistério superior.

Os interessados passarão por um processo seletivo realizado por uma banca de professores que se baseará nos dados da documentação fornecida pelo candidato e pela entrevista que será realizada.

Segundo o gerente da unidade da BKR de Ribeirão Preto, Augusto Pereira Filho, “as empresas internacionais procuram profissionais com visão globalizada nos negócios, característica bastante desenvolvida nos cursos realizados no Brasil. A procura por brasileiros com atuação na área financeira, por exemplo, é muito grande. O MBA pode garantir o ingresso do profissional do Brasil no mercado empresarial americano”, disse.

Informações podem ser obtidas através dos telefones 0800-31-3231 e (19) 236-4422, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

J. da Cidade -Jundiaí  - Seção: Geral  - 13/08/2000 - Pg.16


Onde obter bolsas de estudo

Câmara Americana

* Amcham International Fellowship Program
- Cursos: mestrado em áreas relacionadas à indústria
- Informações: http://www.amcham.com.br

* Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)
- Cursos: mestrado e doutorado no Brasil e no exterior
- Informações: tel (61) 410-8860  - http://www.capes.gov.br ou e-mail: acd@capes.gov.br

* CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)
- Cursos: doutorado, pós-doutorado e pesquisa, entre outros, no Brasil e no exterior
- Informações: tel 0800-619697 ou e-mail:
webadmin@cnpq.br

* Comissão Fulbright
- Cursos: “mestrado-sanduíche” (parte feita no Brasil e parte nos EUA) em educação (mídia) ou comunicação (jornalismo)
- Informações: tel. (61) 364-3824 - E-mail: fulbright@brnet.com.br
Internet: http://www/info.Incc.br/Fulbright

* Conselho Britânico
- Cursos: áreas industrial, comercial, financeira, política, social, jornalística, ambiental e jurídica
- Informações: (11) 814-4155 ou E-mail: centro.info@britcoun.org.br

* Crub (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras)
- O que faz: divulga bolsas de cursos de pós-graduação
- Informações: (61) 349-9010 ou  http://www.crub.org.br/cinfo/bol73.htm

* Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)

- Cursos no Brasil: mestrado, doutorado e pós-doutorado;
- Cursos no exterior: doutorado e pesquisa
- Informações: (11) 838-4000  e  http://www.fapesp.br

* Fundação Interamericana

- Curso: pós-graduação nos EUA para cidadãos latino-americanos
- Informações: http://www.iaf.gov/port/por-web1.htm

* Rotary Club
- Curso: pós-graduacão no país escolhido pelo bolsista
- Informações: (11) 826-2966 - Internet: http://www.rotaryint.com.br

Folha de S.Paulo  -Empregos Especial  -13/02/2000 - Pg.5


Interatividade chega ao ensino à distância

Novos softwares de treinamento permitem aos alunos e professores conversarem entre si.

Para revolucionar o ensino brasileiro, as novas tecnologias de treinamento a distância chegam ao mercado cada vez mais incorporadas  e menos suscetíveis a falhas. São softwares que agregam a facilidade de se aprender coisas novas sem ir muito longe e interagindo com o professor e os demais participantes do grupo.

Segundo o professor Howard Schechter, diretor de programas de educação da IntraLearn  Software e PhD em Comunicação a distância, o sucesso dos programas de treinamento on-line ampliaram o campo de atuação dos estudantes.

“O ensino a distância é o começo para os cidadãos do mundo que querem competir no crescente mercado global. Eles estão colhendo os benefícios de uma economia baseada no crescimento do uso da Internet para a ampliação do campo de trabalho”, ressalta.

A empresa 3e está lançando a versão em português do IntraLearn, um software que transmite áudio on-line durante as aulas e gerencia a integração entre os alunos e professores. O software oferece sistema do e-commerce com matrícula remota, tarefas, avaliações, glossários, testes, entre outras ferramentas.

O sistema foi adotado pela USP (Universidade de São Paulo) , no curso de MBA Executivo Internacional, como ferramenta complementar de ensino. Segundo a 3e , constatou-se uma dedicação maior nos trabalhos desenvolvidos por parte dos executivos que adequaram os horários às atividades programadas fora da sala de aula. O site da empresa é http://www.3e.com.br.

A HP Brasil está lançando este mês no mercado brasileiro o Virtual Classroom, uma solução que permite o ensino a distância via Internet. A ferramenta faz parte da unidade de negócios HP Education. O produto simula uma sala de aula, com direito a quadros negro e de avisos, slides e intercâmbio via e-mail, ou em tempo real, durante a aula.

O diretor do HP Education, Ronaldo Frederico, ressalta que quase 70% dos gastos com treinamento tradicional são provenientes de despesas com transporte, refeições, hospedagem e instrutores. Mais informações sobre o programa HP Education podem ser obtidas no site http://www.education.br.com

Curso - O Linguaphhone, curso pioneiro de idiomas a agregar novas tecnologias a seu método de ensino, agora ganha uma versão on-line. Lançado em anos anteriores em diversos formatos, esse curso de línguas é vendido em oito idiomas no mundo todo.  No passado, o Linguaphone teve alunos de destaque, como John Lennon e George Bernard Shaw. Para acessar o curso, basta clicar em http://www.linguaphone.co.uk.

O Estado de S.Paulo - Seção: Informática -04/09/2000 - Pg.11, por Cibele Gandolpho