AGÊNCIA INTERNACIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS REALIZA CURSO NO BRASIL

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de outubro, a Ketchum Public Relations - uma das empresas do Grupo Omnicon - realiza em São Paulo o Ketchum College 2000. O evento acontecerá no Brasil pela primeira vez e irá reunir cerca de 40 executivos de Relações Públicas de vários países. O tema que será discutido durante 3 dias por estes profissionais será "Administração de Crises". A idéia é mostrar aos profissionais como agir em situações críticas para seus clientes, buscando aprimorar-se através da troca de experiências. A Estratégia Assessoria de Comunicação, afiliada da Ketchum e sua representante no Brasil, é a responsável pela organização do evento, que contará com a participação de 12 profissionais de atendimento de seu escritório, sediado em São Paulo.


ENCONTRO LATINO-AMERICANO DAS FACULDADES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e a Associação Brasileira de Escolas de Comunicação Social estão organizando o X Encontro Latino-Americano de Faculdades de Comunicação Social que será realizado em São Paulo de 23 a 26 de outubro. Estes encontros se realizam a cada 3 anos em um país e se transformou no mais importante evento do continente na área da comunicação social. O evento que tem como tema principal "Comunicação e Cultura da Paz", acontece no Memorial da América Latina, Parlatino e Faculdades Cásper Líbero. O programa completo do encontro está no site www.eca.usp.br/associa/abecom.


SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO

O Banco do Brasil promove de 25 a 27 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), o VI Seminário de Comunicação Banco do Brasil, com o tema "Mídia e Cultura Brasileira". Estão abertas inscrições para profissionais e estudantes de comunicação. Informações podem ser obtidas no balcão do Centro Cultural ou no fone: (21) 808 - 2020.


1º CURSO DE COMUNICAÇÃO NO PONTO DE VENDA

A FIA - Fundação Instituto de Administração - entidade conveniada com a FEA/USP em cooperação com a School of Communications da University of Texas at Austin estão oferecendo, de 24 a 26 de outubro, o 1º Curso de Comunicação no Ponto de Venda que tem como objetivo sedimentar os mais modernos conceitos de aplicação da adequada comunicação no ponto de venda. Destinado a capacitação de profissionais que atuam no segmento, o curso, além de abordar tema de tanta atualidade no Brasil, em função de mercados tão competitivos, é também baseado nos programas desenvolvidos na School of Communications UT-Austin. Maiores informações podem ser obtidas pelos fones: (11) 3818 - 5839 / 5908.


ABEOC - SP PROMOVE SEMINÁRIO VIABILIZAÇÃO ESTRATÉGICA PARA EVENTOS

Acontece nos dias 7 e 8 de novembro, das 14h00 às 18h00, no Centro de Convenções Rebouças, à Av. Rebouças, 600, em São Paulo, Capital, o Seminário Viabilização Estratégica para Eventos, promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos - ABEOC/SP. O evento tem como conferencista Sílvia Liberatore, relações públicas, publicitária e chefe do Departamento de Relações Públicas da FAAP. O programa com características eminentemente práticas, aborda em 2 dias: Eventos: Conceito e Prática; Visão e Projeto; Planejamento Eficiente; Conceito de Estratégia; A Estratégia Indispensável; Planejamento Estratégico; A Energia Necessária; Conceito de Rede; A Rede de Serviços; Construindo Redes Eficazes; Clientes Globais; Organização e Logística; Comunicação; Execução e Avaliação; Um Pouco de Prática: Construindo um Novo Evento. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone: (11) 3898 - 1265.


MARKETING CULTURAL ABRE SÉRIE DE CURSOS DO EMPREENDEDOR CULTURAL

As inscrições para o 1º curso do Programa Empreendedor Cultural/SP - Estratégias de Marketing Cultural - promovido pelo Sebrae/SP já estão abertas. O curso acontecerá de 23 a 26 de outubro e terá 2 turmas, uma das 13h00 às 17h00 e outra das 18h00 às 22h00. O preço é de R$ 80,00. O objetivo desse curso é dar noções básicas sobre marketing cultural, processos de elaboração de projetos culturais e de captação de recursos, além de formar uma rede de parcerias, ligada à Rede de Agentes Culturais/RAC. Inscrições podem ser feitas pelos fones: (11) 3065 - 5050 ou 0800 - 780202 .


Trainees são “lapidados” no exterior

Grandes empresas apostam fichas em candidatos que revelam potencial

Não é por acaso que programas de trainee em grandes empresas são disputados como vestibulares. Várias acenam com chances de ouro para o aprendizado, em certos casos até no exterior.

A Mercedes-Benz do Brasil e a Souza Cruz, por exemplo, têm programa internacional de trainees. Mas não basta somente ser formado em uma faculdade de renome e ter fluência em idiomas: o desempenho do candidato e os projetos por ele apresentados é que carimbam o passaporte.

Marcos Andrade da Silva, 26, engenheiro mecatrônico que atua hoje na Mercedes-Benz, aprovou o programa. “Fiquei um mês na Inglaterra, três no Canadá e mais três na Alemanha”, conta.

Telma Longanezi, 28, engenheira química da Souza Cruz, teve seu projeto selecionado - foram 4 entre 900 participantes no mundo - para o programa internacional montado pela companhia. “Hoje, meu projeto já está sendo até patenteado”, afirma.

Mas também há empresas que investem em perfis diferenciados, como a farmacêutica Schering-Plough, que recruta deficientes auditivos como estagiários.

Hoje, são seis estagiando na linha de produção manual no Rio de Janeiro. Segundo a diretora de recursos humanos, Ana Paula Santos, 32, o objetivo “é não ser paternalista”. “Só os que se destacam são contratados”, afirma.


ESTAGIÁRIOS

Somos uma empresa multinacional americana, líder nos segmentos Farmacêuticos, Nutricionais, Médico-Hospitalar e Consumo. Buscamos jovens talentosos, inovadores, desafiadores, para iniciar as suas  carreiras.

BRISTOL-MYERS SQUIBB BRASIL S.A

Estagiário Cursando Relações Públicas

Os interessados deverão estar cursando, em 2001, o penúltimo ou último ano do curso de Relações Públicas, ter domínio de microinformática e inglês.
Solicitamos o envio de currículo, mencionando a área de atuação para o e-mail: estagiario@cto.com.br ou, sob o código “ESTAGIO-222”, através da Caixa Postal 1055

CEP 01059-970 - São Paulo-SP

Anúncio publicado no Caderno de Empregos da Folha de S.Paulo Especial, página 9, domingo, 8 de outubro de 2000


ESTÁGIOS NO EXTERIOR

Central de Intercâmbio
www.ci.com.br
Tel. (11) 3661-9188

 Connection Line
www.connectionline.com.br

Tel. (11) 3885-6911

Experimento
www.experimento.org.br
Tel. (11) 3845-1122

Intercâmbio Global
www.intercambioglobal.com.br
Tel. (11) 3887-8199

SIS
www.sis-intercambio.com.br

Tel. (11) 3062-6333

STB
www.stb.com.br

Tel. (11) 3038-1555


Arme-se para enfrentar a concorrência

Como compensar a falta de experiência profissional

            São fatores valorizados pelas empresas que buscam profissionais com bom nível cultural

Para o estagiário, possuir inglês fluente é um grande diferencial, ainda mais se complementado por outra língua, especialmente o espanhol.

A participação efetiva em diretórios acadêmicos, empresas juniores, estágios em fundações, pesquisas de iniciação cientifica e monitorias demonstram interesse, responsabilidade e capacidade de liderança

Muitas vezes o candidato é eliminado porque nada conhece sobre a companhia onde quer trabalhar

A preocupação com problemas sociais e o espírito critico começam a se tornar requisitos para as vagas mas concorridas.

Fonte: consultores de recursos humanos
Folha de S.Paulo - Empregos - Domingo 8 de outubro de 2000- Especial página 9


ENSINO À DISTÂNCIA

Cursos

Um dos mais recentes exemplos de iniciativa de treinamento a distância partiu da Câmara Americana do Comércio, que lançou no dia 12 de setembro o AmchamED. Trata-se de um Centro Virtual de Educação e Desenvolvimento Empresarial Amcham, que vai oferecer serviços informatizados de educação e treinamento a distância voltados para os funcionários das empresas associadas.

Desenvolvido dentro do conceito de portal, o AmchamED nasceu para apoiar as áreas de recursos humanos na aplicação de treinamento via Internet. O site do centro virtual, que ainda não está no ar, é www.amchamed.com.br.

Outra iniciativa é da empresa 3e (www.3e.com.br) também está lançando a versão em português do IntraLearn, um software que transmite áudio on-line durante as aulas e gerencia a integração entre os alunos e professores. Oferece sistema de e-commerce com matrícula remota, tarefas, avaliações, glossários, testes, entre outras ferramentas.

O sistema foi adotado pela USP (Universidade de São Paulo), no curso de MBA Executivo Internacional, como ferramenta complementar de ensino. Constatou-se uma dedicação maior nos trabalhos desenvolvidos por parte dos executivos, que adequaram os horários às atividades fora da sala de aula.

Já a HP Brasil estará lançando este mês no mercado brasileiro o Virtual Classroom, uma solução que permite o ensino a distância via Internet. A ferramenta faz parte da nova unidade de negócios HP Education.

O produto simula uma sala de aula, com direito a quadros negro e de avisos, slides e intercambio via e-mail, ou em tempo real. Mais informações sobre o programa em www.educationbr.com.

O Linguaphone, curso pioneiro de idiomas a agregar novas tecnologias a seu método de ensino, agora ganha uma versão on-line. Lançado em anos anteriores em diversos formatos, esse curso de línguas é vendido em oito idiomas no mundo todo. Para acessar o curso, basta clicar em www.linguaphone.co.uk. (AE)

A Gazeta de Vitória - Seção: Informática  - pg.06 -03/10/2000


MBA em BH

Estão abertas as inscrições para as últimas vagas da turma de MBA Executivo em Marketing da Fundação Getulio Vargas, oferecido em Belo Horizonte. As aulas começam ainda este mês e acontecem às sextas-feiras de 19h às 22h e sábados de 8h às 14h.  Os interessados podem obter mais informações pelos telefones 0800-313231, (31) 296-3232 ou pelo e-mail fgv@bkr-diagrama.com.br

Fonte: O Estado de Minas, pág 7, Campus, 10.10.2000