PÓS -GRADUAÇÃO
Modalidades de Cursos

LATO SENSU OU ESPECIALIZAÇÃO

São cursos rápidos (mínimo de 360 horas) que não exigem defesa de tese para receber o certificado. A duração é de um ano. São direcionados a profissionais graduados que, em geral, já estão no mercado de trabalho. O profissional que conclui o lato sensu ganha o titulo de especialista.

STRICTO SENSU

São os cursos de mestrado e doutorado. Para fazer o doutorado é necessário que o candidato já tenha o título de mestre. A maioria dos cursos é gratuita e tem duração de quatro anos. Os cursos são, geralmente, ministrados em horário integral.

MESTRADO

Os cursos de mestrado variam entre um e três anos. Para se candidatar à vaga, o aluno deve apresentar um projeto de mestrado (em geral na área de ciências sociais e humanas) e fazer uma prova de conhecimento específico e entrevista. É necessário o domínio de pelo menos um idioma. O aluno pode requerer bolsa à CAPES ou ao CNPq, com duração de 18 meses. Ao final do curso, o aluno defende uma tese para receber o título de mestre.

DOUTORADO

Com duração de quatro anos, o curso concede ao aluno uma bolsa de estudo de três anos. Para ingressar, é necessário participar de um seminário inicial e uma avaliação e ter domínio de pelo menos dois idiomas. Para receber título de doutor, é necessário defender uma tese.

MBA

Os cursos de MBAs são voltados especificamente para a formação na área de gerência. Seu objetivo é preparar, durante um ano, executivos para empresas. Para ingressar nesses cursos o candidato deve passar por uma entrevista e, algumas vezes, fazer um prova. O curso é pago e, normalmente, é ministrado, uma vez por semana, em horário integral.

Fonte: Jornal do Brasil, Revista de Domingo,  pág. 12 - 19.11.2000