Política Internacional
(Relações Internacionais)

A complexidade do meio internacional tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas. A multiplicação e intensificação dos fluxos de pessoas, bens, finanças, serviços e informações têm levado à necessidade de uma visão ampla e abrangente dos fenômenos político-econômico-sociais. Por esta razão, profissionais e acadêmicos de todo o mundo passam a buscar especialização acerca das Relações Internacionais.

Ao se analisarem os eventos globais, evidencia-se o fator político -explícito ou potencial-nas diversas decisões e fatos de âmbito internacional. Em relação a certos temas, como o meio ambiente, as fronteiras mostram-se aparentemente secundárias, acentuando-se a importância das organizações internacionais como a ONU. Porém, frente às questões estratégico-militares, as posições de cada país são determinantes na composição do cenário internacional.

Assim, são muitos os atores internacionais: Estados, povos, empresas, organizações internacionais (tais como ONU, OEA, OTAN, Banco Mundial, FMI e OMC), ONG's (como Greenpeace, Anistia Internacional, ISO e a Igreja), blocos regionais (União Européia, NAFTA, Mercosul, ALCA, ASEAN e outros) etc. A dificuldade em compreende-los em sua essência e em suas relações somente pode ser superada e utilizada para o desenvolvimento profissional e intelectual por meio de um estudo concentrado e específico.

Esta é a proposta do Curso de POLÍTICA INTERNACIONAL (RELAÇÕES INTERNACIONAIS) da Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (EPG-FESPSP): desenvolver o debate das grandes questões internacionais, desde amplos esquemas teóricos até os detalhes pertinentes da dinâmica interna dos países, abordando os aspectos políticos, econômicos, diplomáticos, jurídicos, históricos e ambientais, todos em uma perspectiva interdisciplinar.

São discutidos, dessa forma, os conceitos de globalização, regionalização, ordem internacional, cidadania mundial, geopolítica, regimes internacionais etc, a partir de bases teóricas, contrapondo as múltiplas visões possíveis frente à realidade dos fatos internacionais. Dentro dessa estrutura, a análise da Política Externa Brasileira terá destaque específico, especialmente no tocante à sua inserção nos sistemas monetário, financeiro e comercial mundiais e às suas relações com os EUA, a União Européia, a Ásia e a América Latina.

O curso tem carga horária de 360 horas-aula , distribuídas em dois semestres letivos , contendo oito disciplinas: História da Ordem Internacional , Teoria Política das Relações Internacionais , Direito Internacional , Política Ambiental , Economia Política Internacional, Política Externa Brasileira . A fim de habilitar o aluno a ministrar aulas no 3º Grau, o curso contará também com as disciplinas de Didática e de Prática do Ensino, conforme exigência do MEC; no caso, estas disciplinas pedagógicas são direcionadas para o conteúdo de política internacional. O corpo docente é constituído majoritariamente por professores-doutores formados por instituições como USP, Unicamp, Unesp e PUC.

Quem pode cursar: qualquer pessoa que tenha diploma de curso superior emitido por instituição reconhecida pelo MEC. Administradores, Economistas, Cientistas Sociais, Advogados e Jornalistas são público freqüente no Curso de POLÍTICA INTERNACIONAL (RELAÇÕES INTERNACIONAIS) O número ideal de alunos por sala varia entre 15 e 20 pessoas.

O custo total do curso, R$ 3840,00 que pode ser dividido em 12 parcelas de R$ 320,00

Há duas opções: de março a dezembro ou de agosto a junho, com o curso sendo ministrado às segundas e quartas-feiras (podendo ser abertas turmas às terças e quintas-feiras, de acordo com a procura). As aulas ocorrem das 19 às 23 horas . As disciplinas de Didática e Prática de Ensino serão ministradas uma ou duas vezes por mês, às sextas-feiras.

Inscrições e maiores informações na Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da FESPSP

Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 262 - Vila Buarque - São Paulo (próximo à Santa Casa, ao metrô Santa Cecília e às Ruas Maria Antônia, General Jardim e Amaral Gurgel) . Tel./Fax : (011) 220-7445 e (011) 220-7528 / 223-2835 / 223-2058 e-mail: comunica@fespsp.com.br

Globalização e Cultura

Política Internacional

Sócio-Psicologia

Gerência de Sistemas e Serviços de Informação