16º Congresso de Comunicação Empresarial

Já estão abertas as inscrições para o 16º Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial, marcado para o período de 24 a 25 de maio de 2.001, em São Paulo.

O evento, o mais tradicional da área em nosso País, terá como tema central Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social e reunirá especialistas do mundo acadêmico e profissional para o debate de aspectos relevantes da Comunicação Empresarial.

O evento deste ano trará, além das palestras e dos cases, duas novidades: a apresentação de pesquisa inédita X-Salada: como a mídia brasileira viu o surgimento da Petrobrax e a distribuição gratuita aos congressistas do CD Comunicação Empresarial: fontes e recursos.

A pesquisa sobre a mudança da marca da Petrobrás, abortada precocemente pela Presidência da República, abrangeu 18 importantes jornais brasileiros e evidenciou tanto a falta de tato político da empresa como o despreparo da imprensa para avaliar estratégias de Comunicação Empresarial.

O CD Comunicação Empresarial: fontes e recursos se constitui na obra mais completa sobre a área, com centenas de links, conceitos, artigos e fontes focados na teoria e na prática da Comunicação Empresarial. Inclui ainda uma bibliografia abrangente sobre cerca de 30 sub-temas e um Guia de busca de informações sobre Comunicação Empresarial na Internet.

O 16º Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial é uma promoção da Comtexto Comunicação e Pesquisa e tem preços especiais para professores, profissionais, agências e assessorias de comunicação, e estudantes.

Informações podem ser obtidas pelo fone: (11) 3861-0054, fax: (11) 3672-1697, e-mail: comtexto@dialdata.com.br e site: http://www.comtexto.com.br

Programa do 16º Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial

Dia 24 de maio

Manhã

9:00 - 10:20 horas Palestra
Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento: o dilema brasileiro
Prof. Dr. José Marques de Melo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UMESP e Titular da Cátedra Unesco para o Desenvolvimento Regional

10:20 - 10:40 horas Intervalo para café

10:40 - 12:30 horas Apresentação de cases de Marketing Social
F/Nazca - Cecília Novaes, diretora de Planejamento e Pesquisa
AVON Cosméticos - Lírio Cipriani, diretor de Recursos Humanos

Tarde

14 - 15 horas Apresentação da Pesquisa Comtexto
X- Salada. Como a mídia brasileira viu o surgimento da Petrobrax

15:00 - 16:10 horas Palestra
Assessoria de imprensa: limites e desafios contemporâneos
Maristela Mafei, diretora da Máquina da Notícia, Prêmio Aberje 2.000 de Assessoria de Imprensa

16:10 -16:30 horas Intervalo para café

16:30 - 17:45 horas Palestra
A Comunicação no Terceiro Setor
Paulo Henrique Lima, coordenador da área de Informações da Rits- Rede de Informações para o Terceiro Setor e Graciela Selamein Baroni, editora da Revista do Terceiro Setor

Dia 25 de maio

Manhã

9:00 - 10:10 horas Palestra
A comunicação na frente da batalha: a experiência do Greenpeace
Tica Minami, Assessora de Comunicação

10:10 - 10:30 horas Intervalo para café

10:30 - 12:00 horas Palestra
Cultura Empresarial e Realidade Brasileira
Prof. Dr. Miguel Caldas, professor da FGV/SP

Tarde

14:00 - 14: 40 horas Palestra
Fontes em Comunicação Empresarial : panorama nacional e internacional
Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno, diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa

14:40 - 15:40 horas Case
Fontes em Comunicação Empresarial (Marketing, Administração, Negócios etc) na Internet: o case Intermanagers
Dr. Carlos Alberto Júlio, presidente do Grupo HSM

15:40 - 16:00 horas Intervalo para café

16:00 - 17:30 horas - Palestra
A pesquisa em Comunicação Empresarial no Brasil: fronteiras e tendências
Prof. João Curvello, doutorando em Comunicação pela USP, professor de Comunicação em Brasília (DF), assessor do Banco do Brasil.