1º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público
7 e 8 de agosto de 2001
Centro de Convenções Rebouças
Av. Rebouças, 600 - São Paulo - SP

 

A sociedade brasileira passa pelo irreversível processo de conquista da cidadania e coloca sob revisão todos os seus segmentos. Não haverá área ou atividade onde o respeito aos direitos e deveres fiquem em segundo plano.
E o serviço público, por sua natureza e importância no dia-a-dia das comunidades, desponta entre as prioridades do reordenamento administrativo, jurídico, político e social do País.
As mudanças a serem implementadas terão sucesso garantido na justa medida em que as orientações sejam comunicadas de maneira correta. Daí a relevância da realização deste Congresso cuja pretensão é reunir pessoas e entidades que interagem e se preocupam com a qualidade da comunicação no serviço público em seu conceito mais amplo.

Patrocínio
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

Apoio Institucional
Conferp
Conferp

Realização
Mega Brasil Comunicação
Mega Brasil


Organização
M&A - Plublicações e Eventos


Programação

Uma nova proposta para o Serviço Público - Um novo modelo de Comunicação
Roberto Da Matta, antropólogo

Como ter um salto de qualidade na Comunicação Interna dentro do Serviço Público

Margarida M. K. Kunsch / Professora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo
(palestrante em fase de confirmação)

Como elaborar projetos de Comunicação que resistem ao tempo e às pressões políticas
(palestrante em fase de confirmação)

O Poder Público e a Comunicação Cidadã O que a sociedade brasileira quer de seus comunicadores
Antônio Britto / ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul e presidente da Advance Consultoria
(palestrante em fase de confirmação)


Educação, a pauta que deu certo

Isabel Magalhães / Assessora de Comunicação do Ministério da Educação e Cultura
(palestrante em fase de confirmação)


Comunicação e o Sistema Penitenciário Brasileiro

Percival de Souza / Jornalista e escritor, repórter do Jornal da Tarde

Jornalismo e informação no Serviço Público
A fronteira entre a transparência e os interesses do Poder
Carlos Zarur / Presidente da Radiobrás
(Palestrante em fase de confirmação)


Custo-benefício da Comunicação nas empresas públicas
Renato Naegele / Diretor de Marketing do Banco do Brasil
(palestrante em fase de confirmação)


Marketing Cultural é um negócio de Estado
Marcos Mendonça / Secretário de Cultura do Estado de São Paulo
(palestrante em fase de confirmação)


A Comunicação Pública e um novo conceito para a marca Brasil - Como acabar com a imagem de País da miséria, das drogas, da violência, da exploração do sexo...

Alex Periscinoto / Secretário de Publicidade da Secretaria de Comunicação de Governo
(palestrante em fase de confirmação)


Comunicação, comunidade e cidadania - Ações e intenções do Setor Público
Eliane Ulhôa / Diretora da Solos Comunicações

A importância da Comunicação nos serviços essenciais
Luiz Carlos Neto Aversa / Superintendente de Comunicação e Marketing da Sabesp

Pecados capitais do Serviço Público no relacionamento com a mídia
Ricardo Noblat / Diretor de Redação do Correio Braziliense

As armas da Comunicação na guerra contra a fome
Assessoria de Comunicação da Embrapa
(palestrante em fase de confirmação)


Comunicação como fator de apoio à produção científica nas universidades
Cremilda Medina / Coordenadora de Comunicação Social da Universidade de São Paulo

Comunicação e educação para populações de baixa renda
Transformando desesperança em dignidade

Gilberto Costa / Assessor de Comunicação do Fundescola

Comunicar saúde ou noticiar doenças? Por que a dúvida?
Clélia Barreira / Coordenadora de Promoção, da Secretaria de Políticas da Saúde do Governo Federal
(palestrante em fase de confirmação)


A revolução da internet e os Serviços Públicos no Brasil
Solon Lemos Pinto / Secretário de Logística e Tecnologia da Informação Ministério do Planejamento
(palestrante em fase de confirmação)


Em busca da linguagem única para comunicar Educação
Carlos Vogt, diretor do Labjor-Laboratório de Assuntos Avançados da Unicamp e Diretor-Executivo da Uniemp - Fórum Permanente das Relações entre Universidade e Empresas
(palestrante em fase de confirmação)


Sem um programa de Comunicação eficaz é impossível conseguir desenvolvimento econômico e social
Conferencista: John Garrison / Técnico do Banco Mundial, especialista em Sociedade Civil


As novas tecnologias e os desafios da difusão da informação no serviço público brasileiro
Beth Costa/ Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ

Ouvidoria é capaz de mudar o perfil do Serviço Público?
Vera Ramos / Ouvidora do Procon-São Paulo
(palestrante em fase de confirmação)


O papel da Rede Pública de Comunicação na democratização das informações
Jorge da Cunha Lima, Presidente da Fundação Padre Anchieta
(palestrante em fase de confirmação)


Comunicação e carisma: o exemplo do Governo Covas
Osvaldo Martins, Secretário de Comunicação do Governo de São Paulo
(palestrante em fase de confirmação)



O papel da tevê pública para a melhoria da qualidade da televisão brasileira
Laurindo Lalo Leal Filho / Professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

Rádio, o número 1 da prestação de serviços, inclusive na área pública
Élvio Mencarini, Presidente da Rádio 2 Comunicação

Informação e militância política: Mistura explosiva
José Hamilton Ribeiro / Repórter do Globo Rural


Imagem e regionalismo - A lição que vem do Nordeste
Roberto Cláudio Frota Bezerra / Reitor da Universidade Federal do Ceará
(palestrante em fase de confirmação)


O convívio entre o Serviço Público e os atores sociais
Como as Relações Públicas podem melhorar este cenário?

Flávio Schmidt / Presidente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas - Conferp

O Poder Judiciário e a Imprensa na defesa do Cidadão
A inversão de papéis e o descrédito nas instituições

Rubens Approbato Machado / Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Brasil
(palestrante em fase de confirmação)


Como e por que modernizar as imprensas oficiais do País
Sérgio Kobayashi / Presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e da Associação das Imprensas Oficiais do Brasil
(palestrante em fase de confirmação)


Um projeto de Comunicação que reforça a fé no Poder Legislativo

Ramiro Batista / Diretor de Comunicação e Informação da Assembléia Legislativa de Minas Gerais