Seminário Internacional de Comunicação
Internet, e depois?
Imagens do novo milênio

"… preciso desmascarar a ideologia
técnica que reduz a comunicação à técnica
e constrói uma falsa hierarquia
entre novos e antigos midia."
Dominique Wolton

 

Organização: Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Comissão organizadora: Juremir Machado da Silva (coordenador), Dóris Haussen e Roberto Porto Sim¦es.

 

Local: Auditório da Arquitetura noPrédio 9 PUCRS

Saiba mais:

Entre em contato com a Pós-Graduação: comunicacao-social-pg@pucrs.br

Justificativa:


Internet explodiu na última década do século XX. Rapidamente, ganhou o mundo, ainda que esteja longe de ganhar todos os lares. Fala-se de "era da Internet", mesmo que a maioria da população mundial esteja excluída da sua órbita. De algum modo, as novas tecnologias da comunicação já mudaram a vida das pessoas no mundo inteiro.

Como toda tecnologia nascente, Internet produziu deslumbramento e resistência. Se Pierre Lévy e Nicholas Negroponte tornaram-se os arautos da "Boa Nova", Paul Virilio e Dominique Wolton, entre outros, dispuseram-se, de imediato, a refletir sobre os excessos discursivos, sobre as possibilidades de aumento do controle social graças a novos instrumentos de devassa da privacidade e sobre a veracidade das promessas contidas na publicidade da nova era.

Um novo combate entre "apocalípticos" e "integrados" estabeleceu-se. Dominique Wolton procurou levar a discussão às últimas conseqüências com um livro: Internet, e depois? … a partir dessa obra que o V Seminário Internacional se organiza. A sua principal justificativa é muito simples: em tempos de transição, quando tudo se anuncia sombrio ou resplandecente, logo nebuloso, é preciso chamar os atores à mesa de debate.

O V Seminário Internacional de Comunicação tem por objetivo congregar a comunidade científica, no domínio da comunicação e das ciências humanas, em busca de interc‚mbio informativo e de reflexão partilhada. Entende-se que o saber é um produto de práticas coletivas, recebendo o indivíduo estímulo e condições aprimoradas no contato com os seus pares. Em tempos de crise de referenciais, pensar em conjunto significa investir no patrimônio social e valorizar a interatividade.

A pergunta básica que justifica este seminário, e inúmeros outros com o mesmo tipo de preocupação, é simples: há cultura na era da informação, ou a barbárie, encoberta pela vertigem tecnológica, começa a devorar o tecido social? No caso do Brasil, a questão recebe um desdobramento especial: o Brasil possui uma cultura específica, matizada na atualidade pela mídia, ou a sua cultura reflete apenas o padrão das nações subdesenvolvidas ou em desenvolvimento. Cultura da pobreza ou riqueza e diversidade cultural apesar dos impasses econômicos?

Objetivos:

- Fomentar o debate sobre a relação Internet e imaginário na construção dos trajetos existenciais na aurora de um novo milênio.

- Possibilitar o interc‚mbio de idéias entre pesquisadores de universos culturais diferentes mas, de algum modo, interessados no imaginário comunicacional brasileiro.

- Fornecer um quadro anual de reflexão para estudantes e pesquisadores em comunicação social.

- Favorecer, com os grupos de trabalho, o aperfeiÁoamento de jovens pesquisadores, dando-lhes a oportunidade de expor o resultado parcial de suas pesquisas e de interagir com pesquisadores mais experientes.

- Trazer para a FAMECOS/PUCRS o conhecimento produzido em outras instituições, gerando um espaÁo privilegiado de cruzamento de idéias.

- Potencializar a discussão sobre as novas tecnologias da comunicação, em especial Internet, sob o prisma das tecnologias do imaginário.

Programa
1º de outubro
9h30min:
Conferencista: Ciro Marcondes Filho
Debatedor: Flávio Cauduro
Tema: Internet e indústria cultural
14 horas:
Grupos de Trabalho
(apresentação de comunicações e de ensaios por mestrandos e pesquisadores. Aberto aos estudantes e professores de outros programas de pós-graduação em Comunicação, entre os quais o da UFRGS, o da UNISINOS e da Universidade de Caxias do Sul. Dez apresentações por GT. Com a presença dos conferencistas nacionais e internacionais. Experiência de grande êxito nas duas primeiras edições do Seminário Internacional de Comunicação da FAMECOS)
- Comunicação e Indústria Audivosual (coordenador: João Guilherme Barone FAMECOS/PUCRS)
- Estudos em Jornalismo (coordenador Beatriz FAMECOS/PUCRS)
19h30min:

Conferencista:
Dominique Wolton
Debatedores: Ciro Marcondes Filho e Francisco Rüdiger
Tema: O que virá depois da Internet?
2 de outubro
9h30min

Conferencista:
Joseph Misiewicz
Debatedor: Roberto Porto Sim¦es
Tema: Apreciação crítica da televisão
14 horas ó Grupos de Trabalho
- Comunicação e Cultura (coordenadores: Francisco R¸digger e Ana Carolina Escosteguy ó FAMECOS/PUCRS)
- Estudos em Turismo (coordenadora: Suzana Gastal ó FAMECOS/PUCRS)
- Comunicação e Tecnologias das Mídias (coordenadores: Flávio Cauduro e Beatriz Rahde ó FAMECOS/PUCRS)
19h30min:

Conferencista:
Giovandro Ferreira
Debatedor: Antônio Hohlfeldt
Tema: Os discursos da mídia
3 de outubro
9h30min:

Conferencista:
Marcos Palácios
Debatedor: Francisco Menezes Martins
Tema: Falando Português na Internet: um diagnóstico e muitos desafios†å
14h:
- Publicidade e Propaganda (coordenadora: Neusa Demartini Gomes FAMECOS/PUCRS)
- Comunicação Organizacional (coordenador: Cleusa Scroferneker FAMECOS/PUCRS)
- Estudos em Rádio: (coordenadora: Magda Cunha FAMECOS/PUCRS)

Seminário (disciplina) específico Dominique Wolton

Título: Pensar as mídias convencionais e as novas tecnologias da comunicação
Tema: Da televisão à Internet: revolução ou discurso publicitário?
Ementa: Apesar da profusão de discursos sobre as novas tecnologias da comunicação, a relação dos novos meios com os antigos (ou convencionais) continua precária e confusa. Dominique Wolton, pensador original no campo da reflexão sobre a televisão, prop¦e um olhar cruzado, crítico e singular sobre o novo panorama midiático internacional.
Formato: seminário de 30 horas (dois créditos)
Professor: Dominique Wolton (Pesquisador do CNRS/França, especialista em televisão e em novas tecnologias da comunicação)
Data: de 1º a 5 de novembro, das 8h às 12h
Aula especial no V Seminário Internacional de Comunicação
1º de outubro, às 19h30min:
O que virá depois da Internet?
Debatedor: Ciro Marcondes
Leitura: seis horas de leitura prévia (Dominique Wolton. O Elogio do Grande Público. Petrópolis, Vozes, 1998; "Pensar a Internet". Revista FAMECOS, nº 15, agosto de 2001.
Vagas: 25 para alunos de pós-graduação e 15 para extensão
Bibliografia de apoio
WOLTON, Dominique. Penser la communication. Paris, Flammarion, 1997.
__ Internet, et aprËs? Une théorie critique des nouveaux médias. Paris, Flammarion, 1999.
__ Internet, petit manuel de survie. Paris, Flammarion, 2000.