Curso: Evento Cultural

Profissionalizar a área de eventos culturais. Esta é a proposta do Curso de Produção e Marketing Cultural que será ministrado pela Kavantan & Associados entre 15 e 31  de outubro, na Fábrica de Quadrinhos (inicialmente, o curso estava programadao para ser ministrado entre 1º e 24 de outubro, mas a data foi remanejada por motivos de força maior).Serão oferecidas seis aulas nas segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 23h00. O curso é dirigido a produtores culturais, artistas, profissionais de marketing e comunicação. São 25 vagas. A matrícula custa  R$ 330,00. O valor pode ser parcelado em duas vezes.
         O conteúdo programático engloba todas as etapas de produção de um evento cultural, dsde a análise de custo-benefício de um projeto, passando pela produção, elaboração, formatação de proposta, captação de patrocínio, administração de recursos, prestação de contas e divulgação de produto cultural, incluindo dicas sobre assessoria de imprensa, mapeamento de mídia e publicidade. Além disso, também será explicado como funcionam as leis de incentivo fiscal, como a Lei Mendonça, Lei Rouanet e Lei do Audiovisual.
        Segundo a gerente da Kavantan & Associados e ministradora das aulas, Sonia Kavantan, a produção de eventos culturais brasileira, na maioria das vezes, ocorre sem metodologia e até mesmo sem análise da relação entre custo e benefício. Desta forma, avalia a especialista, despende-se muito mais esforço e tempo do que o necessário,  não se otimiza os já escassos recursos para a área cultural, ou ainda, não se atinge o público-alvo, mesmo com uma programação de boa qualidade. Por outro lado, na opinião dela, os profissionais de marketing encontram dificuldades em analisar projetos culturais, estabelecer os retornos publicitários e promocionais às suas empresas e otimizar as possibilidades de utilização dos vários incentivos fiscais na área cultural.
         “Há necessidade de se formar profissionais para a área de programação e produção cultural e ao mesmo tempo instrumentalizar as pessoas que já atuam nessa área, tanto do lado ‘cultural’, como do lado do ‘marketing’”, explica a ministradora.
Currículo
        Sonia Kavantan acumula em seu currículo 15 anos de experiência em programação, marketing cultural e captação de recursos. Já trabalhou na produção e assessoria de projetos das mais diversas áreas de expressão cultural, como peças teatrais, filmes, exposições e  shows. Entre seus trabalhos mais conhecidos está a direção de produção do longa-metragem Bocage, o Triunfo do Amor, de  Djalma Limonge, e dos espetáculos teatrais Quixote, com Carlos Moreno, e  Pai, com Bete Coelho no elenco e direção de Paulo Autran, entre outros produtos.
Serviço
Curso:  Produção e Marketing Cultural
Período: 15 a 31 de outubro. Segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 23h00.
Vagas: 25.
Matrícula: R$ 330,00.
Local: Fábrica de Quadrinhos.  Av. Nove de Julho, 3265, Jardim Paulista. Tel. 3884.8867.  Estacionamento Convenviado (50% de desconto): Alameda Lorena, 665 – A.
Informações e Inscrições: (11) 3023-3040 / 3022-8754 / 3022-6587
___________________________
MA/MTb 25.116  Fonte: Maxpress on line  10.10.2001