Bolsas de estudo


Gratuitas

PUC-SP
A PUC-SP mantém um Programa de Bolsas de Estudos para alunos com carência financeira, mediante condições. O programa atinge 15% dos alunos da graduação e 53% dos alunos pós-graduandos.
http://
www.pucsp.br

 

 

CNPq
Órgão do governo federal que oferece bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação.
www.cnpq.br/bolsas/index.htm


 

Unicamp
O aluno da universidade tem várias opções de bolsa, se precisar complementar sua renda. São três tipos de auxílio: bolsa de pesquisa; bolsa de trabalho; contratação por terceiros.
www.fee.unicamp.br/cg/cgbolsas.htm


 

British Council
O Conselho Britânico oferece bolsas de estudo para estudantes de pós-graduação nas áreas Industrial, Comercial, Financeira, Política, Social, Jornalística, Ambiental e Jurídica.
www.britishcouncil.org


 

CAPES
A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), subsidia cursos de pós-graduação por meio de bolsas de estudo e outros mecanismos.
www.capes.gov.br/bolsas/index.html


 

Programa Fulbright
Programa de intercâmbio cultural e educacional do governo dos Estados Unidos concede bolsas de estudo, de pesquisa e docência. Exige processo de qualificação e canditadura com um ano de antecedência.
www.fulbright.org.br


 

Fundação Estudar
Fundação do grupo Garantia concede bolsas de estudos integrais. O candidato precisa ter sido aceito por uma escola brasileira ou internacional na área de negócios e provar que não pode pagar o curso.
www.estudar.org.br


 

CCBA
O Centro Cultural Brasil Alemanha encaminha interessados em bolsas de graduação, pós-graduação, doutorado e pós-doutorado na Alemanha. As bolsas são nas áreas de engenharia, medicina, meio ambiente e aperfeiçoamento da língua alemã.
www.ccba.com.br


 

ECFMG
O setor de bolsas do Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG) oferece aos formandos de medicina cursos de especialização e aproveitamento profissional nos Estados Unidos.
www.ecfmg.org


 

Ministério das Relações Exteriores
O Ministério das Relações Exteriores fornece bolsas na área de Política e Ciências e Tecnologia, no Brasil e no exterior. O regulamento detalhado e os projetos já aceitos para cursarem a bolsa encontram-se no site.
www.mre.gov.br



Pagas

Faculdade Anhembi Morumbi
Esta faculdade de São Paulo oferece aos seus alunos, a partir do segundo ano de curso, a oportunidade de obter uma bolsa de estudos rotativa, para aqueles que comprovarem situação financeira precária. Ao fim do curso, o aluno paga o que deve.
www.anhembi.br/uam/servicos.htm


 

Financiamento Estudantil - Fies
Foram prorrogadas as inscrições para o FIES (Financiamento Estudantil) até 30 de março. O programa do Ministério da Educação, que substituiu o antigo Crédito Educativo, para estudantes de instituições particulares de ensino superior. Cobre até 70% dos custos com mensalidades. O aluno começa a pagar um ano depois de concluir o curso. Os juros são de 9% ao ano. Neste ano estarão disponíveis 50 mil bolsas: 30 mil no primeiro semestre e 20 mil no segundo. Os candidatos devem fazer a inscrição pelo site do MEC (Ministério da Educação) e levar 2 cópias para a Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do FIES da faculdade. Mais informações pelo telefone 0800 616161 ou pelo site do MEC:
www.mec.gov.br


Fonte: Revista Tudo on line/25/11/2001 Editora Abril. www.abril.com.br