INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO E ECONOMIA SOLIDÁRIA

PARTICIPE DA ÚLTIMA PALESTRA DO FÓRUM DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE 2001

INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO E ECONOMIA SOLIDÁRIA

PALESTRA GRATUITA

Local: Auditório da FIEMG
Av. Contorno no 4520 - Funcionários - Belo Horizonte - MG
Data: 30/11
Hora: 14h

A palestra vai discutir o Investimento Social Privado: uso planejado,
monitorado e voluntário de recursos privados - provenientes de pessoas
físicas ou jurídicas - em projetos de interesse público. Incluem-se neste
universo as ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e
institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias ou indivíduos.
Diferentemente do conceito de caridade, que vem carregado da noção de
assistencialismo, os investidores sociais privados estão preocupados com os
resultados obtidos, as transformações geradas e a cumplicidade da
comunidade para o desenvolvimento da ação.

O outro tema a ser abordado é a Economia Solidária, focando as cooperativas
e sua relação com a Responsabilidade Social. O cooperativismo é um sistema
que se baseia na Responsabilidade Social, conceito que está presente
princípios básicos da filosofia cooperativista. Por democratizar a
participação e basear-se na divisão da produção, o sistema cooperativista
pode ser reconhecido como uma forma de economia solidária, além de se
alicerçar na crença da supremacia do ser humano sobre o capital e ser vetor
de disseminação dos princípios sociais nos diversos segmentos da sociedade.



PALESTRANTES CONVIDADOS:

*  Judi Cavalcanti

Gerente do Núcleo de Informação e Comunicação do GIFE - Grupo de
Institutos, Empresas e Fundações, organização da sociedade civil, sem fins
lucrativos, que opera no terceiro setor e congrega 62 instituições de
origem privada que, de forma voluntária e sistemática, investem recursos
privados - humanos, técnicos ou financeiros - em projetos sociais. De
acordo com o estudo realizado em 2000 com 48 associados do GIFE, foi
constatado que 72,9% da rede elaboram planos    estratégicos para nortear
sua atuação social; 83,3% trabalharam com planos de ação no último
exercício; 95,8% fazem planejamento para projetos/ações; 87,5% realizam
algum tipo de monitoramento desses projetos; e 91,7% submetem-nos a
avaliações de resultado.

*   Dr. Almir Gentil

Diretor de Marketing da Unimed do Brasil e diretor de  Responsabilidade
Social da Fundação Unimed. Dr.  Almir é um dos responsáveis pela Política
de Responsabilidade Social Unimed, programa nacional que visa disseminar a
prática da responsabilidade social no Sistema Unimed, oferecendo apoio e
instrumentos para o desenvolvimento de programas sociais fundamentados na
ética cooperativista e nos direitos humanos, com objetivo de fortalecer as
comunidades em que as Unimeds de inserem.

É IMPRESCINDÍVEL SE INSCREVER PELO 0800 301 301 ou www.fundacaounimed.com.br

Vagas limitadas
www.fundacaounimed.com.br - social@fundacaounimed.com.br

Lista sobre Comunicação organizacional administrada pelo Laboratório de
Relações Públicas Plínio Carneiro
Universidade Federal de Minas Gerais
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