1) EVENTOS

1.1)  FÓRUM REGIONAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

"Sensibilizando e Informando as Práticas de Responsabilidade Social das
Empresas"

Data: 28 de novembro de 2001
Local: SENAC - Araçatuba
Avenida João Arruda Brasil, 500

Informações
(0xx18) 623.2381 - Márcia ou Beatriz
(0xx18) 642.4346 - Marcos ou Maria
(0xx18) 623.8740 - Adriana ou Márcia
(0xx18) 624.3424 - Marcos

VAGAS LIMITADAS

I - O Evento
O Fórum Regional de Responsabilidade Social é um evento que busca discutir
a responsabilidade social sob os seus três eixos principais - conceito,
estratégia e prática , com o objetivo de oferecer às empresas ferramentas
que possam estimulá-las a implementar políticas e práticas socialmente
responsáveis.
"Sensibilizando e Informando as Práticas de Responsabilidade Social das
Empresas" é, o debate central do Fórum, distribuído em uma programação que
conterá Palestras e Painéis.
Prepare-se para discutir o tema que vem ocupando, no Brasil e no mundo,
importante espaço na formulação de estratégias empresariais e nos debates
econômico, social e político.

II - Público-alvo

Presidentes, vice-presidentes, superintendentes de empresas e executivos
das áreas: Planejamento Estratégico, Marketing, Recursos Humanos,
Administrativa, Financeira, Comunicação Corporativa, Operações, Vendas,
Atendimento ao Consumidor, Relações com o Mercado, Qualidade; dirigentes
empresariais, investidores e dirigentes de entidades empresariais e de
responsabilidade social empresarial.

III - Localização

SENAC de Araçatuba
Av. João Arruda Brasil, 500

IV - Outras informações

Almoço  - "Projeto Alimente-se bem - SESI"

V - Programação Reduzida

8h00 às 8h30
Credenciamento
Apresentação e retirada de materiais na secretaria do evento.

8h30 às 9h00
Abertura
Prefeito Municipal
Diretor Regional do CIESP

9h00 às 10h00
"Responsabilidade Social nos Negócios e Ética" -
Patricia Almeida Ashley
A palestra irá apresentar um modelo para o conceito e a aplicação da
responsabilidade social nos negócios. O conceito de responsabilidade, em
geral, e de responsabilidade social nos negócios, a evolução do conceito e
as suas especificidades.
A necessidade de um conceito de empresa apropriado à perspectiva da
govenança de relações negócio-sociedade.
A questão da moralidade corporativa intermediando a perspectiva a ser
adotada.  Fatores que possam intervir na moralidade corporativa e na
liberdade de  escolha da direção da empresa.
O mercado e seus ditames.
A administração de mudanças e a responsabilidade social nos negócios

10h00 às 10h15
Diálogo: Perguntas, colocações, comentários e Debates

10h15 às 10h45 Coffee Break

10h45 às 11h45
Responsabilidade social, a nova economia e os desafios no Brasil - Sergio
Mindlin - Conselheiro do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade
Social e Presidente da Fundação Telefonica.
A nova economia trouxe maior competição, novas tecnologias e a
globalização. Estamos numa época em que a comunicação e o conhecimento
estão sendo muito valorizados. Nesta Palestra será discutido até que ponto
a responsabilidade social é estratégica neste novo contexto e também como
os novos sistemas produtivos podem ser utilizados para a promoção da
responsabilidade social. Apresentaremos um panorama da evolução do tema no
país e uma reflexão sobre os  novos desafios, entre eles a criação de
canais que visam estimular o consumidor a valorizar as práticas
empresariais socialmente responsável.

11h45 às 12h00
Diálogo: Perguntas, colocações, comentários e Debates

12h00 às 13h30
Almoço - Projeto Alimente-se  Bem

13h30 às 14h30
Redes Sociais: uma estratégia para o desenvolvimento social. - Jorge Carlos
Silveira Duarte - Gestor de Redes Sociais do Senac-SP
As redes sociais visam promover a troca de informações entre as
organizações na construção de um trabalho que melhore as comunidades. Elas
podem ser de três tipos: a local - reunião de instituições de uma mesma
localidade - , a temática - reunião de pessoas e instituições envolvidas
com certo tema -, e a de serviços - reunião de pessoas pela sua competência
profissional.

14h30 às 15h00
Diálogo: Perguntas, colocações, comentários e Debates

15h00 às 15h30 Coffee Break

15h30 às 16h30
"Casos Concretos"
Instituto Pró-Criança de Birigui
Fundação Telefônica

16h30 às 17:00
Encerramento


1.2) 1º ENCONTRO DO FORUM PERMANENTE DO BALANÇO SOCIAL - ETAPA RIO DE
JANEIRO

Data: 22 de novembro de 2001 - 17 às 19:30 horas
Local:Firjan, Av. Graça Aranha nº 1 - Centro, Rio de Janeiro/RJ.

O Ibase e a Fundação Fides, em parceria com a Abamec e o apoio do Núcleo de
Responsabilidade Social do Sistema Firjan (Firjan, Cirj, SESI, SENAI e
IEL), têm o prazer de convidá-los para o "Fórum Permanente do Balanço
Social - Etapa Rio de Janeiro" que será realizado no dia 22 de novembro de
2001, das 17 às  19:30 horas, no Rio de Janeiro.
O objetivo principal deste encontro é proporcionar um espaço plural,
democrático e qualificado de diálogo sobre Balanço Social e
Responsabilidade Social Corporativa entre representantes de empresas, ONGs,
sindicatos, consultores, especialistas e pesquisadores. Nossa meta é levar
esta semente para diversas capitais brasileiras.  Neste primeiro encontro,
que se realizará no Rio de Janeiro, teremos a seguinte agenda:

17:00 - Recepção, café e contatos
17:30 - Abertura e apresentações
17:50 - Histórico e perspectivas do Fórum Permanente do BS
18:10 - "Casos Concretos": duas empresas fluminenses que publicam BS
18:40 - Diálogo: perguntas, colocações, comentários e debates
19:30 - Encerramento e desdobramentos futuros

Vagas limitadas. Favor confirmar presença até 21/11 com Cláudia Mansur
(Ibase) no telefone (0xx21) 2509-0660 ou pelo e-mail:  cmansur@ibase.br


1.3)  SEMANA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UERJ
25ª Semana de Relações Públicas - Tema: Responsabilidade social  nas
Empresas

PÚBLICO-ALVO
Estudantes e profissionais de Comunicação Social, Ciências Sociais,
Administração, Economia e demais áreas correlatas.

LOCAL:
Auditório 11 (1º andar)
Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Mais informações: (21) 2587 7568 (Fabiana) de 14h às  17h

Programa:

21 de Novembro
Mudança de Paradigmas e Responsabilidade Social
No primeiro dia, o evento apresentará o que é Responsabilidade Social,
como,  quando e porque surgiu no Brasil.
Mediador: Prof. Ricardo Freitas, Dr. em Sociologia pela Universidade de
Sorbonne e Diretor da COMUNS.

18h30 - Abertura do evento com presença do Prof. André Lázaro, sub-reitor
de   Extensão.
18h45 - Palestra do Prof. Paulo Márcio de Mello, Diretor do CEPUERJ.
19h15 - Palestra do Patrícia Kanashiro, Representante do Instituto Ethos.
19h45 - Palestra de Flávia Vigio, Supervisora de Projetos Especiais Mc
Donald's / Publicom.
20h15 - Debate.
21h - Coffee-end.

22 de Novembro
Comunicação e Responsabilidade Social
No segundo dia serão discutidas as perspectivas do trabalho de comunicação
nos trabalhos de Responsabilidade Social realizados nas empresas. Serão
analisadas estratégias e instrumentos de comunicação que contribuem  para a
realização dos projetos sociais.
Mediador: Manoel Marcondes Machado Neto, Dr. em Ciências da Comunicação
pela  USP e Professor de Relações Públicas da FCS-UERJ

18h30 - Abertura do evento
18h45 - Palestra de Simone Guimarães, Gerente de Desenvolvimento
Sustentável da Shell.
19h15 - Palestra de José Pinto Monteiro, Diretor de Assuntos Corporativos
da  Xerox do Brasil
19h45 - Debate.
20h30 - Coffee-end.

23 de Novembro
Responsabilidade Social e Marketing Institucional Encerrando o ciclo de
palestras serão apresentados os resultados e as  perspectivas dos projetos
sociais no Brasil, como também serão ressaltadas as vantagens para a
construção da imagem institucional de uma empresa que investe no social.
Mediador: Erick Felinto de Oliveira, Dr. em Literatura Comparada pela UERJ
e Professor de Teoria da Comunicação da UERJ

18h30 - Abertura do evento
18h45 - Palestra de Lia Hermont Blower, Gerente de Comunicação Nacional da
Petrobras.
19h15 - Palestra de Andrea Tissenbaum, Coordenadora de Projetos da Rede
Globo.
19h45 - Debate.
20h30 - Coffee-end.

Inscrições:
R$ 5,00 ou R$ 3,00 + 1 Kg de alimento não perecível
No local: uma hora antes do início do evento.

Realização dos alunos do 8º período de Relações Públicas: Angélica Nasser,
Carina Carvalho, Carlos Henrique Galbi, Djamilia Pitta Grós, Denise Rugani,
Fabiana Novo, Janayna Arrais, Rachel Grey, Sheila de Sena e Viviane
Anchieta sob a coordenação do Prof. Cláudio Cotrim.

Diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ:
Prof. Paulo Sérgio Magalhães
Vice Diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ:
Prof. Ronaldo George Helal
Chefe do Departameto de Relações Públicas da UERJ:
Prof. Manoel Marcondes Machado Neto


1.4) UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ
Centro de Produção - Programa de Responsabilidade Social e Desenvolvimento
Sustentável -REDES

PAUL SINGER FALARÁ NA UERJ SOBRE O TEMA ECONOMIA SOLIDÁRIA
O Centro de Produção da UERJ, dando prosseguimento ao Ciclo de Debates do
Programa Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável-REDES,
recebe o Professor Paul Singer, Titular de Macroeconomia da USP, que falará
sobre Economia Solidária, no dia 5 de dezembro, às 15horas.

As bases ideológicas da economia solidária, a autogestão versus competência
científica e, ainda, a economia solidária no Brasil são alguns dos pontos
que o Prof. Singer abordará na palestra.

Paul Singer é uma referência na área de economia, já tendo lecionado na
PUC/SP, FGV/SP e, ocupado o cargo de Secretário Municipal de Planejamento
de São Paulo. Entre as suas principais publicações, cerca de 28 no Brasil e
no estrangeiro, estão Brasil na crise: perigos e oportunidades,
Globalização e desemprego: diagnósticos e alternativas e Utopia militante:
repensando o socialismo.

A palestra é direcionada para profissionais da área de educação, de
instituições públicas e privadas, estudantes, participantes de movimentos
sociais, fundações, organizações governamentais e não-governamentais e
pessoal de empresas.

O evento será realizado na UERJ, no auditório 11, 1º andar, Bloco F, do
Pavilhão João Lyra Filho, Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã. As vagas
são limitadas por ordem de inscrição e devem ser feitas pelo tel./fax
2587-7308 ou pelo e-mail: redes@uerj.br .

O evento é gratuito.


1.5) PRIMEIRO FORUM ESCM DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA EMPRESARIAL
- ESCOLA SUPERIOR CÂNDIDO MENDES - Rio de Janeiro

Data: 26 de Novembro, das 18h às 22h - vagas limitadas
Local: Teatro João Teotônio - Rua da Assembléia, 10 - Subsolo

Principal objetivo: torná-lo um projeto interdisciplinar capaz de envolver
alunos, professores e coordenação, formando uma grande equipe de trabalho,
cumprindo a missão de desenvolver a potencialidade dos alunos e transformar
idéias em ações. A equipe de trabalho do primeiro FÓRUM ESCM, composta com
os alunos do 4º módulo de Gestão de Marketing, a professora Rita Afonso e
Coordenação, convidamos todos os interessados, a estarem presentes no
evento.  Maiores informações em
http://planeta.terra.com.br/negocios/empresaresponsavel/escm.jpg


1.6) CURSO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS INSTITUCIONAIS E DE PROJETOS

APRESENTAÇÃO
A Aiubá Projetos e Cidadania é uma organização não-governamental sem fins
lucrativos, autônoma e sem vínculos partidários ou religiosos. Aiubá é uma
palavra Tupi-guarani que significa abraço e pretendemos abraçar idéias que
promovam a transformação e o desenvolvimento da sociedade.
Queremos colaborar na construção de um mundo mais justo, mais democrático,
mais livre e consequentemente mais feliz.
Atuando em projetos sociais, percebemos a  necessidade de (in)formar e
capacitar pessoas oferecendo cursos para entidades sem fins lucrativos e
suas especificidades. Fiel ao objetivo de democratizar a informação,
promovemos cursos com preço acessível e ministrado por profissionais de
qualidade que atuam no terceiro setor.

Objetivo
Propiciar aos participantes obter uma visão crítica sobre a captação de
recursos para projetos sociais, a partir do conhecimento dos princípios
básicos e sua aplicação às instituições.
Público alvo
Profissionais que trabalhem com captação para projetos sociais , e demais
interessados.
Ministrante
Francisca Candida Candeias de Moraes - Mestranda em Administração pela
Fundação Getúlio Vargas-RJ, desenvolve pesquisa sobre o tema
"Autosustentação financeira de instituições sem fins lucrativos", é formada
em Administração de Empresas , pós-graduada em Administração de Recursos
Humanos, habilitação técnica de nível médio em Contabilidade.
Atua há 20 anos em atividades de planejamento, execução, acompanhamento,
controle e consultoria em organizações dos setores empresarial,
governamental e sem fins lucrativos, realizando atividades de estruturação
e gestão das áreas de recursos humanos, financeira (recursos públicos e
privados, nacionais e externos), contábil, controladoria, orçamento e
custos, implementando diversas ferramentas de gestão.
Foi responsável pela Área de Gestão da RITS - Rede de Informações para o
Terceiro Setor, instituição sem fins lucrativos que atua na área de
projetos de Internet e inclusão digital, respondendo pela gestão de
recursos humanos, logísticos, financeiros,  como responsável pela área de
apoio à gestão do site, até agosto/01.
Professora da disciplina "Captação de Recursos" do Curso de Gestão para
ONGS da FGV-RJ.

Programa do curso

A) FONTES DE RECURSOS
Modelos de Financiamentos Organizacionais
Tipos de Financiamentos
Agentes Financiadores

B) ASPECTOS ESTRATÉGICOS E ÉTICOS DA CAPTAÇÃO
Missão e valores da organização
Contatos estratégicos da captação
Apresentação de projetos
Execução
Prestação de Contas

C) ESTRUTURAÇÃO DA ÁREA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Definição das estratégias
Estabelecimento do modelo de financiamento e das estratégias de captação
Definição do perfil dos captadores
Relacionamento interno - área de captação e outras áreas da instituição

D) CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS ESPECÍFICOS
Definição e planejamento de projetos
Identificação de financiadores potenciais e linhas de apoio
Apresentação do projeto a financiadores potenciais

Carga horária 16 horas
Data : 03,04,05 e 06/12/2001
Horário: 9:00 às 13:00
Local: Rua México, 11 sobreloja 201- Primus Centro de Estudos, em frente ao
Consulado dos Estados Unidos - Centro - Rio de Janeiro
Investimento
R$ 161,00 (inclui coffee-break, apostila e Certificado de Participação)
Inscrições
Pré-inscrições pelo telefax (21) 2226-1040 ou e-mail aiuba@aiuba.org.br,
informando: nome, endereço, telefone de contato, e-mail, instituição onde
trabalha, como soube do curso. O comprovante do pagamento da taxa deverá
ser encaminhado via fax, correio ou e-mail até 9 dias antes da realização
do início do curso.VAGAS LIMITADAS.

Forma de pagamento: Uma única parcela a ser depositada na conta corrente no
9.015-8 e agência no 3520-3 do Banco do Brasil, o comprovante do depósito e
a ficha de inscrição deverão ser enviados pelo fax (21) 2226-1040 ou por
e-mail aiuba@aiuba.org.br, até o dia 23 de novembro.


1.7) CURSO MARKETING SOCIAL PARA ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS

Data: 3 a 5 de dezembro de 2001 (segunda a quarta-feira) -  Carga Horária:
25 horas
Local: Federação dos Bandeirantes do Brasil Rua Marechal Câmara 186,
5ºandar, Centro, Rio de Janeiro (perto da Santa Casa de Misericórdia).
Facilitador: Romel Pinheiro, Administrador, mestrando em Administração,
fundador e Vice-presidente da Academia de Desenvolvimento Social.
Público Alvo: profissionais que trabalham ou têm interesse em trabalhar com
projetos sociais em Fundações, Institutos, ONGs, Sociedades Civis,
Cooperativas, Agências Financiadoras e outras iniciativas sem fins
lucrativos.

PROGRAMA

Conceito de Marketing; Terceiro Setor; Conceito de Mercado na área social;
Ambiente de Marketing; Evolução do Marketing; Cenário atual do Mercado na
esfera social; O papel das Organizações sem fins lucrativos na sociedade;
Missão organizacional; Conceito de Produto Social; Aspectos motivacionais
do  Marketing; Conceito de Público; Retenção de clientes; Composto de
Marketing; Elaboração de planos de Marketing; Estratégias de Marketing;
Segmentação de mercados; Seleção de segmentos de Mercado; Posicionamento;
Elaboração de Estratégias de Marketing.

INSCREVA-SE LOGO, VAGAS LIMITADAS.
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 28 DE NOVEMBRO
INVESTIMENTO: R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais).
PARA SE INSCREVER, preencha a Ficha de Inscrição e envie para o
Fax (21) 2535-2997 ou E-mail fatima@criativacao.com.br.
Caso sua inscrição seja confirmada, entraremos em contato e você terá 3
dias úteis para efetivar o pagamento.
Feito o pagamento, envie o comprovante para o fax ou E-mail indicado e
receberá confirmação da inscrição.
TELEFONES: 21 2535-1286 ou 2622-5563.
________________________________________________________________________
FICHA DE INSCRIÇÃO
NOME:
ENDEREÇO RESIDENCIAL:
CEP:                                CIDADE/ESTADO:
TEL::                                   FAX:
EMAIL:
INSTIUIÇÃO:
CARGO:
END. COMERCIAL:
CEP:                            CIDADE/ESTADO:
TEL/FAX:
E-MAIL:
QUAL SUA EXPERIÊNCIA COM MARKETING ? O QUE ESPERA DO CURSO?


1.8) SENAC-SP divulga sua programação de cursos para o Terceiro Setor

SENAC/SP - http://www.sp.senac.br/educomunitaria

Programação

Curso: Gestão Financeira para Organizações do Terceiro Setor
Data: 08/11/2001 a 10/11/2001 - 09:00 17:00

Curso: Cooperação e Liderança no Terceiro Setor
Data: 12/11/2001 a 14/11/2001 - 09:00 17:00

Curso: Educação Comunitária: Uma Estratégia de Promoção da Cidadania
Data: 12/11/2001 a 14/11/2001 - 09:00 17:00

Curso: Marketing para o 3º Setor: Planejando e Vendendo Boas Causas Sociais
Data: 10/12/2001 a 12/12/2001 - 09:00 17:00

Curso: Planejamento Estratégico no Terceiro Setor
Data: 12/12/2001 a 14/12/2001 - 09:00 às 17:00

Para maiores informações sobre a programação, entrar em contato através do
site
http://www.sp.senac.br/educomunitaria, para fazer sua inscrição on-line,
acesse PROGRAMAÇÃO - OUTROS EVENTOS ou CURSOS, escolha a atividade de seu
interesse e pelo link MAIS INFORMAÇÕES envie o formulário de interesse,
preenchendo todos seus dados, ou através do telefone: (11) 6647 5151.


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2) LIVROS


2.1) BALANCO SOCIAL - Uma Abordagem da Transferência e da Responsabilidade
Pública das Organizações, de João E. Prudêncio Tinoco, Ed. Atlas, 2001.
Descrição: Balanço social é um instrumento de gestão e de informação que
visa evidenciar, da forma mais transparente possível, informações
econômicas, ambientais e sociais do desempenho das organizações aos mais
diferenciados usuários, como pessoas envolvidas na geração de valor
financiadores, governos, clientes, fornecedores e comunidade.
Destaca-se neste livro o fato de contemplar e aliar dados sociais,
econômicos, ambientais e de cidadania corporativa, de forma a contribuir
para modificar a imagem pública das entidades do próprio pessoal e do
público em geral e, conseqüentemente, implantar efetivamente o balanço
social no Brasil. A abordagem adotada pelo autor objetiva, ao longo do
texto, demonstrar essa necessidade mediante o estudo dos seguintes temas:
elaboração do balanço social; demonstração do valor adicionado bruto (DVA),
balanço ecológico e contabilidade ambiental; responsabilidade social e
pública das organizações;  experiência do balanço social em vários países;
indicadores de gestão e excelência de pessoas do balanço social. Além
desses pontos arrolados, o livro apresenta pesquisa histórica, relativa aos
fatos econômicos e sociais, bem como aos países que se destacaram
pioneiramente na elaboração e implantação do balanço social, como França,
Estados Unidos, Holanda, Bélgica, Reino Unido Espanha e Portugal.

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3) PESQUISAS

3.1)  TERCEIRO SETOR: INVENTÁRIO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA

Segue em

http://planeta.terra.com.br/negocios/empresaresponsavel/ceats.doc
o pró-memória do workshop Terceiro Setor: Inventário da Produção
Brasileira. Em breve serão disponibilizando os resultados preliminares do
levantamento da produção sobre Terceiro Setor no Brasil no site do CEATS
(www.fea.usp.br/fia/ceats).


3.2) PESQUISA FAZ ANÁLISE COMPARATIVA DE BALANÇOS SOCIAIS

Ubirajá Silveira Filho (graduando do curso de Ciências Contábeis da
Universidade de Santa Cruz do Sul/RS) realizou estudo sobre os indicadores
dos Balanços Sociais das empresas que seguem o modelo 2000, proposto pelo
IBASE e que receberam o Selo IBASE/Betinho no ano de 2001. A partir do
estudo, pôde-se perceber o nível de investimentos na área social das
empresas analisadas, bem como onde cada empresa investe mais, se interna ou
externamente ou então na área ambiental. O trabalho comprova também a
importância do Balanço Social como uma ferramenta estratégica e gerencial a
ser explorada pelas empresas. Por meio do Balanço Social as empresas podem
se auto avaliar, bem como fazer um benchmarking entre outras empresas seja
do mesmo ramo, ou empresas de atividades diferentes.
Se alguém quiser trocar informações ou conhecer um pouco mais sobre a
monografia de Ubirajá Silveira Filho o seu E-mail é bira7@terra.com.br e
sua home page na internet com informações sobre Balanço Social,
Responsabilidade e Marketing Social, além de outras informações em
www.balancosocialrs.hpg.com.br

Lista sobre Comunicação organizacional administrada pelo Laboratório de
Relações Públicas Plínio Carneiro
Universidade Federal de Minas Gerais
Envio de mensagens para toda a lista: larplist@fafich.ufmg.br
Solicitação de exclusão da lista: larp@fafich.ufmg.br
Telefone/fax: 0xx(31) 3499-5078

INFORMAÇÕES RETIRADAS DO INFORMATIVO MENSAL EMPRESA RESPONSÁVEL -
NOVEMBRO/2001