BELO HORIZONTE -   MINAS GERAIS

Ciência Política
O Curso de Mestrado em Ciência Política da UFMG é o mais antigo do país, tendo sido fundado em 1966. A estrutura do curso está dividida em 24 créditos e uma dissertação. Os créditos devem ser completados em 3 semestres. Ao final do terceiro semestre os alunos devem submeter um projeto de dissertação aos seus orientadores. O Curso de Mestrado em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais tem o objetivo de preparar profissionais na área de Ciência Política capacitados para desenvolver atividades de ensino e pesquisa e de assessoramento a órgãos públicos e privados.
Nível: Mestrado
Unidade: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Educação
Formar o docente, o pesquisador e o profissional de educação capazes de elaborar e implementar projetos de pesquisa inovadores, teoricamente consistentes e socialmente relevantes. Constituir e criar uma instância de reflexão coletiva sobre as práticas e as teorias pedagógicas. Criar condições favoráveis ao desenvolvimento da pesquisa e da análise do fenômeno educacional, em suas múltiplas relações sociais e culturais
Nível: Mestrado e Doutorado
Unidade: Faculdade de Educação

Filosofia
Criado em 1974, tem a duração mínima de 1 ano e máxima de 3 e oferece bolsas de estudos com financiamento da CAPES, CNPq e FAPEMIG. As linhas de pesquisa são as seguintes: Estética e Filosofia da arte; Filosofia e Teoria Psicanalítica; Filosofia social e política; Lógica e Filosofia da ciência; Marxismo; História da Filosofia. Os critérios de seleção são: entrevista sobre o Projeto de Pesquisa, prova escrita e tradução de texto filosófico em língua estrangeira. As inscrições e a seleção acontecem anualmente no mês de novembro.
Nível: Mestrado e Doutorado
Unidade: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Sociologia e Política
O objetivo central do curso é oferecer treinamento teórico-metolodógico que possibilite aos estudantes o envolvimento, em medida adequada, com os problemas e debates atuais com que se defrontam as disciplinas. Conseqüentemente, faz parte da formação desejada o domínio dos instrumentos necessários à análise dos problemas substantivos de que venham a ocupar-se.
Nível: Doutorado
Unidade: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas


 Fonte: si
te www.ufmg.br

 30/12/2001