A concorrência global e a internacionalização de mercados têm exigido a rápida e permanente assimilação de novas tecnologias para a produção e seus sistemas administrativos. Hoje, a capacidade competitiva de uma empresa está aliada, como nunca, à sua competência interna. Nesse contexto, a visão estratégica do marketing, aplicada a qualquer organização, torna-se uma ferramenta indispensável à gestão dos negócios empresariais. O curso de especialização em Gestão Estratégica de Marketing busca focar a cultura empreendedora do marketing aplicado a qualquer área dentro da empresa, como, por exemplo, política de produtos, gestão de vendas, promoção, entre outras.

Público-alvo

Graduados que atuem em áreas afins, como marketing, comércio, vendas e comunicação.

Objetivo Geral

Possibilitar aos alunos a capacidade de criar e desenvolver negócios na área mercadológica, em qualquer empresa brasileira.

Titulação

Especialista em Gestão Estratégica de Marketing. A qualificação para o magistério superior poderá ser obtida, desde que cursada a disciplina optativa "Metodologia do Ensino Superior".

Duração

  • Início: 11 de março de 2002
    Término: dezembro de 2002

Carga horária

  • 375 horas-aula

  • Segundas, terças e quartas-feiras, das 19:00 às 22:30. Excepcionalmente, quando os professores forem de outros Estados, as aulas serão realizadas às quintas e sextas-feiras, das 19:00 às 22:30 e sábados, das 8:00 às 13:20

Número de vagas

35 (trinta e cinco)

Programa

  • Fundamentos do marketing

  • Gestão empresarial contemporânea

  • Pesquisa em marketing

  • Marketing de relacionamento

  • Segmentação de mercado e comportamento do consumidor

  • Marketing digital e comércio eletrônico

  • Metodologia do trabalho científico

  • Gerência estratégica de produtos e serviços

  • Gerência estratégica de preço

  • Gerência estratégica de distribuição

  • Gerência estratégica de promoção

  • Gerência estratégica de vendas

  • Planejamento estratégico de marketing

Coordenação

  • Prof. José Chequer Neto
    Depto. de Administração - PUC Minas
    Mestre em Administração - CEPEAD/UFM