Prova de Seleção: 23/02/2002

O profissional de marketing é hoje impelido a debruçar-se com mais profundidade sobre o fenômeno de crescimento dos serviços e seus impactos na economia. Ao lado dessa indispensável compreensão, deve tornar-se capaz de elaborar e executar estratégias de marketing eficientes e buscar, na combinação entre produtos e serviços, os fatores básicos de geração de valor agregado para as empresas.
Como todos os programas MBA Executivo ESPM, o MBA Executivo em Marketing de Serviços, em convênio com o IEC - PUC Minas, estrutura-se a partir de três grandes blocos de disciplinas que visam à consolidação do conhecimento do objeto de estudo.

Público-alvo

Executivos, gerentes de empresas e demais profissionais de nível superior das diversas áreas do conhecimento.

Objetivo Geral

Aprofundar conhecimentos na área e desenvolver aptidão para elaborar estratégias de marketing de serviços ou serviços suplementares agregados a produtos, com o objetivo de aumentar o valor para os clientes, criando diferenciais competitivos.

Titulação

Especialista em Marketing de Serviços. A qualificação para o magistério superior poderá ser obtida, desde que cursada a disciplina optativa "Metodologia do Ensino Superior".

Duração

 

  • Início: 15 de março 2002
    Término: setembro 2003

 

Carga horária

 

  • 600 horas-aula(*)

  • Quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18:00 às 22:30 e sábados, das 8:00 às 17:00

 

(*) Os alunos que apresentarem proficiência em finanças e métodos quantitativos serão dispensados de cursar 30 horas de cada uma das disciplinas.

Número de vagas

35 (trinta e cinco)

Programa

Disciplinas de Competência Essencial (**)

 

  • Fator humano

  • Análise ambiental e estrutural de negócios

  • Estratégias empresariais

  • Estruturas e processos

  • Marketing estratégico

Disciplinas de Especialização e Instrumentalização

  • Marketing de serviços

  • Entendendo o consumidor de serviços

  • Estruturação da empresa de serviços

  • Operações de serviços

  • Competindo como empresa de serviços (foco: cliente)

  • Métodos quantitativos aplicados

  • Finanças aplicadas

  • Tecnologia de informação

  • Gestão por competências

  • Business game

  • Antropologia do consumo

  • Estratégias de negociação

Disciplinas de Consolidação do Pensamento e da Ação Estratégica

  • Planejamento estratégico e de marketing de serviços

  • Estudos e pesquisas extraclasse e elaboração do trabalho de conclusão

 

(**) As disciplinas de cada grupo são pré-requisitos às posteriores.

Coordenação

 

  • Prof. Luiz César Salgado
    Depto. de Administração e Comunicação da ESPM
    Mestre em Educação - UNESA

  • Profª Magali Rezende Gouvêa Meireles
    Depto. de Matemática e Estatística - PUC Minas
    Mestre em Tecnologia - CEFET-MG

 


Prova de Seleção: 23/02/2002, às 9:00 h no IEC- PUC Minas

O exame de qualificação tem como objetivo avaliar os conhecimentos básicos para quem deseja:

 

  • a) Cursar MBA Executivo;

  • b) Ter o perfil do profissional que o mercado demanda.

 

Mais especificamente, a prova está dividida em duas partes. Na primeira parte, qualificatória e classificatória, estaremos medindo, através de 100 perguntas de múltipla escolha, os conhecimentos sobre:

 

  • PORTUGUÊS - interpretação de texto, vocabulário e concordância.

  • INGLÊS - interpretação de texto e vocabulário.

  • CONHECIMENTOS GERAIS - atualidades nacionais e internacionais nos campos social, econômico, político, tecnológico, cultural e de mercados.

  • MATEMÁTICA - frações e números decimais, equação de 1º grau, razão e proporção, porcentagem, representação cartesiana, grandezas proporcionais, regra de três e estatística elementar - descrição de dados amostrais, média, moda e norma. Raciocínio lógico.

 

É PERMITIDO O USO DE CALCULADORA

A nota de corte, definida a partir da distribuição das notas em uma curva de Gauss, será, portanto, conhecida após a divulgação dos resultados.

Na Segunda parte, FINANÇAS, estaremos medindo os conhecimentos mínimos necessários para quem deseja cursar a Pós-Graduação. Fazem parte desse tópico os seguintes assuntos:

 

  • Custo do dinheiro no tempo;

  • Relação custos fixos, variáveis e receita;

  • Análise de balanço;

  • Demonstrativo de lucros e perdas.

 

A prova de finanças é um teste de suficiência, ou seja, caso o candidato tenha acima de 7,0 (sete), ele estará automaticamente dispensado da obrigatoriedade de cursar a matéria Básico de Finanças.

A nota de finanças não entra na composição da nota final do exame de qualificação.

O CANDIDATO TERÁ QUATRO HORAS PARA A REALIZAÇÃO DESTA PROVA - 1ª e 2ª PARTE