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CURSO DE PESQUISA CORPORATIVA
FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Objetivos:

  • Capacitar os profissionais da área de comunicação a planejar, coordenar e avaliar pesquisas de comunicação corporativa.
  • Apresentar as principais metodologias e ferramentas disponíveis para a pesquisa corporativa.
  • Identificar as possibilidades de estudos institucionais para subsidiar o planejamento estratégico da comunicação.

Público-alvo:

  • Diretores/ gerentes de comunicação corporativa, diretores/ gerentes de relações públicas/imprensa, analistas e coordenadores de comunicação, assessores de imprensa, profissionais de comunicação envolvidos no planejamento das ações de comunicação de empresas e entidades.

Conteúdo:

1- Conceitos básicos de pesquisa
Pesquisa de mercado (produtos e serviços)
Pesquisa corporativa (imagem)

2 - Metodologias e técnicas
2.1 - Desk research
2.2 - Pesquisa quantitativa
• Abordagem pessoal domiciliar
• Abordagem intercept
• Telefônica
• On line
• Auto-preenchimento
2.3 - Pesquisa qualitativa
• Focus groups/grupos de discussão (colagem, estudos de conceitos)
• Entrevistas pessoais em profundidade
• Mini-grupos

3 - Usos da pesquisa na comunicação corporativa
3.1 - Pesquisa de reputação corporativa
1.1 - Públicos envolvidos: clientes, fornecedores, parceiros, poder público, jornalistas, entidades de classe.
3.2 - Pesquisa de imagem das marcas
2.1 - Quando as marcas filhas concorrem com a marca mãe
3.3 - Pesquisa de percepção interna
3.1 - Como a empresa se vê e como o mercado a percebe
3.4 - Pesquisa de ambiente organizacional (parceria com RH)
4.1 - Aquisições e fusões
3.5 - Pesquisa de análise da concorrência
5.1 - Análise de mensagem publicitária
5.2 - Presença na mídia
3.6 - Pesquisa de avaliação de atributos e valores
3.7 - Pesquisa avaliação de publicações e meios de divulgação
7.1 - Revistas
7.2 - Publicações internas
7.3 - Sites
7.4 - Vídeos
7.5 - Murais

4 - Como planejar uma pesquisa corporativa
4.1 - Perfil do público a ser pesquisado
4.2 - Dimensão do universo
4.3 - Definição da metodologia e técnicas
4.4 - Planejamento da amostra
4.5 - Treinamento da equipe
4.6 - Realização do campo
4.7 - Processamento dos dados
4.8 - Análise dos resultados
4.9 - Planejamento estratégico

Profissional:
Suzel Figueiredo, profissional de relações públicas e pesquisa. Trabalhou no Grupo Fenícia, Almap/BBDO, Grupo Ogilvy & Mather, Refinações de Milho Brasil, sempre na área de comunicação corporativa. Ministrou a cadeira de Marketing Básico no curso de Especialização em Comunicação na UNESP. Trabalha há 5 anos com pesquisa de opinião e dirige a Ideafix Estudos Institucionais, empresa de pesquisa especializada na área corporativa.

APOIO:
Maxpress

 

Mais informações pelos telefones: (11) 3255-5518 ou 3256-8426  
ou pelo e-mail: aberje@aberje.com.br

Data:
Local:
Horário:
Preço:
Dia 31 de janeiro de 2002
R. Dona Antônia de Queiroz, 474, conj. 3, São Paulo
Das 9:00h às 18:00h
Associado R$ 380,00
Não Associado R$ 480,00

 

Ficha de Inscrição
Curso de Pesquisa Corporativa
Ferramenta para Planejamento Estratégico

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Forma de pagamento:
Envie, via fax (011) 3255-5518, 3256-8426 e 3257-7451, o comprovante de depósito em nome da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
Banco Itaú S/A          Agência: 0347           C/C: 02917-5

15/02/02