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CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
(Lato-Sensu)

“ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E
RELAÇÕES PÚBLICAS”

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Processo Seletivo para nova Turma em 2002


Nome do Curso:

GESTCORP - Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional
e Relações Públicas
Público Alvo:
1 - Profissionais, graduados em Comunicação Social, que atuam no mercado de Comunicação Organizacional (Relações Públicas, Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Publicidade e Propaganda), de Marketing, de Administração de Empresas e de Recursos Humanos.
2 - Graduados em qualquer área do conhecimento interessados em Comunicação Organizacional.
Objetivos:
O curso Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas visa basicamente proporcionar aos participantes um conhecimento técnico-científico do campo da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas. Sua finalidade principal é formar estrategistas e gestores da Comunicação Organizacional com ampla visão da sociedade e suas interseções com as Ciências da Comunicação e, desse modo, trazer para o debate científico-acadêmico os profissionais que estão no mercado e que sentem necessidade de embasamento teórico para a prática de suas atividades.
Justificativa:
Considerada como nova disciplina, a comunicação organizacional é uma necessidade crescente nas empresas contemporâneas, podendo se caracterizar como uma real questão de sobrevivência. Neste contexto, empresas e o mercado de comunicação passam a exigir profissionais preparados que possam intervir nas ações comunicativas das organizações onde atuam.
Estrutura curricular:
O Curso é formado por 18 disciplinas organizadas em 3 módulos: 1) Sociedade Contemporânea, Mídia e Processos Comunicacionais nas Organizações;  2) Administração da Comunicação Organizacional/ Coorporativa/ Institucional;  3) A Comunicação Mercadológica/ Comunicação de Marketing: Processos, Criação e Instrumentos
.
Essas disciplinas estão distribuídas ao longo do curso de modo a privilegiar a dinâmica de sala de aula, oferecendo paralelamente aulas das disciplinas de caráter mais teórico com as de caráter aplicado.
Aulas: segundas e quartas-feiras
Horário: 19 às 23 horas.
Obs.: Haverá aulas, excepcionalmente em alguns sábados para compensar feriados e complementar a carga horária prevista.
Carga Horária Total: 960
Duração em meses:  18
Preço:  18 parcelas de R$500,00 - Total R$ 9.000,00
Processo de Avaliação:

  • Freqüência mínima de 70% em todas as disciplinas, seminários avançados e atividades programadas

  • Participação nas atividades de extensão cultural

  • Avaliação formal em cada atividade

  • Acompanhamento de trabalho monográfico orientado por docente do curso

Monografia final: Apresentação formal de projeto individual, desenvolvido ao longo do curso, perante uma banca examinadora, constituída por professores/convidados, exigindo-se a média final mínima “7,0” para a aprovação.
Coordenado por: Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch


ESTRUTURA CURRICULAR

Carga Horária

Módulos

Sociedade Contemporânea, Mídia e Processos Comunicacionais nas Organizações

Administração da Comunicação Organizacional/ Coorporativa/ Institucional

A Comunicação Mercadológica/ Comunicação de Marketing: Processos, Criação e Instrumentos

Carga horária  total

424

2 - Leituras obrigatórias e estudos referentes às disciplinas de cada módulo 86

3 - Seminários Avançados

30

4 - Elaboração e revisão do projeto de estudos/ trabalho da monografia final. Seminário sobre Metodologia Científica e Colóquios para atendimento de orientação.

80

5 – Realização da pesquisa, redação, produção e defesa da monografia final.

340

 

Total

960



Disciplinas do Módulo 1 - Sociedade Contemporânea, Mídia e Processos Comunicacionais nas Organizações

  • Teoria da Comunicação e a Gestão Simbólica de Processos Organizacionais
    Prof. Dr. Mauro Wilton de Sousa (ECA/USP)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    Comunicação e Sociedade: a busca dos efeitos comportamentais controlados
    Comunicação e Sociedade: a manipulação coletiva dos meios
    Comunicação e Sociedade: as práticas culturais estruturantes
    Comunicação Social e Empresas: as relações públicas mediatizadas e generalizadas
    Comunicação Social e Empresas: a opinião pública segmentada
    Comunicação Social e Empresas: a gestão simbólica e o mercado globalizado

  • Comunicação Organizacional: Fundamentos, Processos e Técnicas.
    Prof. Paulo Nassar (ABERJE)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    Organizações tradicionais versus organizações modernas: conceitos, características e as conexões com a comunicação.
    Fundamentos para o estudo da Comunicação Organizacional: revisão da produção científica, paradigmas e perspectivas.
    Comunicação Organizacional: surgimento, evolução, conceitos e abrangência.
    A Comunicação Integrada e o composto da comunicação nas organizações. Filosofia, importância e políticas.
    Comunicação Empresarial no Brasil: histórico, tendências e perspectivas.
    Comunicação Interna e o sistema de comunicação nas organizações: processos, níveis de análises, percepções, barreiras, fluxos, redes e os meios de comunicação tradicionais e inovadores.
    Auditoria da Comunicação Organizacional: técnicas e instrumentos.
    Gestão estratégica da Comunicação Integrada: princípios, públicos e médias.

  • Introdução à Ciência Política
    Prof. Dr. Cicero Araújo (FFLCH/USP)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    Teorias do Estado
    Teorias da Democracia
    Estrutura do Estado
    Sociedade Civil
    Ética E Política

  • Metodologia da Pesquisa em Comunicação Social
    Profa. Dra. Maria Immacolata V. Lopes (ECA/USP)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    Pesquisa de Comunicação: multidisciplinar e multimetodológica
    Modelo metodológico: a) teoria e prática; b) opções e decisões; c) níveis e fases.
    Objeto de pesquisa: a) assunto e problema de pesquisa; b) justificativa da relevância; c) objetivos gerais e específicos.
    Quadro teórico de referência
    Observação: a) universo e amostra da pesquisa; b) observação direta e indireta
    Técnicas quantitativas e qualitativas de pesquisa
    Métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa Estrutura formal do projeto de pesquisa: apresentação e exposição Estrutura formal do relatório final de pesquisa

  • Mídia e Opinião Pública nas Sociedades Modernas
    Profa. Dra. Heloiza Helena G. de Matos (ECA/USP)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    Contextualização histórica do fenômeno da opinião pública;
    Dimensões do conceito, canais e fluxos de expressão ;
    Fatores psico-sociológicos na construção do debate público;
    Mídia ,opinião pública e democracia: revisões teóricas
    Opinião pública e processo político : formas de controle da opinião
    Modalidades não institucionais de expressão da opinião: boato, manifestações e seitas
    Dinâmica da opinião pública internacional em tempos de crise .
    Opinião pública e opção pública: a responsabilidade do comunicador

  • Metodologia do Ensino Superior
    (Processo Educativo nas Organizações)
    Prof. Dr. 
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    O Profissionalismo na Docência Univeristária.
    O Cenário atual da Sociedade do Conhecimento e suas implicações para a Universidade e o papel do Professor Universitário.
    O princípio de aprendizagem como paradigma subjacente ao ensino e às práticas docentes na Universidade.
    A relação professor-aluno e os princípios de aprendizagem do adulto
    Planejamento de disciplina como instrumento de ação educativa.
    Técnicas para aprendizagem em aula.
    Processo de Avaliação como motivador de aprendizagem

  • Comunicação Digital e Seus Usos Institucionais
    Profa. Dra Elizabeth Corrêa Saad (ECA/USP)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    As possibilidades e potencialidades da comunicação digital em qualquer tipo de empresa ou organização.
    Estratégias de comunicação digital: escolha, estruturação e gerenciamento.
    Inovações, modismos, dicas, fontes: Marketing da Permissão, Inteligência Empresarial, etc.
    Análise da presença digital de uma empresa e avaliação ou proposições para uma melhoria de suas estratégias de comunicação digital.

Disciplinas do Módulo 2 - Administração da Comunicação Organizacional/ Coorporativa/ Institucional

  • Administração e Gestão Estratégica
    (Teoria das Organizações)

    Prof. Dr. Roberto Coda (FEA/USP)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    Modelos de Administração Estratégica
    Planejamento, Organização e Controle.
    Estratégias e Vantagens Competitivas
    Desenvolvimento de Competências Essenciais
    Análise de Portfólio de Produtos (BCG, Atratividade, PIMS)
    Competitividade e Administração Global
    Responsabilidade Social e Ética

  • Relações Públicas: Fundamentos e Técnicas
    Profa. Dra Margarida M. K. Kunsch
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    A concepção teórico-prática das relações públicas e os quatro modelos de James Grunig
    Relações Públicas no Brasil: origens, evolução e as interfaces com a comunicação organizacional.
    Público em relações públicas: conceitos e abrangências
    Relações públicas e marketing: como interagem e como se diferenciam
    Relações públicas como função estratégica e como gerenciadoras da comunicação nas organizações
    A responsabilidade social e a ética nos negócios das organizações: o papel das relações públicas

  • Cultura Organizacional, Poder e Comunicação
    Profa. Dra. Ana Maria Roux V. C. Cesar (FEA/USP)
    20 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    O Poder nas Organizações
    Cultura em Estudos Antropológicos e Organizacionais
    Cultura Organizacional
         *Organizações Vistas como Culturas
         *Tipologia de Culturas nas Organizações
         *O Gerenciamento da Cultura
         *A Necessidade da Mudança Cultural
    O Simbolismo , a Cultura de Empresa e o Processo de Comunicação
         *Cultura e Organizações no Brasil
         *Traços Brasileiros – Estudo de Casos
    O Papel da Comunicação em Processos de Mudança Cultural.

  • Pesquisa de Opinião Pública e de Mercado
    Prof. Dr. Leandro Leonardo Batista (UNC/USA)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    O âmbito da pesquisa de mercado
    As funções da pesquisa e das informações de mercado
    A relação custo-benefício da coleta de dados
    Os tipos e as fontes de informação
    A geração e a administração de informações: o Sistema de Informações de Marketing (SIM)
    Principais metodos de pesquisa de mercado
    Técnicas de amostragem e suas aplicações
    Elaboração do questionário/roteiro
    A realização da pesquisa
    A aplicação de informações no planejamento estratégico da empresa.

  • Planejamento Estratégico da Comunicação Organizacional/Empresarial
    Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch (ECA/USP)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    Planejamento: conceitos, importância, tipos, instrumentos e etapas.
    Planejamento estratégico: origem, evolução conceitual.
    Administração estratégica e pensamento estratégico.
    Metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico.
    Estudo do ambiente organizacional construção e diagnósticos organizacionais.
    Planejamento da comunicação institucional e de Relações Públicas: funções, tipos, finalidades e etapas do processo.
    Pesquisa institucional, auditoria de opinião, auditoria da Comunicação Organizacional: conceitos, técnicas e instrumentos.
    Planejamento de um projeto global de comunicação: pesquisa, construção de diagnósticos e propostas de ações.
    Técnicas de planejamento e de elaboração de planos e programas estratégicos de comunicação organizacional.
    Mensuração e avaliação dos programas de Relações Públicas.

  • Assessoria de Imprensa
    Profa. Dra. Heloiza Matos (ECA/USP) e
    Prof. Dr. José Luis de Proença (ECA/USP)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    Conceito de atualidade
    A Atualidade na teoria de Otto Groth;
    A Atualidade como ambiente de conflitos e acordos, em ações interessadas;
    A Atualidade como ambiente do relato jornalístico.
    Conceito de Acontecimento
    O Acontecimento como ação desorganizativa e/ou reorganizativa e/ou reveladora e/ou explicativa da atualidade;
    Dimensão comunicativa do Acontecimento: o discurso interessado;
    Atributos comunicativos do Acontecimento.
    História da Assessoria de Imprensa
    As heranças de Yve Lee;
    A internacionalização da escola americana;
    A evolução ética.
    Assessoria de Imprensa no Brasil – um perfil diferente
    As origens, no espaço das Relações Públicas;
    A expansão, nos ventos na ditadura militar;
    A modernização, sob influência jornalística.
    Assessoria de Imprensa nas vias da Internet
    Demonstração de experiências brasileiras;
    A revolução do acesso imediato às informações;
    Depoimentos (gravados) de profissionais brasileiros.
    Debates de conclusões
    Discussões sobre recortes temáticos decididos pelo interesse dos participantes.
  • Comunicação Oral nas Organizações
    Profa. Dra. Eudósia Acuña Quinteiro (ECA/USP)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    A voz e a fala, elementos primeiros da comunicação humana.
    Respiração e Relaxamento.
    Mascara corporal e mascara sonora - Ouvir e falar, um ponto de equilíbrio entre emissor e receptor.
    Estética da voz para a vida e para a prática da comunicação organizacional -Língua padrão.
    Pauseamento e articulação da palavra.
    Nasalidade e projeção da voz.
    Ação psicológica na voz e fala - Os problemas mais comuns da voz e da fala.
    ATM e os trava-línguas.
    Apresentação pública - o discurso e algumas faltas graves.
    Prática de falar em público.

Disciplinas do Módulo 3 - A Comunicação Mercadológica/ Comunicação de Marketing: Processos,
Criação e Instrumentos

  • Marketing
    Prof. Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze (ECA/USP)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    Conceitos e definições de Marketing
    O Marketing e as novas demandas empresariais
    As necessidades do Mercado como base de tudo
    Sistema de Informação de Marketing
    O Planejamento Mercadológico
    A estratégia de Produtos, Linha de Produtos e Marcas.
    Análise de Custos e determinação de Preços
    Logística
    Planejamento de Comunicação Persuasiva
    Controle em Marketing

  • Publicidade e Propaganda: Fundamentos e Técnicas
    Prof. Dr. Luiz Celso Piratininga (ECA/USP)
    20 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    Conceito de publicidade e propaganda
    A publicidade como instrumento de marketing
    Justificativa para o emprego dos instrumentos promocionais e de propaganda nos esforços mercadológicos
    O planejamento publicitário
    Criação publicitária: elaboração do texto e imagem
    O papel da marca na empresa moderna
    Procedimentos de produção na publicidade
    Aspectos da pesquisa mercadológica e publicitária
    O impacto dos procedimentos éticos e legislativos na publicidade atual
    Estudos de caso

  • Planejamento Publicitário – Os Alicerces da Excelência Criativa e da Mídia Eficaz
    Prof. Arlindo Ornelas Figueira Neto (ECA/USP)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    O fluxograma da publicidade: do briefing à avaliação da campanha;
    A pesquisa de Marketing enquanto ferramenta de planejamento, criação, mídia e avaliação de resultados;
    Os atores da peça publicitária: os papéis do anunciante, agência, fornecedores e veículos;
    Estruturas de planejamento: os cenários possíveis e sua adequação;
    Os elementos da estratégia de mídia;
    As táticas de mídia;
    Os elementos da estratégia de criação;
    A proposição diferenciada e suas diversas denominações;
    A avaliação integrada da campanha.

  • A Imagem Corporativa/Corporate Design
    Prof. Dr. Heliodoro Teixeira Bastos (ECA/USP)
    24 horas/aula
    Conteúdo Programático:
    Evolução das peças gráficas no âmbito da comunicação
    A formação da imagem corporativa
    Contextos empresariais em que são concebidas a simbologia e a padronização gráfica
    Aspectos do design junto às missões empresariais
    Conceitos: Marca, Logotipo e Logomarca.
    Recursos visuais gráficos a serviço da promoção
    Soluções gráficas para mudanças na política de comunicação empresarial
    O trabalho com a cor, forma e volume: conceitos gerais e aplicações práticas
    O planejamento gráfico nos instrumentos empresariais da comunicação
    O manual de identidade visual com diretriz da programação visual
    Estudos de casos do “Corporate Design” em empresas brasileiras
    Work-Shop/ o projeto gráfico de uma identidade visual