O que é MBA (Master of Business Administration)?

Os cursos de MBA brasileiros possuem natureza e nível equivalentes aos programas de Pós-graduação “lato sensu”, conforme Resolução do CNE/MEC, Nº 1 de 3 de abril de 2001.

No que tange ao programa, o MBA possui característica generalista, contrario ao programa de especialização, que dá destaque a um determinado assunto em detrimento de outro, ou seja, o curso valoriza uma área especifica do contexto gerencial, por exemplo, marketing ou finanças ou recursos humanos.

O MBA, por natureza, é um curso com conteúdo generalista, onde o aluno adquire uma visão abrangente, e não especifica do ambiente dos negócios. Assim, seu currículo inclui disciplinas relacionadas à economia, finanças, marketing, administração estratégica, contabilidade gerencial e comportamento organizacional.

O que deve ter um bom MBA:

• Disciplinas relacionadas a métodos quantitativos, com matemática e tecnologia, especialmente para estudantes não familiarizados com esses assuntos.
• Um bom conjunto de disciplinas eletivas.
• Qualidade do corpo docente e facilidade de acesso à biblioteca.
• Networking de ex-alunos
• Estimular as atividades em grupo
• Abordar conteúdos de cunho qualitativo
• Palestras freqüentes com altos executivos e profissionais de renome no mercado.
• Intercâmbio internacional com oportunidade para viagens ao exterior
• Membros da administração prontos para atender os alunos

O MBA do Centro Universitário de Ciências Gerenciais da UNA, oferecido por meio de sua Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa se enquadra nas características acima descritas. Tem por objetivo, não somente identificar as melhores práticas ou prescrever consertos para os problemas gerenciais contemporâneos, mas, além disto e principalmente, identificar os princípios básicos que ajudarão os administradores a operar eficientemente hoje e nas décadas vindouras.

Para maiores informações sobre a Legislação da Pós-graduação acesse a URL (site CAPES): www.capes.gov.br/legislacao/index.html