Organização/Assistência Técnica Acadêmica/Serviço de Pós-Graduação

Calendário das Atividades Acadêmicas da Pós-Graduação 2002

 Fevereiro

2-17   Matrícula obrigatória dos alunos regulares

18        Data máxima para publicação do Edital referente ao processo de seleção de candidatos a alunos regulares dos Programas de Pós-Graduação.

 Março

11        Início das aulas

18-22  Período de inscrição dos candidatos para ingresso nos Programas de Pós-Graduação no 2º semestre.

25-29  Semana Santa – Não haverá aula

 Maio

02-10   Período de seleção dos candidatos a alunos regulares para os Programas de   Pós-Graduação

02-29   Inscrição dos candidatos ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) para o 2º semestre 2002

03        Término do prazo para substituição, inclusão e/ou cancelamento de disciplinas para alunos regulares da ECA

 Junho

14       Divulgação do resultado da seleção para ingresso nos Programas de Pós-Graduação

28       Encerramento das aulas do 1º semestre

 Julho

Mês de matrícula obrigatória dos alunos ingressantes e regulares.

Confirmar na Secretaria o período de matrícula

10-11   Inscrição de alunos especiais

 Agosto

06        Divulgação do resultado da seleção para alunos especiais

06-07   Matrícula de alunos especiais

19        Início das aulas

 Setembro

02-06  Semana da Pátria – não haverá aula

 Outubro

04       Término do prazo para substituição, inclusão e/ ou cancelamento de disciplinas referentes ao 2º semestre de 2002

 Novembro

04-29  Inscrição para candidatos ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), para o 1º semestre 2003

Dezembro

02-06   Inscrição para Bolsas de Estudo para alunos regulares e entrega de relatório de atividades de alunos bolsistas

06        Encerramento das aulas

17        Resultado da Seleção para o PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino)

 

 Fevereiro 2003

Mês de matrícula obrigatória dos alunos regulares.  Confirmar período na secretaria do Serviço de Pós-Graduação (SPG)

 

 

[ Continuar ]

Comissão de Pós-Graduação:
e-mail: posgrad@eca.usp.br
fone: (011)  3818-4019


ECA - USP   Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443  *  05508-900 - São Paulo, SP Brasil
Responsável:posgrad@eca.usp.br         Criado em: 17.02.98          Atualizado em: 20.6.01

 

Organização/Departamento/

Relações Públicas, Publicidade e Propaganda


 

PÓS-GRADUAÇÃO Mestrado e Doutorado


 

Curso: Ciências da Comunicação

Área : RELAÇÕES PÚBLICAS, PROPAGANDA E TURISMO

 Essa área do conhecimento relaciona-se ao universo das Relações Públicas, Propaganda e Turismo, com três linhas de pesquisa que contribuem para manter e ampliar as relações entre áreas tão distintas quanto importantes dentro e fora da Universidade, seja no campo da administração ou da gerência de negócios, seja no marketing ou no da comunicação, com grande elo de articulação entre elas:

- Comunicação Institucional: Políticas e Processos agrupa docentes com interesse em projetos e programas de comunicação institucional, comunicação organizacional, pesquisa de opinião, políticas corporativas, desenvolvimento gerencial, ideologia, ética e legislação profissional.

- Publicidade, Moda e Produção Simbólica agrega professores e pesquisadores em torno dos processos e técnicas de comunicação para o mercado, seja para promover marcas, grifes, costumes ou hábitos de consumo. Estuda o planejamento estratégico, a criação e produção de campanhas promocionais/ publicitárias, o consumerismo, a persuasão pela mídia e a moda como fenômeno de comunicação simbólica e mercadológica.

- Turismo e Lazer engloba pesquisadores voltados para diferentes atividades que interferem no processo de compreensão, planejamento e gestão do Turismo. Estuda o patrimônio natural e cultural, num processo preservacionista estratégico de desenvolvimento interativo e articulado na cadeia produtiva do turismo e na fruição do lazer.

Linhas de Pesquisa:

 

Comunicação Institucional: Políticas e Processos:  Tendo como objeto de estudo as organizações, agrupa docentes e pesquisadores com interesse em projetos e programas de comunicação institucional, comunicação organizacional e política, analisa processos de gerenciamento da comunicação, abordando ainda aspectos metodológicos, éticos, legais e mercadológicos da comunicação integrada.

Publicidade, Moda e Produção Simbólica: Campo do conhecimento que trata dos processos de produção simbólica da comunicação, enfocando as teorias e técnicas de planejamento, pesquisa, criação e veiculação em favor de um posicionamento competitivo de uma marca, grife, idéia ou moda no ambiente mercadológico.
Turismo e Lazer: Considera o Turismo como das opções de lazer, em toda a sua abrangência, complexidade e especificidades, pesquisando o seu aspecto global, suas relações ambientais e estruturais, e seus agentes operadores, no contexto do desenvolvimento sustentável.


 

ECA - USP   Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443  *  05508-900 - São Paulo, SP Brasil
Responsável: crp@eca.usp.br           Criado em: 17.02.98          Atualizado em: 2.7.01
 

Organização/Departamento/

Relações Públicas, Publicidade e Propaganda


 

PÓS-GRADUAÇÃO Mestrado e Doutorado


 

Curso: Ciências da Comunicação

Área : RELAÇÕES PÚBLICAS, PROPAGANDA E TURISMO

 Essa área do conhecimento relaciona-se ao universo das Relações Públicas, Propaganda e Turismo, com três linhas de pesquisa que contribuem para manter e ampliar as relações entre áreas tão distintas quanto importantes dentro e fora da Universidade, seja no campo da administração ou da gerência de negócios, seja no marketing ou no da comunicação, com grande elo de articulação entre elas:

- Comunicação Institucional: Políticas e Processos agrupa docentes com interesse em projetos e programas de comunicação institucional, comunicação organizacional, pesquisa de opinião, políticas corporativas, desenvolvimento gerencial, ideologia, ética e legislação profissional.

- Publicidade, Moda e Produção Simbólica agrega professores e pesquisadores em torno dos processos e técnicas de comunicação para o mercado, seja para promover marcas, grifes, costumes ou hábitos de consumo. Estuda o planejamento estratégico, a criação e produção de campanhas promocionais/ publicitárias, o consumerismo, a persuasão pela mídia e a moda como fenômeno de comunicação simbólica e mercadológica.

- Turismo e Lazer engloba pesquisadores voltados para diferentes atividades que interferem no processo de compreensão, planejamento e gestão do Turismo. Estuda o patrimônio natural e cultural, num processo preservacionista estratégico de desenvolvimento interativo e articulado na cadeia produtiva do turismo e na fruição do lazer.

Linhas de Pesquisa:

 

Comunicação Institucional: Políticas e Processos:  Tendo como objeto de estudo as organizações, agrupa docentes e pesquisadores com interesse em projetos e programas de comunicação institucional, comunicação organizacional e política, analisa processos de gerenciamento da comunicação, abordando ainda aspectos metodológicos, éticos, legais e mercadológicos da comunicação integrada.

Publicidade, Moda e Produção Simbólica: Campo do conhecimento que trata dos processos de produção simbólica da comunicação, enfocando as teorias e técnicas de planejamento, pesquisa, criação e veiculação em favor de um posicionamento competitivo de uma marca, grife, idéia ou moda no ambiente mercadológico.
Turismo e Lazer: Considera o Turismo como das opções de lazer, em toda a sua abrangência, complexidade e especificidades, pesquisando o seu aspecto global, suas relações ambientais e estruturais, e seus agentes operadores, no contexto do desenvolvimento sustentável.


ECA - USP   Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443  *  05508-900 - São Paulo, SP Brasil
Responsável: crp@eca.usp.br           Criado em: 17.02.98          Atualizado em: 2.7.01