MBA FGV
GESTÃO EMPRESARIAL MARKETING COMÉRCIO EXTERIOR CORPO DOCENTE

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU especialização

MBA EM MARKETING




APRESENTAÇÃO

O curso de pós-graduação MBA em Marketing está desenhado para oferecer aos participantes o estado da arte sobre as teorias e práticas que envolvem o Marketing nas empresas modernas, habilitando os profissionais a atuarem em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo. O projeto de marketing que é desenvolvido durante todo o curso permite aos participantes integrar as disciplinas que compõem o curso e aplicar os conhecimentos transmitidos dentro de sua realidade.

OBJETIVOS

Utilizar os conceitos fundamentais e práticos do Marketing, considerando o  cenário econômico-financeiro global; Implementar os processos estratégicos e operacionais de Marketing através das mais avançadas técnicas ; debater e apresentar estudos de casos assim como elaborar um Plano de Negócios de um produto ou serviço de uma empresa real; promover a troca contínua de experiências de profissionais de renome com os participantes do curso.

PROGRAMA  
Administração de Marketing Contemporâneo   
Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado    
Planejamento Estratégico de Marketing – Fase I 
Formação e Administração de Preços e Custos
Gestão de Serviços e Endomarketing
Gestão de Logística, Distribuição e Trade Marketing
Gestão de Vendas
Marketing de Varejo                                                             
Comunicação em Marketing:
Propaganda                                                                
Promoções                                                                 
Brand Management                                                   
Gestão de Marketing Direto e Call Center                         
DBM/CRM – Marketing de Relacionamento   
E-Commerce                                                                           
Estratégias de Marketing para Empresas Globais   
Planejamento Estratégico de Marketing – Fase II            
Jogos de Negócios

Carga Horária

Módulo Internacional Ohio University – opcional

CARGA HORÁRIA TOTAL

horas/aulas
– 24
– 24
– 24
– 24
– 24
– 24
– 24
– 12

– 12
– 12
– 12
– 24
– 12
– 12
– 24
– 12
– 24

-360

– 40

-400

Obs.:  Apoio Internet à Realização do Plano de Marketing:  12 h/a (não presencial)


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Administração de Marketing Contemporâneo                            – 24 horas

Conceitos fundamentais do Marketing. O ambiente de Marketing. Filosofias de administração de Marketing. Orientações da Empresa para o mercado e para o consumidor. Evolução e tendências do Marketing no novo milênio.

 Benefícios Esperados: Remeter os participantes aos conceitos introdutórios do programa e aos desafios do marketing deste novo milênio, estabelecendo uma estreita relação entre o pensamento global e as ações estratégicas de marketing, no âmbito local; apresentar a seqüência lógica de evolução do programa.

Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado      – 24 horas

Fatores influentes no comportamento do consumidor. Modelo de comportamento do consumidor. Tipos de comportamento de compra. Estágios do processo de decisão de compra. O processo de adoção por parte do consumidor. O que é segmentação. Por que segmentar. Critérios de segmentação. Como melhor segmentar um mercado.  O Sistema de Informações Mercadológicas (SIM).  A Pesquisa como instrumento de Marketing. Pesquisas Quantitativas: dados secundários e primários; questionários; tratamento e análise de dados; apresentação de resultados. Pesquisas Qualitativas: situações em que devemos utilizá-las e principais técnicas.

Benefícios Esperados: Ao término do programa espera-se que os participantes compreendam melhor o consumidor em suas práticas e hábitos de consumo; conheçam a abrangência das principais técnicas e aplicações de pesquisa de mercado; que possam discernir sobre a escolha de Institutos de Pesquisa e que possam utilizar pesquisas como ferramenta no processo de decisão.

Planejamento Estratégico de Marketing – Fase I              – 36 horas

Início da formulação de um Plano de Marketing abordando as etapas iniciais, a saber: 1) Missão; 2) Macro-Ambiência; 3) Análise Competitiva; 4) Fixação dos Objetivos de Marketing; 5) Estratégias Genéricas de Competição: Recursos; Exigências e Riscos associados; sócio-demográfica e comportamental; O conceito de Cadeia de Valores; Eficácia operacional versus Estratégia; Sistemas de atividades e posicionamento estratégico; Conceito da Curva de Experiência; Matrizes de Portfólio de Produtos.

Benefícios Esperados: Após a realização deste módulo espera-se que os alunos saibam: Definir o fluxograma de formulação de um Plano Estratégico de Marketing; Que os participantes possam detectar mudanças no ambiente externo e avaliar sistematicamente a posição competitiva de sua empresa e responder rapidamente por meio de estratégias eficientes de marketing às oportunidades e riscos que o mercado apresenta; Que o Plano de Marketing é um conjunto de atividades complexas e integradas, responsável por decisões relacionadas a produto, preço, comunicação, distribuição e vendas de bens e serviços.

Gestão e Desenvolvimento de Produtos                           – 24 horas

Classificação dos produtos. Ciclos de vida dos produtos. Decisões sobre linhas de produtos. Técnicas de posicionamento de produtos. O conceito de difusão de inovações. Administração do processo de desenvolvimento de novos produtos.

Benefícios Esperados: Ao término deste módulo, espera-se que os alunos compreendam que:  O “produto” precisa ser definido de maneira abrangente para que, efetivamente, se possam desenvolver estratégias de produto no marketing-mix; O desenvolvimento de novos produtos é de importância fundamental para o sucesso de longo prazo da empresa; Os conceitos de difusão de inovações e de ciclo de vida dos produtos são valiosas ferramentas para a gerência de produtos; O posicionamento do produto é o único “nicho” que uma empresa ocupa no mercado.

Formação e Administração de Preços e Custos                   – 24 horas

Custos: Classificação e nomenclatura. Custos fixos e variáveis. Os diferentes tipos de custeio: por absorção, direto ou variável e o baseado em atividades. Métodos de definição de preços. Formação do preço de venda. Abordagens técnicas para a formação de preços: a partir do valor percebido pelo consumidor, da análise da concorrência e da análise de custos. Pricing e Ciclo de Vida do Produto.

Benefícios Esperados: Ao término do curso os participantes estarão aptos a:  formular estratégias de preços considerando as diferentes fases do ciclo de vida do produto; estabelecer preços considerando a demanda; Benchmarking entre os participantes da indústria; Planilha de custos; verificar a conseqüência de cada ação de preços no resultado da empresa.

Gestão de Serviços e Endomarketing                                    – 24 horas

Fundamentos do Marketing de Serviços. Diferenças entre serviços e bens. Como tangibilizar um serviço. O cliente como fonte de qualidade de Serviços; satisfação dos clientes e produtividade; Gerência de Serviços e seu caráter sistêmico: marketing, organização, RH e Sistema de Informações. Estratégia de Marketing para Serviços. Razões da insatisfação dos clientes com os serviços da empresa e como eliminá-las. As formas de avaliação dos serviços pelos clientes. O Endomarketing: seu conceito e importância. Ferramentas para tornar  o profissional em um agente de mudança. Trabalho em equipe e sua importância. Papel da Comunicação interna na Empresa.

Benefícios Esperados: Remeter para o participante ao atual “estado da arte” na prestação de serviços; Criar quadro de referência que auxilie a identificar razões de insatisfação dos clientes e novas soluções para seus problemas; Idealizar formas de eliminar razões de insatisfação dos clientes com os serviços prestados por uma empresa; Analisar adaptações e/ou mudanças internas necessárias à satisfação dos clientes.

                 

Gestão de Logística, Distribuição e Trade Marketing       – 24 horas

Logística e supply chain.  Importância da logística na Nova Economia. Processamento de pedidos – Armazenagem – Movimentação de materiais – Administração e controle de estoques – Administração dos transportes. Canais de distribuição: função, tipos de canais: o varejo e o atacado, ECR: Resposta Eficiente do Consumidor, EDI: Troca Eletrônica de Dados. Gerência de categoria. Gerência de Trade. Promoção e propaganda cooperativada para o canal de distribuição.

Benefícios Esperados: Ao término deste módulo, espera-se que os alunos compreendam que:  Os intermediários são usados no canal de distribuição devido à sua eficiência e às funções especializadas que desempenham; Atividades de varejo consistem em uma manifestação do conceito de marketing no ponto exato em que ocorre a troca com os consumidores domésticos; Os atacadistas desempenham funções importantes no canal, as quais nem os fabricantes nem os varejistas podem desempenhar de forma particularmente adequada; Logística é um sistema de atividades que afeta as utilidades de tempo e lugar proporcionadas por um canal de distribuição.

Gestão de Vendas                                                      – 24 horas

Planejamento e principais etapas do ciclo de vendas: Prospecção, Identificação, aproximação, apresentação, objeções, fechamento e pós-venda. Noções de Vendas para clientes corporativos: identificação dos papeis de compra. Administração de Vendas. Metas de Vendas. A estrutura organizacional de vendas. Recrutamento e seleção, treinamento, compensação e motivação. Automação de Equipes de vendas. Controles gerenciais. Análise e controle de mix de clientes, produtos e territórios.

Benefícios Esperados: Ao término deste módulo, espera-se que os alunos estejam aptos a desenvolver as principais ações táticas de vendas, a partir de uma perfeita adequação das mesmas aos objetivos e estratégias mercadológicas da companhia; que compreendam todas as etapas pertinentes à administração de vendas; que saibam identificar os passos de negociação necessários ao estabelecimento de um relacionamento duradouro; que possam implementar, ou “aprofundar”, na empresa em que trabalham, uma cultura de administração deste relacionamento junto a seus clientes.

Marketing de Varejo                                                     – 12 horas

Desenvolvimento histórico do varejo. Revisão da atual realidade do varejo no Brasil e no mundo. Ciclo de vida dos formatos varejistas. Classificação das operações de varejo com loja. O Trade Marketing do ponto de vista do varejo. Planejamento e acompanhamento de promoções no varejo. Franchising como estratégia de expansão no varejo. O Marketing em Supermercados e Shopping Centers.

Benefícios Esperados: Discutir as estratégias de varejo e suas variáveis. Identificar os principais elementos para a concepção ou reformulação do composto de varejo de um negócio novo ou existente.  Comparar as diversas alternativas de layout, gestão de produtos, preços, pessoas, promoção e localização, especificamente para o mercado varejista. Avaliar o franchising como estratégia de expansão e distribuição no varejo, seus benefícios e riscos.

                                                     

 Comunicações de  Marketing:

 Propaganda                                                                                        – 12 horas

Elementos Básicos: Ferramentas, Mercado, Universo; Tipos de Agências: Propaganda, Promoção, RP, etc; Tipos de Clientes; Estrutura de uma Agência; Função da Propaganda: Objetivos > Marca; Planejamento – Fatores que influenciam o retorno; Briefing – Leis e cuidados (código do consumidor – CONAR); Posicionamento; Segmentação; Target; Criação: Roteiro do Raciocínio; Elementos que devem estar contidos; Testes de Conceito e Imagem. Execução da mensagem; Aspectos não verbais; Produção Gráfica e Eletrônica: Como são feitos; Como são orçados; Valores que agregam; Estrutura do Departamento – Orçamento, planejamento dos investimentos; Sistema GRP; Pesquisa; Panorama dos Meios; Composto de Comunicação;  Mix Promocional ;  Propaganda, Publicidade, Relações Públicas.

 Promoções                                                                                          – 12 horas

Promoções de Vendas, Merchandising e Venda Pessoal;  Características das  Estratégias de Comunicação;  Quando usar Promoções;  Plano Promocional; Objetivos Promocionais; Ações Promocionais; Tipos de Promoção; Divulgação da Promoção; Mecânica Promocional; Tema Promocional; Justificativa; Promocional; Controle e Avaliação Promocional; Pesquisa de Mercado voltado para atividades promocionais; Custos Promocionais; Orçamento Promocional;  Promoção no Ciclo de Vida de um Produto.

 Brand Management                                                                – 12 horas

Identidade de Marca. “Brand Equity”; Mudanças na Sociedade. Fidelidade e Lealdade; Comunicação Corporativa;   O que é?  Como  apóia outras Áreas da Empresa; As Interfaces com os outros Segmentos; Ferramentas & os Meios; Executando um Plano de Comunicação Corporativa;  Algumas Formas de mensuração.

Benefícios Esperados do Módulo Comunicações de Marketing: Ao término dessas três disciplinas, espera-se que os alunos possam: identificar oportunidades para utilização da “ferramenta” propaganda no dia-a-dia de suas empresas, solicitando, analisando e avaliando adequadamente material criativo, planos de mídia, orçamentos de produção, etc., maximizando os recursos envolvidos nesta área; capacitar os participantes a identificar necessidades e oportunidades, planejar e coordenar atividades no campo da Promoção de Vendas; familiarizar os participantes com os principais assuntos pertinentes ao Gerenciamento de Marcas e da Comunicação Corporativa.

 Gestão de Marketing Direto e Call Center                               – 24 horas

Marketing Direto: características e vantagens; desenvolvimento da oferta; identificação de clientes; um pacote típico (envelope, carta, folheto e a resposta); o anúncio de resposta direta; o catálogo; o fullfilment; marketing com banco de dados; O telemarketing como ferramenta: ativo e receptivo; terceirizado ou não; um projeto de implantação; instalações físicas, equipamentos, softwares, contratação, supervisão e gerência de pessoas. A operacionalização e as principais funções desempenhadas por um call center

Benefícios Esperados: Ao final deste módulo os participantes sejam capazes de: identificar as principais características de marketing direto para formação de oferta assim como as suas ações mais pertinentes; estabelecer análises comparativas entre as diversas metodologias de comunicação dirigida; realizar programas e campanhas de marketing direto que tragam a voz do cliente para dentro da empresa.

 DBM/CRM – Marketing de Relacionamento                    – 12 horas

O Novo consumidor e a necessidade de multiplicidade de canais de relacionamento com as empresas;   O   Marketing de Relacionamento e a nova tecnologia; A Gestão do Relacionamento com o Cliente - o ciclo empresarial evolutivo até o CRM Customer Relationship Management;  Cenário e crescimento do mercado de CRM;

A substituição do antigo modelo de atendimento para o novo modelo de relacionamento;  A gestão do relacionamento com Cliente baseada em tecnologia e pessoas;  A importância do redesenho de processos para suportar o CRM;  As áreas de atuação do CRM;  O CRM suportando o Call Center como ferramenta de retenção de consumidores;  O Novo perfil do Profissional de Marketing com a chegada do CRM;  O processo de escolha do CRM - os principais “players” do mercado.

Benefícios Esperados: Após o término do programa, o participante deverá ser capaz de:  Diagnosticar as necessidades de sua empresa quanto ao marketing de relacionamento;  Planejar  e  definir  a  estrutura básica que apoia o marketing de relacionamento;  Iniciar o processo de desenvolvimento de estratégias e políticas; Construir argumentação para sensibilizar a implantação.

E-Commerce                                                             – 12 horas

A Internet e a Nova Economia. Uso do E-commerce em Marketing. Perfil do Internauta brasileiro. Cuidados e práticas de E-Commerce.  Serviços de hosting para o E-commerce. Fatores geradores de negócios na Web. Tecnologias disponíveis. Modelos de Negócios on-line. Portais e Parcerias. Como escolher. Propaganda na Internet.  Segurança de transações. A Internet apoiando o Marketing Direto.

Benefícios Esperados: Ao término deste módulo, os participantes estarão aptos a desenvolver estratégias de comercialização de produtos e serviços via internet.

Estratégias de Marketing Empresas Globais                  – 24 horas

Demandas do mercado globalizado. Modelos organizacionais de empresas com atuação à nível global e suas estratégias de internacionalização: multinacionais, globais , internacionais e transnacionais; Diferenciais competitivos do executivo transnacional. Desenvolvimento de estratégias globais. Interfaces entre os "Business Managers","Country Managers", "Functional Managers" e "Corporate Managers". Marketing Mix aplicado aos negócios internacionais: decisão de produto global, customizado ou local; decisão de preço de entrada e manutenção nos mercados globais; decisão de comunicação global ou local; decisão de canais de distribuição internacionais. Cases de internacionalização de empresas brasileiras.

Benefícios EsperadosAo término do módulo espera-se que os alunos: entendam as mudanças estruturais da sociedade global e os impactos sobre os negócios das organizações; desenvolvam a capacidade de percepção para negociação em mercados de diversidade cultural; desenvolvam a capacidade de estabelecer estratégias de internacionalização das atividades de uma organização; desenvolvam a capacidade de gerir o marketing-mix em ambiente globalizado.

 Planejamento Estratégico de Marketing – Fase II             – 12 horas

• Apresentação detalhada pelos alunos dos diversos Planos de Marketing iniciados na Fase I, acrescida de todos os elementos que compõem o mix de Marketing e o orçamento das ações mercadológicas, objeto de todas as disciplinas anteriores. Benefícios Esperados: A conclusão de um Plano de Marketing de um Produto ou Serviço de uma empresa real.

Jogos de Negócios                                                   – 24 horas

• Fechamento do Curso. Os jogos de negócios consistem na simulação de um ambiente empresarial competitivo, desenvolvido a partir de um software de última geração, para processamento do Jogo (coordenação) e apoio à decisão (participantes).


CERTIFICADO ESPECIALIZAÇÃO MBA

Ao final do curso, será fornecido pela Fundação Getulio Vargas, aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso, o Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em MBA nível especialização. Cursos regidos pela resolução 01/2001 do CES – Câmara de Ensino Superior - MEC.

SELEÇÃO E MATRÍCULA

A seleção será realizada pela análise da ficha de inscrição, currículo e entrevista. Os alunos selecionados serão imediatamente chamados para efetuarem a matrícula. As vagas são limitadas.

REQUISITOS

-  Ficha de inscrição
- Curriculum Vitae – máximo duas páginas
- Diploma de Graduação e Histórico Universitário
- Carteira de Identidade
- Uma foto 3x4
- Taxa de inscrição de R$ 50,00.

INVESTIMENTO Com DESCONTO até 15 de Dezembro
- Á vista: R$ 9.300,00.
- A prazo: A primeira no ato da matrícula e mais 21 parcelas,  mensais e consecutivas de R$ 495,00, pagáveis até o dia 05 de cada mês. Condição válida para os candidatos inscritos, selecionados e matriculados até o dia 15/dezembro.

INVESTIMENTO após 15 de Dezembro
- Á vista: R$ 10.350,00.
- A prazo: A primeira no ato da matrícula e mais 21 parcelas,  mensais e consecutivas de R$ 550,00, pagáveis até o dia 05 de cada mês.

HORÁRIO DAS AULAS

Sextas das 18h às 23h  e Sábados das 7h30min às 11h30min

As provas serão ministradas em dias diferentes das aulas.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Centro de Ensino Empresarial
Rua Dr. Bozzano, 715 – 3º andar - Bairro São Pelegrino

Caxias do Sul – RS – 95020-030

Fone/Fax: (54) 225.5876 ou 225.6644
home-page: www.fgv.ceem.com.br

e-mail: fgv@ceem.com.br

 

INÍCIO DAS AULAS
Março de 2002
Duração do curso – 18 meses