Comunicação: Novas Tecnologias e Hipermídia

Objetivos:

Tomando como ponto de partida o crescente sucesso de novas tecnologias de informação e comunicação, o curso visa proporcionar fundamentalmente aos seus participantes:

:: a atualização profissional diante das inovações tecnológicas ligadas à utilização de sistemas de computação e redes (internet e intranet) como meios de comunicação, comércio, prestação de serviços, educação e entretenimento;

:: a qualificação experimental e teórico-crítica sobre mídias eletrônicas e informáticas;

:: a reflexão sistemática sobre as conseqüências do uso dessas tecnologias, no que diz respeito ao modo como a experiência dos profissionais de comunicação passa a ser estruturada;

:: o compartilhamento de vivências profissionais com especialistas da área, numa perspectiva de comunicação integrada;

:: o estudo sistemático da linguagem específica de cada mídia (videoconferência, TV, rádio, internet, multimídia e impressos), como preparação, inclusive, para a compreensão e prática dos processos intermidiáticos em geral;

:: a experiência de produção de conhecimentos por meio do desenvolvimento e execução de projeto experimental em intermídia (videoconferência, TV, rádio, internet, multimídia e impressos).


Estrutura curricular:

1. Construção do Hipertexto: Design e Som da Interface.
2. Discursos Lineares e Não-Lineares: Produção e Interatividade.
3. E-Commerce e Novas Tecnologias para Web.
4. Internet: Prática de Utilização em Laboratório.
5. Jornalismo On-Line.
6. Leitura de Imagens (Perspectiva Semiótica).
7. Leitura e Produção de Textos em Multimídia.
8. Multimídia: Conceito e Aplicações.
9. Novas Tecnologias em Marketing.
10. Políticas Nacionais de Comunicação.
11. Publicidade On-Line.
12. Sistemas Móveis de Comunicação e Telemática.
13. Tópicos Especiais de Comunicação Integrada (Incluindo Fóruns com Especialistas na Área).
14. Intermídia e Multimídia: Projetos Experimentais (Estudos de Linguagem e Laboratórios Técnico-Operacionais em: Videoconferência, TV, Rádio, Internet, Multimídia e Impressos).

:: Recursos Multimeios
O UNI-BH colocará à disposição dos participantes os recursos tecnológicos necessários ao cumprimento da proposta do curso (laboratórios de produção gráfica, rádio, televisão/vídeo, internet/multimídia e videoconferência), bem como assegurará a disponibilidade de especialistas (monitores e professores assistentes) na utilização desses recursos, para treinamento e acompanhamento dos participantes, durante as disciplinas experimentais.

:: Produção de Conhecimentos
Visando a proporcionar aos participantes a experiência de produção de conhecimentos relativos aos conteúdos do curso, o UNI-BH patrocinará o desenvolvimento e a execução de projeto experimental em intermídia (videoconferência, TV, rádio, internet, multimídia e impressos), com auxílio dos seus atuais laboratórios de mídia impressa e eletrônica.


Coordenação:
:: Prof. Helton Gonçalves de Souza - Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC/MG e Doutorando em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC/MG

Público-alvo: Profissionais graduados em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Informática, Computação Gráfica, professores de graduação ligados aos cursos de Comunicação Social e demais interessados de áreas afins.


Carga horária: 440 horas/aula


Horário e dias de funcionamento:
Às sextas-feiras, das 19h às 22h35min, e aos sábados, a partir das 8h (manhã e tarde).

Centro Universitario de Belo Horizonte - www.unibh.br
Janeiro de 2002