CAXIAS DO SUL
MBA   
FGV
GESTÃO EMPRESARIAL MARKETING COMÉRCIO EXTERIOR CORPO DOCENTE

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL




APRESENTAÇÃO

O curso foi projetado a partir de uma visão multidisciplinar segundo as mais recentes demandas do ambiente empresarial, proporcionando uma visão global da empresa. Dessa forma, o programa aborda uma grande diversidade de conceitos e práticas essenciais para a formação de profissionais que buscam compreender as diversas áreas de uma organização, bem como gestores que sintam necessidade de reciclagem e  profissionais que aspirem a cargos executivos em suas empresas.

objetivos

Desenvolver visão estratégica. Oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório. Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de administração. Desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.

 


PROGRAMA                                                       horas/aula

I           NÚCLEO FUNDAMENTAL

Gestão de Operações e Qualidade                                           24

Contabilidade para Executivos                                                 24

 

II          NÚCLEO DE PESSOAS

Aspectos Gerenciais da Gestão de Pessoas                            24

Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas                  24

Estrutura Organizacional                                                         24

III         NÚCLEO DE MARKETING

Fundamentos de Marketing                                                     24

Gestão de Marketing                                                              24

            IV         NÚCLEO DE FINANÇAS

Matemática Financeira                                                           24

Finanças Corporativas                                                            24

Análise de Projetos de Investimentos                                      24

                                                                               

      

V          NÚCLEO ESTRATÉGICO

Política Macroeconômica                                                       24

Estratégia de Empresas                                                      24

Gestão de Custos                                                                 24

Orçamento e Controle                                                        24

*Jogos de Negócios e Projeto de Final de Curso                      36

* Sala de Aula inicial 24 h/a   +   Help Desk 12h/a 

Carga Horária Total em Sala de Aula                              360
Atividade Extra Classe:
Help Desk do Projeto Final de Curso                                 12
Carga Horária do Curso                                                   372

Módulo Internacional OHIO University – Opcional                    40

Carga Horária Total do Curso                                          412

               
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
: Esse programa inclui o TCC que será conduzido na disciplina Jogos de Negócios e Projeto de Final de Curso

               

EMENTAS DOS MÓDULOS

NUCLEO FUNDAMENTAL

Gestão de Operações e Qualidade

Conceitos básicos do modelo de gestão baseado na qualidade total - GQT. Evolução do conceito e processo da qualidade.  Analise, padronização e melhoria de processos. Ciclo PDCA. Ferramentas clássicas para o gerenciamento de processos.  Métodos da qualidade. Normas ISO. Prêmio nacional da qualidade como estratégia competitiva e modelo sistêmico para implantação da GQT. Estratégia e etapas para implantação da GQT. Resistência e fatores críticos de sucesso.

 

Contabilidade para Executivos

Contabilidade e o significado dos relatórios econômicos-financeiros. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. DOAR e o fluxo de caixa. Análise dos demonstrativos financeiros: índices de performance operacional, índices de investimento e índices de endividamento.

 

NÚCLEO DE PESSOAS

Aspectos Gerencias da Gestão de Pessoas

A função de Gestão de RH e o cenário atual. Atratividade de talentos e sua integração a empresa. Desenho dos cargos, definição das competências, recrutamento de pessoas, critérios e procedimentos de seleção. Avaliação e Gestão do desempenho. Manutenção dos talentos na empresa. Sistemas de remuneração e benefícios. Programas de incentivos e as questões de qualidade de vida, saúde e segurança.

Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas

Importância da integração das pessoas da organização. Dinâmicas de Integração. Comunicação verbal e não verbal. Barreiras físicas e interpessoais. Conflitos interpessoais e de grupo. Assertividade e as relações em grupo. Motivação. Satisfação do funcionário. Trabalhos em equipe. Formação e importância para o administrador. Auto-conhecimento e importância para o administrador.  Tipos de liderança.

Estrutura Organizacional

Estruturas Organizacionais: análise das diversas estruturas. Centralização e Descentralização. Mudança Gerencial e o Imperativo Ambiental:  a influência do ambiente nas decisões organizacionais.  Tendências Organizacionais: organizações virtuais, transacionais, regionais e demais. Ciclo de Vida das Organizações.

NUCLEO DE MARKETING

Fundamentos de Marketing

O papel de marketing nas organizações. Planejamento e desenvolvimento das estratégias de marketing. Análise dos mercados consumidores e organizacionais. Comportamento do consumidor. Segmentação do mercado. Estratégia do produto. Ciclo de vida do produto. Evolução das estratégias de marketing

Gestão de Marketing

Análise do processo estratégico de marketing: produto, preço, distribuição e promoção. Noções de marketing de serviços. O gerente de marketing nas funções operacionais: produto, força de venda, publicidade, distribuição e preço. Segmentação e posicionamento de mercado. Marketing “mix”. Planejamento e controle a longo prazo.

NUCLEO DE FINANÇAS

Matemática Financeira

Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Conceito de Juros Simples e Juros Compostos. Taxas de desconto e  rentabilidade.  Valor presente liquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR). Valor e custo. Problemas da TIR.  Equivalência de taxas de juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, mensais e diárias. Equivalência de fluxos de caixa. Sistemas de amortização.

Finanças Corporativas

Visão panorâmica de finanças corporativas:  O Papel e as funções do administrador financeiro. Mercado eficiente e mercado perfeito. Fontes de financiamentos. Capital próprio e de terceiros. Risco e retorno. O Beta e o modelo CAPM. Custos do capital próprio e do capital de terceiros. Custo Médio Ponderado de Capital, CMPC. Estrutura de capital. Ações e dividendos: avaliação de ações. Critérios para classificação de projetos. Noções de capital de giro e administração de estoques.

Análise de Projetos de Investimentos

Fundamentos da Avaliação de Investimentos; Métodos de avaliação de Projetos de Investimento; seleção entre Projetos de Investimento – mutuamente excludentes -Sob restrição de capital; Estimativas do Projeto de Investimentos – Construção do fluxo de caixa para acionista – Construção do fluxo de caixa para o acionista; Análise de Risco do Projeto de Investimento – Risco próprio do projeto – Análise de sensibilidade – Análise de cenários; Risco Corporativo – O projeto como participante da carteira de investimento da empresa; Procedimento do Orçamento de capital da Empresa; Pós-auditoria do projeto de investimento; Técnicas de avaliação que capturam o valor de flexibilidade gerenciais - Limitações dos métodos de avaliação VPL e TIR - Árvore de decisões – Opções reais.

Avaliação de Empresas

Fundamentos da Avaliação de Empresas; Métodos de avaliação de empresas; Análise Econômico-financeira de empresas; Análise do capital de giro; Fluxo de caixa e fluxo de recursos; EVA e MVA; Projeções do Fluxo de caixa e lucro líquido; Valor Econômico da Empresa; Avaliação relativa e uso dos múltiplos.

 

NUCLEO ESTRATÉGICO

Política Macroeconômica

Sistema econômico. Setor externo: balanço de pagamentos; regime cambiais; “currency board” e câmbio flutuante. Taxas de câmbio real e nominal. Medidas de performance da economia. Função de produção, curvas de oferta, inflação, desemprego e crescimento econômico. A demanda agregada e seus componentes. Políticas fiscal e monetária. Moeda e preço. Juros e inflação. O imposto inflacionário.

Estratégia de Empresas

A estratégia empresarial em suas diversas abordagens. Impactos no planejamento estratégico das organizações. O planejamento e sua metodologia clássica.A importância da visão, missão e valores. Fatores críticos de sucesso. Analise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter. Desenvolvimento de Plano de Ação: objetivos-chave e estratégias competitivas.

Gestão de Custos

Estratégia mercadológica de preço: os impulsos de compra do consumidor e a curva de demanda para as empresas, análise do macroambiente, as estratégias de preço. O significado das informações do demonstrativo de resultado. Custeio por contribuição versus custeio por absorção. Análise custo-volume-lucro: ponto de equilíbrio, metas de vendas com objetivo de lucro. Decisão de preço quando varia o preço do insumo. Decisão de aceitar ou rejeitar uma proposta. Decisão de preço considerando o retorno sobre o investimento. Retirar ou adicionar um produto de linha. Custo ABC. Decisão de comprar ou fazer. Custeio por processo. Custos de produtos conjunto.

Orçamento e Controle

Conceito de orçamento. Finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Consolidação do orçamento: balanço projetado, resultado projetado, fluxo-de-caixa projetado. Controle: centro de receita, centro de custo padrão, centro de custo discricionário.

Jogos de Negócios e Projeto Final de Curso

Aplicações dos conhecimentos apreendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresaria e desenvolvimento de um plano de negócios - trabalho final, realizado em grupos.


 

CERTIFICADO ESPECIALIZAÇÃO MBA

Ao final do curso, será fornecido pela Fundação Getulio Vargas, aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso, o Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em MBA nível especialização. Cursos regidos pela resolução 01/2001 do CES – Câmara de Ensino Superior - MEC.

SELEÇÃO E MATRÍCULA

A seleção será realizada pela análise da ficha de inscrição, currículo e entrevista. Os alunos selecionados serão imediatamente chamados para efetuarem a matrícula. As vagas são limitadas.

REQUISITOS

-  Ficha de inscrição
- Curriculum Vitae – máximo duas páginas
- Diploma de Graduação e Histórico Universitário
- Carteira de Identidade
- Uma foto 3x4
- Taxa de inscrição de R$ 50,00.

INVESTIMENTO Com DESCONTO até 15 de Dezembro
- Á vista: R$ 9.300,00.
- A prazo: A primeira no ato da matrícula e mais 21 parcelas,  mensais e consecutivas de R$ 495,00, pagáveis até o dia 05 de cada mês. Condição válida para os candidatos inscritos, selecionados e matriculados até o dia 15/dezembro.

INVESTIMENTO após 15 de Dezembro
- Á vista: R$ 10.350,00.
- A prazo: A primeira no ato da matrícula e mais 21 parcelas,  mensais e consecutivas de R$ 550,00, pagáveis até o dia 05 de cada mês.

HORÁRIO DAS AULAS

Sextas das 18h às 23h  e Sábados das 7h30min às 11h30min

As provas serão ministradas em dias diferentes das aulas.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Centro de Ensino Empresarial
Rua Dr. Bozzano, 715 – 3º andar - Bairro São Pelegrino

Caxias do Sul – RS – 95020-030

Fone/Fax: (54) 225.5876 ou 225.6644
home-page: www.fgv.ceem.com.br

e-mail: fgv@ceem.com.br

INÍCIO DAS AULAS
Março de 2002
Duração do curso – 18 meses