MBA OFERECE CONSULTORIA

A busca por uma carreira dirigida chega também a área acadêmica. Pela primeira vez no Brasil, uma escola de MBA, a Business School São Paulo (BSP), vai oferecer o serviço de gestão de carreira para seus alunos. A novidade do serviço oferecido pela BSP está na análise de perfil e aconselhamento do plano de carreira por uma consultoria especializada. “Antes fazíamos informalmente, agora contratamos uma consultoria especializada para orientar os alunos”, conta Heitor Peixoto Filho, diretor de admissão da BSP.

A proposta surgiu da percepção de que os alunos do Classic MBA - que interrompem a carreira para se dedicar integralmente ao curso - citavam a recolocação no mercado como um fator crítico.

Próximo ao final do primeiro ano do curso, ministrado no Brasil, os alunos vão receber orientações na escolha das disciplinas do segundo ano, direcionando os estudos para sua área de atuação. Após o fim da segunda fase do curso, ministrada no Canadá, o aluno tem outro contato com a consultoria, dedicado à sua recolocação no mercado. O custo da orientação é de R$ 3 mil a R$ 4 mil para cada aluno, já inclusos no curso. Em média, serão dez horas, divididas em cinco encontros ainda na primeira fase e outros cinco na segunda.

Nos Estados Unidos e Europa, a oferta de “placement office” (suporte no processo de recolocação profissional) é tao comum que já se tornou um quesito importante na hora da escolha da escola, por aqui a tendência está apenas começando. A Faculdade de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV - EAESP) , assim como outras escolas de pós-graduação, até oferecem o “placement office”, mas é um suporte informal, baseado  principalmente no relacionamento pessoal dos próprios alunos e ex-alunos.

Fonte: Jornal Gazeta Mercantil/SP- Seção Empresas & Carreiras - pg.C 1 - 11/2/2002.