Mission Desenvolvimento Profissional

Apresenta
Formando um novo profissional:

Gestor de Educação/Aprendizagem Organizacional
(Chief of Learning Office)

Conhecendo e adquirindo as competências necessárias para a
implantação eficaz da Estratégia de Educação Corporativa

São Paulo -  27 de março de 2002
Auditório Pontes de Miranda - Al. Santos 2.400

8h30 Recepção aos participantes- Entrega de documentação

9h00 - Abertura do Seminário pelo presidente da mesa

Frederic M. Litto
Presidente
ABED Associação Brasileira de Educação a Distância

9h10 Conceituando Educação Corporativa no contexto da Era do Conhecimento identificando a importância e o papel do Gerente de Aprendizagem (ou o Chief of Learning Office) na gestão dos processos educacionais e no desenvolvimento do Capital Intelectual na Organização

- Definindo os desafios e responsabilidades do "Gerente de Aprendizagem" na elaboração da Estratégia de Aprendizagem e Educação da organização
- Avaliação de cenários e tendências de negócios que impactem na elaboração das Estratégias de Aprendizado e Educação profissional na construção e manutenção da competitividade da empresa
- Estimulando a geração o compartilhamento do conhecimento entre os membros da organização dentro do processo de gerenciamento do Conhecimento

Jefferson A. Plentz
Financial Solutions Head
Promon Intelligens

10h40 Coffee break


                           Perfil de Competências e Conhecimentos Profissionais

10h55 Refletindo e explorando as Competências essenciais de um novo profissional: o gestor do Processo de Aprendizagem ou Chief Learning Office

- Importância e inserção do CLO na estrutura da organização para a otimização dos processos e resultados da Aprendizagem
- Estabelecendo um paralelo com o gestor de treinamento tradicional
- Identificando as Competências necessárias ao CLO:
- Gestão do Processo Organizacional (competência gerencial)
- Competências na Gestão do processo ensino-aprendizagem: Psicologia do Aprendizado,  Pedagogia
- Competências e habilidades de relacionamento interpessoal
- Competências essenciais a serem desenvolvidas nos colaboradores:
- Aprender a aprender;
- Aprender a fazer;
- Aprender a viver;
- Aprender a ser.

Cláudia Maria de Lima
Pedagoga e Psicóloga
Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância Universidade Católica Dom Bosco
Desenvolvedora de Conteúdo
EZ-Learning

12h25 Almoço

13h40 Desenvolvendo a competência de Comunicação Interna para identificar e superar Barreiras Culturais e promover a mudança de mentalidade, estimulando o interesse dos colaboradores e o sucesso da Estratégia de Educação

- Comunicação Interna e geração de motivação para as iniciativas de
  Educação e Treinamento online
- O novo papel do instrutor nas organizações que utilizam o e-learning
  como ferramenta de desenvolvimento
- Atuação da consultoria interna de educação no desenho de planos de
  desenvolvimento para os profissionais

Eliane Fittipaldi
Gerente de Desenvolvimento
EDS University

14h55 Estudo de Caso: Experiência no desenvolvimento de profissionais de Educação Corporativa em empresa de Conhecimento Intensivo

Como profissionais originários de áreas técnicas (sem experiência anterior em Recursos Humanos) desenvolveram um eficaz sistema de aprendizagem organizacional

- Desfazendo "Mitos" e construindo "Verdades"
- Desenvolvendo habilidades e competências
- Trabalhando em Equipe, buscando Parcerias e identificando e aproveitando Sinergias


Rita de Cássia Ferraz do Amaral Braghetti
Coordenadora do Centro de Educação
Fleury Centro de Medicina Diagnóstica


16h10 Desenvolvendo e avaliando os conteúdos próprios ou de terceiros para programas de treinamento à distância ou presencial liderando a interface entre o consultor terceirizado e os processos de RH da empresa

- Análise dos objetivos do treinamento de acordo com as necessidades estratégicas da organização
- Levantando e conhecendo as principais características de conteúdos programáticos próprios e de   terceiros
- Competências relativas aos aspectos tecnológico e pedagógico do processo de e-learning
- Elaboração e adequação do projeto pedagógico em função do conteúdo e público
- O case EZ-Learning: algumas características de padrão do desenvolvimento de storyboards para              e-learning

Cláudia Maria de Lima
Pedagoga e Psicóloga
Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância Universidade Católica Dom Bosco
Desenvolvedora de Conteúdo
EZ-Learning

17h25 Coffee Break

17h40 Organizando equipes de trabalho de e-ducadores na implantação e implementação de programas de ensino baseados nas novas tecnologias de educação

- Discutindo o papel do e-ducador nos ambientes virtuais
- Desenvolvendo o instrutor internamente ou selecionando o profissional tercerizado
- Definindo expectativas e mensurando resultados
- Casos de Sucesso na formação de instrutores

José A. Valdivia León
Diretor
Livronline.com

18h20 Encerramento


Realização:  Mission Desenvolvimento Profissional


Apoio:

ABED  - Associação Brasileira de Educação a Distância
ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
    

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Incluso : material didático, coffee break, almoço

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