Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial

São Paulo estará sediando, no período de 23 a 24 de maio próximo, o 17º Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial, o mais tradicional evento da área. O Congresso terá como foco principal a relação entre Comunicação e Gestão Empresarial e tratará de temas relevantes como Gestão do Conhecimento, Comunicação Interna, Gerenciamento da Imagem Corporativa, Comunicação no Terceiro Setor, Responsabilidade Social, Mídia Training e A pauta social no jornalismo de negócios, dentre outros.
Os congressistas serão brindados com o livro Fontes abertas, um projeto de comunicação da Bristol-Meyers Squibb Brasil. Dentre os inscritos, serão sorteados 30 exemplares do CD Comunicação Empresarial 2001 - Fontes e Recursos, editados pela Comtexto. Informações pelo fone: (11) 3861-0054, E-mail: comtexto@dialdata.com.br e no site: http://www.comtexto.com.br.
Confira abaixo a programação do 17º Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial:

Programa
Dia 23 de maio

9:00 - 10:20 horas
Palestra: Comunicação Empresarial e cidadania: praticando a transparência
Rodolfo Guttilla, diretor de assuntos corporativos da Natura e presidente da ABERJE- Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

10:20 - 10:40 horas - Café

10:40 - 12:30 horas
Comunicação Interna: a experiência brasileira
O novo perfil dos house-organs - Luiz Chinan, jornalista, diretor da Retoque Jornalismo
A avaliação do ambiente interno - Prof. Dra. Marlene Marchiori, Relações Públicas e Administradora de Empresas, mestrado e doutorado em Comunicação pela USP, diretora da March Comunicação & Marketing.

14:00 - 15: 00 horas
Apresentação da Pesquisa Comtexto
Os espaços especializados nos sites das grandes empresas brasileiras

15:00 - 16: 00 horas
Palestra: Media Training : como lidar com o universo das mídias
Profa. Dra. Heloiza Matos , ECA/USP e especialista em media training, com trabalhos realizados para empresas nacionais e multinacionais.

16:00 - 16:15 horas - Café

16:15 - 17:30 horas
Palestra: Comunicação e Gerenciamento de imagem
Mário Rosa, jornalista, ex-editor da Veja, Prêmio Esso de Jornalismo em 1991 e 1992, atuou em várias campanhas políticas junto a importantes agências de marketing político no País. Tem sido consultor de imagem de empresas nacionais e internacionais. Em 2001, lançou, pela Editora Gente, o livro A síndrome de Aquiles. Como lidar com as crises de imagem .


Dia 24 de maio

9:00 - 10:15 horas
Palestra: A pauta social no jornalismo de negócios
Prof.. Dr. Carlos Eduardo Lins da Silva, editor adjunto do Valor Econômico

10:15 - 10:30 horas - Café

10:30 - 12:15 horas
Cases: Comunicação no Terceiro Setor
Fernando Pachi, jornalista, Rede Ethos de Jornalistas, Instituto Ethos
Assessoria de Comunicação da ABONG - Associação Brasileira de Organizações Não-Goverrnamentais (Alessandra Ceregatti)

14:00 - 15:00 horas
Palestra: Comunicação Empresarial e gestão de conhecimento
Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP e do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP

15:00 - 16:00 horas
Case: Fontes Abertas
Antonio Carlos Salles - Diretor de Assuntos Corporativos da Bristol-Myers Squibb

16:00 - 16:15 horas - Café

16:15 - 17:45 horas
Debate: Responsabilidade Social: realidade ou mito?
Prof. Dr. Laan Mendes de Barros, professor dos cursos de graduação e pós-graduação e coordenador do CIP - Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero ; diretor da Terra, empresa de assessoria/consultoria em Comunicação.
Profa. Ana Cláudia M. Govatto, diretora da M. Govatto Associados e especialista em Responsabilidade Empresarial