Curso: Recursos Digitais na
Comunicação Interna das Empresas

Da Intranet ao Portal de Informação Empresarial

Conteúdo e programa

A comunicação interna nas empresas, desde a consolidação do meio digital como potente ferramenta de comunicação e transmissão de dados, vem passando por uma revolução e pela busca de uma nova identidade.
A "velha" Intranet criada na seqüência do "boom" Internet no mundo já não mais se adapta ao crescente uso das Tecnologias de Informação nas empresas. Uma nova dinâmica de relacionamentos, transações, conhecimentos e compartilhamento de informações se impõe diante dos sistemas baseados na digitalização de dados e na interconectividade.

Pretendemos, com o curso, lançar algumas luzes sobre perguntas e questionamentos que passam pela grande maioria dos profissionais de comunicação: como fazer de minha intranet um meio eficaz e útil de comunicação coletiva? Quais as condições ambientais e técnicas que justificam a evolução da Intranet para um portal de informação empresarial? Como integrar outras áreas da empresa (RH, Desenvolvimento, etc.) nesse novo espaço interativo?

Os seguintes temas serão abordados nos dois dias de curso:

1. A diferença de conceitos que "fazem a diferença": dado, informação, conhecimento, memória, arquivo.
2. Categorias e usos do meio interativo digital em ambientes de comunicação interna: Intranet, comunicação via e-mail, sistemas de gestão e compartilhamento de informações, portais corporativos, portais de informação empresarial, áreas para compartilhamento de conhecimento e treinamento à distância, etc.
3. Algumas estratégias para a definição da melhor combinação de ferramentas para cada ambiente empresarial.
4. Apresentação de casos de sucesso nas diferentes categorias de comunicação discutidas.

Formato e metodologia

O curso terá um formato de palestra dinâmica, com a apresentação e casos reais e espaço para discussão e debate dos participantes. Recomenda-se que os participantes tragam material para discussão de "cases" de suas próprias empresas.

Profª. Drª. Elizabeth Saad Corrêa - Web strategist e consultora de empresas na área de comunicação digital - planejamento e implementação. Organizadora de treinamentos empresariais no mesmo campo. Professora Livre-docente do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, graduação e pós-graduação, e pesquisadora no campo da comunicação digital e tecnologias de informação aplicadas á comunicação. Doutora em Ciências da Comunicação - ECA/USP. Graduada e Mestre em Administração de Empresas - FEA/USP.



Informações e inscrições: (11) 3257-7451, 3256-8426 ou aberje@aberje.com.br.

Data: 18 e 19 de abril de 2002
Local: R. Dona Antônia de Queiroz, 474 cj.03 São Paulo - SP
Horário: Das 9:00 às 18:00 horas
Preço: Associado:       R$ 480,00
          Não-associado: R$ 680,00


apoio: MAXPRESS

Ficha de Inscrição:
"Recursos Digitais na Comunicação Interna das Empresas"
 Empresa:     CNPJ:   
 Nome:     Cargo:   
 Depto.:     
 Endereço:     CEP:    -
 Cidade:     Estado:   
 Fax:   ( ) -  E-mail:   
Associado:      Sim Não