5º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial,
Assessoria de Imprensa e Relações Públicas
Dias 24, 25 e 26 de abril de 2002
Centro de Convenções Rebouças
Av. Rebouças, 600
São Paulo - SP

 

Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas - Perfil

O Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas foi criado em 1998, consolidando a experiência acumulada nos cinco anos anteriores pela Mega Brasil Comunicação na organização de vários outros eventos do gênero, sempre na área de Comunicação.

Foi criado com o objetivo de oferecer ao mercado e aos profissionais da área um evento moderno, abrangente e em sintonia com o que de mais avançado se pratica no campo da Comunicação Corporativa, tanto no Brasil quanto no Exterior. Começou com um público de 240 participantes e na última edição, em 2001, registrou 616 inscrições, quase triplicando em quatro anos o fluxo de participantes.

Inspirando-se em eventos internacionais de características similares, o Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas foi idealizado para ser a principal referência do mercado da Comunicação Corporativa no Brasil, tanto pela qualidade dos assuntos apresentados e de seus palestrantes, quanto pela ampla gama de temas abordados, possível graças à adoção de palestras simultâneas em três auditórios distintos.

Após os dois primeiros anos de vida, a Mega Brasil criou o conceito de tema-guia, com o objetivo de dar à parte programática do evento maior consistência e densidade, permitindo, além disso, que os participantes pudessem verticalizar ainda mais o aprendizado nas questões de maior interesse pessoal e profissional. São esses temas-guia, desde então, que orientam as palestras e conferências programadas dentro de cada edição do evento.

Cada um deles (Comunicação Interna, por exemplo) orienta um determinado número de apresentações (em geral três). Nos anos de 2000 e 2001 registramos dez temas-guia e pouco mais de trinta apresentações em dois dias de eventos. A partir deste ano ano, são 14 os temas-guia e três os dias do evento, num total de 44 apresentações, fato que por si só demonstra o vigor e a consolidação da iniciativa, em nosso País.

Perfil dos participantes

Os participantes do evento são, em sua grande maioria, mulheres. Levantamento feito pela Mega Brasil em relação à edição de 2001 mostra que das 616 pessoas inscritas, 71% representavam o público feminino e 29% o público masculino.

Em termos geográficos, essa representatividade foi a seguinte: 5,19% da Região Norte; 7,14% da Região Nordeste; 6,82% da Região Centro-Oeste; 7,96% da Região Sul; e 72,89% da Região Sudeste (40,91% da cidade de São Paulo e outros 14,45% do Interior de São Paulo).

Em termos funcionais, 20,74% dos participantes do evento exerciam cargos de direção nas organizações representadas, enquanto outros 19,61% mantinham cargos gerenciais. Os assessores de imprensa representaram 23,50% e os analistas de comunicação 20,90%. Os demais eram profissionais liberais ( jornalistas - 4,53%; e relações públicas - 4,05%), profissionais da área de Recursos Humanos e Marketing (3%) e professores (4,53%).

Apoios

De forma crescente, ano a ano o evento tem despertado o interesse de algumas das mais importantes organizações do País. Entre os patrocinadores do evento e dos projetos a ele ligados (Prêmio Personalidade da Comunicação, Noite Nobre da Comunicação e Feira da Comunicação Empresarial) estão os grupos: Telefônica, Bradesco, Fiat Automóveis, Rhodia, Compahia Vale do Rio Doce, Banespa, Embratel, Eletropaulo, Bristol-Myers Squibb, Multibrás e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Institucionalmente, o evento conta com o apoio da ABI - Associação Brasileira de Imprensa, Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas, Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, Conferp - Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, Ibri - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas, Sinco - Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social e Conrerp - Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas.

Editorialmente esse apoio tem sido oficializado com o jornal Gazeta Mercantil, com o informativo Jornalistas&Cia e com os sites especializados na área Blue Bus, Fontes Online, Maxpressnet e Comunique-se.

Ao todo, em 2002 são 43 as organizações que estarão associando sua marca ao evento, número recorde.

Palestrantes

Nestas cinco edições já realizadas, o Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas pautou apresentações dos mais renomados especialistas brasileiros da área de Comunicação e também de colegas internacionais, além de empresários e profissionais de áreas afins. Já estiveram se apresentando no evento nomes como Ozires Silva, Miguel Jorge, Thomaz Souto Corrêa, Gaudêncio Torquato, Claudio Szajman, José Paulo Kupfer, Júnia Nogueira de Sá, Nemércio Nogueira, Manuel Chaparro, Margarida Kunsch, Gabriel Priolli, Ruy Altenfelder, Paulo Nassar, Renato Gasparetto Jr., Marcello D’Angelo, Márcio Riscala, Vera Giangrande, Carlos Alberto Di Franco, Marco Antonio Rocha, Carlos Brickmann, Marcelo Parada, Marcelo Rech, Josemar Gimenez são alguns dos mais de 150 convidados que já frequentaram o evento como palestrantes.

Um olhar panorâmico do Evento
Para melhor orientar a sua escolha do repertório de palestras que deseja assistir, confira os temas que serão abordados em cada um dos Temas-Guia deste 5º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas

Tema-Guia 1
Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia

Painel A: Mídia e informação corporativa - Novos tempos, novas posturas
Palestrante: Eleno Mendonça, Editor-chefe do jornal O Estado de S. Paulo
Painel B: Fontes Abertas com a sociedade. A imprensa como aliança estratégica.
Palestrante: Mário Grieco, Presidente da Bristol-Myers Squibb Brasil
Painel C: A fonte que queremos e respeitamos - Pesquisa revela o perfil ideal da fonte de informação na visão da mídia
Palestrante: Rubens Hannun, Diretor da H2R Pesquisa.

Patrocínio:

 

Tema-Guia 2
Carreira e Desenvolvimento Pessoal

Painel A: Investindo na carreira - O que faz a diferença de um profissional para o outro, na visão de caçadores de talentos
Palestrantes: Guilherme Velloso, Diretor da Panelli Motta Cabrera & Associados (Amrop Group), e Francisco Britto, Diretor da TMP Worldwide e autor do livro Vivendo, Aprendendo e Ensinando
Painel B: Quebrando paradigmas: Como trabalhar a auto-estima para construir uma carreira bem sucedida
Palestrante: Joseraldo Furlan, Médico, Professor e Consultor de Empresas na área de Comportamento Humano
Painel C: O Comunicador e a Comunicação no processo de crescimento sustentado do País
Palestrante: Miguel Ignatios, - Presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - ADVB

Patrocínio:

 

Tema-Guia 3
Comunicação e Conjuntura Mundial


Painel A: Um olhar crítico sobre a Comunicação Empresarial em tempos de globalização
Palestrante: Luiz Carlos Neto Aversa
Assessor de Comunicação e Marketing do Governo do Estado de São Paulo
Painel B: O Senhor Consumidor - Como e por que o renascer da cidadania fez a Comunicação Empresarial mudar
Palestrante: José Estanislau do Amaral Souza Neto, Diretor de Assuntos Corporativos para a América Latina e Brasil, da Unilever
Painel C: O que mudou na Comunicação das Grandes Corporações, depois de 11 de Setembro
Palestrante: Dan Millar, Diretor do Institute for Crisis Management

Patrocínio:

 

Tema-Guia 4
Comunicação como Ferramenta de Gestão Empresarial

Painel A: Em nome da Lei - O peso da opinião jurídica nas ações da Comunicação
Palestrantes: José Alcides Montes Filho, Diretor da Leite, Tosto e Barros Advogados; e José Augusto Caleiro Regazzini, Sócio da Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
Painel B: O papel da Comunicação na visão do gestor moderno
Palestrante: Dárcio Crespi, Diretor-Geral da Heidrick & Struggles do Brasil
Painel C: A Comunicação no apoio à gestão de pessoas nas organizações virtuais
Palestrante: Hideo Masumoto, Consultor da Henkel Mercosul

Patrocínio:

 

Tema-Guia 5
Comunicação Interna

Painel A: A importância de se comunicar com o público que é o espelho da sua empresa
Palestrante: a confirmar
Painel B: A revolucionária experiência da Universidade Corporativa
Palestrantes: Walter Sigollo, Superintendente de Recursos Humanos da SABESP e diretor da Universidade Empresarial SABESP; Sérgio Piza, Diretor de Recursos Humanos da Kraft Foods
Painel C: As razões que fizeram do McDonald's a melhor empresa para se trabalhar no Brasil
Palestrantes: Francisco Carvalho, Diretor de Comunicação do McDonald's; Maria Tereza Gomes, Diretora de Redação da revista Você S/A e Coodenadora do Guia As Melhores Empresas para se Trabalhar, do Grupo Exame

Patrocínio:

 

Tema-Guia 6
Gerenciamento de Resultados em Comunicação

Painel A: Ação, medição, análise e ação - A ferramenta que ajudou a Telefônica a ter um dos mais eficazes planejamentos de Comunicação do País
Palestrante: Paulo Roberto Pepe, Diretor da Empório de Comunicação
Painel
B: A Pesquisa direcionando ações em Comunicação Corporativa
Palestrante: Paulo Roberto Campana Carramenha, Diretor Presidente da Research International
Painel C: Auditoria de imagem - Como analisar o desempenho da organização na mídia
Palestrante: Osvaldo Martins, Diretor do Instituto Brasileiro de Estudos em Comunicação - IBEC

Patrocínio:

 

Tema-Guia 7
Gestão de Crise e Reputação Empresarial

Painel A: Case Herbert Vianna: quebrando o tabu do silêncio hospitalar
Palestrante: Lima de Amorim, Diretor da Século Z.
Painel B: Casos clássicos de erro em gestão de crise no ambiente empresarial – uma visão da imprensa
Palestrante: Josemar Gimenez, Diretor de Redação do jornal Estado de Minas
Painel C: Como identificar e prevenir crises no ambiente empresarial
Palestrantes: João José Forni, Gerente de Comunicação Social da Infraero, e Terezinha dos Santos, Consultora Empresarial e Professora do Curso de Comunicação da Universidade Gama Filho

Patrocínio:


Casa da Imprensa

 

Tema-Guia 8
Internet e Comunicação Corporativa

Painel A: A experiência de levar a internet à Favela - O case VivaRio
Palestrante: Vitor Sznejder, Professor da Fundação Getúlio Vargas e Consultor Empresarial
Painel B: Os sites corporativos brasileiros mais atraentes e eficazes da atualidade - Compare com o que você já viu e fez
Palestrante: Marco Chiaretti, Diretor de Conteúdo e Produtos do portal iBest e consultor do Portal da Cidade de São Paulo
Painel C: As ferramentas e técnicas que estão tornando a Comunicação
Corporativa mais eficaz
Palestrante: Patrícia Canary, Vice President Hispanic & Latin America Markets da PRNewswire

Patrocínio:

 

Tema-Guia 9
Marketing Corporativo e Imagem Institucional

Mesa Redonda: Falando de igual para igual - Como a empresa moderna promove o diálogo entre o Marketing e a Comunicação Corporativa
Expositores: Milton Longobardi, Diretor de Marketing Corporativo da Nextel; Marco Antonio Lage, Diretor de Comunicação da Fiat Automóveis; Sérgio Guerreiro, Diretor da LMS Counseling
Moderadora: Cristina Moretti Godinho, Diretora da In Press Porter Novelli;
Painel B: Copa do Mundo na Globo - Os ganhos de quem investe
Palestrante: Júlio Mariz, Diretor de Desenvolvimento da Globo Esportes - Divisão da TV Globo responsável pela negociações de direitos esportivos

Patrocínio:

 

Tema-Guia 10
Mercado de Trabalho em Comunicação Empresarial

Mesa Redonda: Saga empresarial - As dificuldades e oportunidades de quem optou por cuidar de seu próprio negócio na área de Comunicação
Expositores: Fátima Turci, Apresentadora do programa Economia e Negócios com Fátima Turci (Rede Mulher); Ricardo Viveiros, Diretor da RV Oficina de Comunicação; Sandra Sinicco, Diretora da Informare; e Meg Guida, Diretora da Porta-Voz
Moderador: Marcos Trindade, Diretor da FSB Comunicações
Painel B: Participação nos lucros e remuneração variável - Como anda a remuneração dos executivos brasileiros de Comunicação
Palestrante: Luiz Carlos de Almeida, Gerente de Pesquisa Salarial do Grupo Catho

Patrocínio:

 

Tema-Guia 11
Mídias Corporativas

Painel A: Convergência das mídias corporativas - Como combinar o tradicional com o novo, atingindo os objetivos da comunicação com os vários públicos
Palestrante: Sérgio Motta Mello, Presidente da TV1
Painel B: As mídias mais utilizadas pelas grandes empresas do Brasil
Palestrantes: Wilson Baroncelli, Diretor da Franco, Celano & Baroncelli, e Antonieta Cinquini, Consultora do Great Place to Work Institute
Painel C: Uma agência de notícias para integrar, em tempo real, indústria e imprensa - A pioneira experiência da CNI
Palestrante: Marcelo Tognozzi, Coordenador da Assessoria de Comunicação da CNI - Confederação Nacional da Indústria

Patrocínio:

 

Tema-Guia 12
Relações Públicas

Mesa Redonda: A Era da transparência nas Relações Governamentais e Institucionais
Expositores: Ramiro Prudêncio, Presidente da Burson-Marsteller do Brasil; Flávio Schmidt, Presidente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas - CONFERP; Antonio Marcos Umbelino Lôbo, Consultor de empresas e Especialista em relações governamentais, mais parlamentares convidados
Painel B: Um olhar crítico sobre a prática de Relações Públicas nas empresas brasileiras
Palestrante: João Alberto Ianhez, Conselheiro Titular e Tesoureiro do Conselho Federal de Relações Públicas, Diretor da Ianhez Comunicação

Patrocínio:

 

Tema-Guia 13
Responsabilidade Social

Painel A: Como a responsabilidade social está mudando o Brasil e o mundo.
Palestrantes: Engel Paschoal, Titular da coluna Responsabilidade Social e Ética; Ruth Goldberg, Gerente da Área de Cidadania Corporativa da Publicom
Painel B: Dividendos institucionais - A Microsoft mostra suas estratégias no campo da responsabilidade social
Palestrante: Carlos Ximenes, Gerente de Relações Corporativas da Microsoft
Painel C: Educação - A Fundação Bradesco leva esperança a milhares de crianças brasileiras
Palestrante: João Cariello de Moraes Filho, Diretor da Fundação Bradesco

Patrocínio:

 

Tema-Guia 14
Tendências da Comunicação Empresarial

Painel A: Verba também é poder - Como os gestores modernos estão fazendo para atrair novas verbas para a Comunicação Corporativa
Palestrante: Theo Carnier, Consultor e Editor da Revista Bovespa
Painel B: Campeão de bilheteria - A ambiciosa estratégia de divulgação que fez do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal também um campeão de mídia
Palestrante: Francisco Feitosa, Diretor da Warner Bros do Brasil
Painel C: Os novos caminhos da comunicação em serviços essenciais, sob gestão privada - A experiência Eletropaulo
Palestrante: Luiz David Travesso, Presidente da Eletropaulo

Patrocínio:

 

Programação do Evento

24 de abril de 2002
quarta-feira



8 às 8h40
Recepção, credenciamento e entrega de material

8h45 às 9 horas
Abertura solene

9 às 10h20
Conferência Magna de Abertura - Sessão Geral - Grande Auditório

Economia e Comunicação - As fronteiras da transparência e da responsabilidade social.
Conferencista convidado: Mailson da Nóbrega, Ex-Ministro da Fazenda e Diretor da Tendências Consultoria
Presidente da Mesa: Rodolfo Guttilla, Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - ABERJE

10h20 às 10h40
Cofee-break

10h40 às 11h45
Sessão 1

Sala A - Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia
Mídia e informação corporativa - Novos tempos, novas posturas
Convidado: Eleno Mendonça, Editor-chefe do jornal O Estado de S. Paulo;
Moderador: José Luiz Schiavoni, Diretor da S2 Comunicação Integrada

Patrocínio

 

Sala B - Carreira e Desenvolvimento Pessoal
Investindo na carreira - O que faz a diferença de um profissional para o outro, na visão dos caçadores de talentos
Convidados: Guilherme Velloso, Diretor da PMC (Amrop Group); e Francisco Britto, Diretor da TMP Worldwide e autor do livro Vivendo, Aprendendo e Ensinando
Moderadora: Ingrid Rauscher, Diretora da ADS

Patrocínio

 

Sala C - Comunicação como Ferramenta de Gestão Empresarial
Em nome da Lei - O peso da opinião jurídica nas ações da Comunicação
Convidados: José Alcides Montes Filho, Diretor da Leite, Tosto e Barros Advogados; e José Augusto Caleiro Regazzini, Sócio da Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
Moderador: Flávio Valsani, Diretor da LVBA Comunicação

Patrocínio

11h45 às 11h50
Intervalo

11h50 às 12h55
SESSÃO 2

Sala A - Comunicação Interna
Adequação da Comunicação Interna à tecnologia digital
Convidada: Luciana Monteiro Uemura, Coordenadora de Comunicação da Oracle Brasil
Moderadora: Rosâna Monteiro, Diretora da Ketchum Estratégia

Patrocínio

 

Sala B - Gerenciamento de Resultados em Comunicação
Ação, medição, análise e ação - A ferramenta que ajudou a Telefônica a ter um dos mais eficazes planejamentos de Comunicação do País
Convidado: Paulo Roberto Pepe, Diretor da Empório de Comunicação
Moderador
: Mauro Lopes, Diretor da MVL Comunicação

Patrocínio

 

Sala C - Responsabilidade Social
Como a responsabilidade social está mudando o Brasil e o mundo
Convidados: Engel Paschoal, Titular da coluna Responsabilidade Social e Ética; Ruth Goldberg, Gerente da Área de Cidadania Corporativa da Publicom
Moderador: Antonio Carlos Lago, Presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas - ABRP Nacional

Patrocínio

12h55 às 13h50
Almoço Expresso

13h50 às 14h55
SESSÃO 3

Sala A - Comunicação e Conjuntura Mundial
Um olhar crítico sobre a Comunicação Empresarial em tempos de globalização
Convidado: Luiz Carlos Neto Aversa, Assessor de Comunicação e Marketing do Governo do Estado de São Paulo
Moderador: Ciro Dias Reis, Diretor da Imagem Corporativa

Patrocínio

 

Sala B - Gerenciamento de Resultados em Comunicação
Auditoria de imagem - Como analisar o desempenho da organização na mídia
Convidado: Osvaldo Martins, Diretor do Instituto Brasileiro de Estudos em Comunicação - IBEC
Moderador: Mauro Lopes, Diretor da MVL

Patrocínio

 

Sala C - Gestão de Crise e Reputação Empresarial
Case Herbert Vianna: quebrando o tabu do silêncio hospitalar
Convidado: Lima de Amorim, Diretor da Século Z
Moderador
: Sérgio Lapastina, Gerente de Imprensa da SABESP

Patrocínio


Casa da Imprensa

14h55 às 15 horas
Intervalo

15 às 16h05
SESSÃO 4

Sala A - Internet e Comunicação Corporativa
Os sites corporativos brasileiros mais atraentes e eficazes da atualidade - Compare com o que você já viu e fez
Convidado: Marco Chiaretti, Diretor de Conteúdo e Produtos do portal iBest e consultor do Portal da Cidade de São Paulo
Moderador: Luiz Lanzetta, Diretor da Companhia de Notícias - CDN

Patrocínio

 

Sala B - Mídias Corporativas
Apresentação de Pesquisa - As mídias mais utilizadas pelas grandes empresas do Brasil
Convidados: Wilson Baroncelli, Diretor da Franco, Celano & Baroncelli, e Antonieta Cinquini, Consultora do Great Place to Work Institute
Moderadora: Irene Vucovix, Diretora da Lide

Patrocínio

 

Sala C - Gestão de Crise e Reputação Empresarial
Como identificar e prevenir crises no ambiente empresarial
Convidados: João José Forni, Superintendente de Comunicação da Infraero e Terezinha dos Santos, Consultora Empresarial e Professora do Curso de Comunicação da Universidade Gama Filho
Moderador: Antonio Salvador Silva, Diretor da Casa da Imprensa

Patrocínio


Casa da Imprensa

16h05 às 16h25
Coffee-break

16h25 às 17h30
SESSÃO 5

Sala A - Internet e Comunicação Corporativa
INTERNACIONAL
As ferramentas e técnicas que estão tornando a Comunicação Corporativa mais eficaz
Convidada: Patricia Canary, Vice President Hispanic & Latin America Markets
da PRNewswire
Moderador: Marcelo Alonso, Diretor de Comunicação Corporativa da Credicard

Patrocínio

 

Sala B - Mídias Corporativas

Uma Agência de notícias para integrar, em tempo real, indústria e imprensa - A pioneira experiência da CNI
Convidado: Marcelo Tognozzi, Coordenador da Assessoria de Comunicação da CNI - Confederação Nacional da Indústria
Moderadora: Maria Stella Thomazi, Presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas - ABRP / Sessão São Paulo

Patrocínio

 

Sala C - Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia Patrocínio
Verba também é poder
- Como os gestores modernos estão fazendo para atrair novas verbas para a Comunicação Corporativa
Convidado: Theo Carnier, Consultor e Editor da Revista Bovespa.
Moderador: Carlos Pousa, Diretor da Insight Engenharia de Comunicação e Marketing e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberj

Patrocínio

17h30 às 17h40
Intervalo

17h40 às 18h30
Conferência Magna - Sessão Geral- Grande Auditório
INTERNACIONAL
Uma nova visão empresarial - As ações mundiais de Responsabilidade Social da Philip Morris
Conferencista convidada: Cathy Leiber, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos para a América Latina da Philip Morris
Presidente da Mesa: Terezinha de Andrade Leal, Presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas - CONRERP 2ª Região São Paulo e Paraná

18h50
Translado para a Noite Nobre da Comunicação

19h30
Coquetel e Jantar

25 de abril de 2002
quinta-feira

9 às 10h20
Conferência Magna - Sessão Geral - Grande Auditório
INTERNACIONAL
Os sete fundamentos do gerenciamento da imagem de marca no mundo globalizado
Conferencista: Ellen Ryan-Mardiks, Diretora Mundial de Marketing and Brand Strategy da Golin/Harris International
Presidente da Mesa: Luciana Gurgel, Diretora da Rede Publicom

10h20 às 10h40
Cofee-break

10h40 às 11h45
SESSÃO 6

Sala A - Comunicação e Conjuntura Mundial
O Senhor Consumidor - Como e por que o renascer da cidadania fez a Comunicação Empresarial mudar
Convidado: José Estanislau do Amaral Souza Neto, Diretor de Assuntos Corporativos para a América Latina e Brasil, da Unilever
Moderador: Sérgio Lapastina, Gerente de Imprensa da SABESP

Patrocínio

 

Sala B - Gestão de Crise e Reputação Empresarial
Casos clássicos
de erro em Gestão de Crise no ambiente empresarial – uma visão da imprensa
Convidado: Josemar Gimenez, Diretor de Redação do jornal Estado de Minas
Moderador: Everaldo Gouveia, Vice-Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ

Patrocínio


Casa da Imprensa

 

Sala C - Mídias Corporativas
Convergência das mídias corporativas - Como combinar o tradicional com o novo atingindo os objetivos da comunicação com os vários públicos
Convidado: Sérgio Motta Mello, Presidente da TV1
Moderador: Célia Romano, Diretora da Lide

Patrocínio

11h45 às 11h50
Intervalo

11h50 às 12h55
SESSÃO 7

Sala A - Comunicação como Ferramenta de Gestão Empresarial
O papel da Comunicação na visão do gestor moderno
Convidado: Dárcio Crespi, Diretor Geral da Heidrick & Struggles do Brasil
Moderadora: Gisele Lorenzetti, Diretora da LVBA Comunicação

Patrocínio

 

Sala B - Carreira e Desenvolvimento Profissional
Quebrando paradigmas: Como trabalhar a auto-estima para construir uma carreira bem sucedida
Convidado: Joseraldo Furlan, Médico, Professor e Consultor de Empresas na área de Comportamento Humano
Moderador: Paulo Vieira Lima, Diretor da Mega Brasil Comunicação

Patrocínio

 

Sala C - Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia
Fontes Abertas com a sociedade
. A imprensa como aliança estratégica
Convidado: Mário Grieco, Presidente da Bristol-Myers Squibb Brasil
Moderador: Hélio Garceia, Presidente da PRNewsWire

Patrocínio

12h55 às 13h50
Almoço Expresso

13h50 às 14h55
SESSÃO 8

Sala A - Responsabilidade Social
Educação - A Fundação Bradesco leva esperança a milhares de crianças brasileiras
Convidado: João Cariello de Moraes Filho, Diretor da Fundação Bradesco
Moderador: Valéria Café, Gerente de Comunicação da Multibrás

Patrocínio

 

Sala B - Mercado de Trabalho em Comunicação Empresarial
Participação nos lucros e remuneração variável - Como anda a remuneração dos executivos brasileiros de Comunicação
Convidado: Luiz Carlos de Almeida, Gerente de Pesquisa Salarial do Grupo Catho
Moderador: Marcos Trindade, Diretor da FSB Comunicações

Patrocínio

 

Sala C - Tendências da Comunicação Empresarial
Os novos
caminhos da comunicação em serviços essenciais, sob gestão privada - A experiência Eletropaulo
Convidado: Luiz David Travesso, Presidente da Eletropaulo
Moderador: Arleu Anhalt, , Presidene da Thomson Brasil - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores

Patrocínio

14h55 às 15 horas
Intervalo

15 às 16h05
SESSÃO 9

Sala A - Marketing Corporativo e Imagem Institucional
Copa do Mundo na Globo - Os ganhos de quem investe
Convidado: Júlio Mariz, Diretor de Desenvolvimento da Globo Esportes - Divisão da TV Globo responsável pela negociações de direitos esportivos
Moderador: Ivandel Godinho, Diretor da In Press Porter Novelli

Patrocínio

 

Sala B - Relações Públicas
Um olhar crítico sobre a prática de Relações Públicas nas empresas brasileiras
Convidado: João Alberto Ianhez, Conselheiro Titular e Tesoureiro do Conselho Federal de Relações Públicas, Diretor da Ianhez Comunicação
Moderador: Waltemir Melo, Presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social - SINCO


Patrocínio


 

Sala C – Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia
A fonte que queremos e respeitamos - Pesquisa revela o perfil ideal da fonte de informação na visão da mídia
Convidado: Rubens Hannun, Diretor da H2R Pesquisas Avançadas
Moderador: Leandro Conti, Gerente de Comunicação da Nextel

Patrocínio

16h05 às 16h25
Coffee-break

16h25 às 17h30
SESSÃO 10

Sala A - Internet e Comunicação Corporativa
A experiência de levar a internet à Favela - O case VivaRio
Convidado: Vitor Sjnedjer, Professor da Fundação Getúlio Vargas e consultor de empresas
Moderador: Luiz Lanzetta, Diretor da CDN - Companhia de Notícias

Patrocínio

 

Sala B - Comunicação Interna
A revolucionária experiência da Universidade Corporativa
Convidados: Walter Sigollo, Superintendente de Recursos Humanos da SABESP e Diretor da Universidade Empresarial SABESP; Sérgio Piza, Diretor de Recursos Humanos da Kraft Foods
Moderadora: Rosâna Monteiro, Diretora da Ketchum Estratégia

Patrocínio

 

Sala C - Gerenciamento de Resultados em Comunicação
A Pesquisa direcionando ações em Comunicação Corporativa
Convidado: Paulo Roberto Campana Carramenha, Diretor Presidente da Research International
Moderador: Valter Brunner, Diretor de Assuntos Corporativos da Philip Morris do Brasil

Patrocínio

17h30 às 17h40
Intervalo

17h40 às 18h40
Prêmio Personalidade - Sessão Geral – Grande Auditório

Presidente de Honra da Sessão: Miguel Jorge, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos do Banespa/Santander

18h40 às 20 horas
Coquetel

26 de abril de 2002
sexta-feira

9 às 10h20
Conferência Magna - Sessão Geral - Grande Auditório
Comunicação Empresarial: Um caminho para a cidadania corporativa
Conferencista convidado: Roberto Lima, Presidente do Conselho de Administração da Credicard, da Redecard e da Orbitall
Presidente da Mesa: Júnia Nogueira de Sá, Diretora de Assuntos Corporativos da Telefônica

10h20 às 10h40
Cofee-break

10h40 às 12h55
SESSÃO 11

Sala A - Marketing Corporativo e Imagem Institucional
Falando de igual para igual - Como a empresa moderna promove o diálogo entre o Marketing e a Comunicação Corporativa
Expositores: Milton Longobardi, Diretor de Marketing Corporativo da Nextel; Marco Antonio Lage, Diretor de Comunicação da Fiat Automóveis; Sérgio Guerreiro, Diretor da LMS Counseling
Moderadora: Cristina Moretti Godinho, Diretora da In Press Porter Novelli

Patrocínio

 

Sala B - Mercado de Trabalho em Comunicação Empresarial
Saga empresarial - As dificuldades e oportunidades de quem optou por cuidar de seu próprio negócio na área de Comunicação
Expositores: Fátima Turci, Diretora e Apresentadora do programa Economia e Negócios com Fátima Turci (Rede Mulher); Ricardo Viveiros, Diretor da RV Oficina de Comunicação; Sandra Sinicco, Diretora da Informare; e Meg Guida, Diretora da Porta-Voz
Moderador: Marcos Trindade, Diretor da FSB Comunicações

Patrocínio

 

Sala C - Relações Públicas
A Era da transparência nas Relações Governamentais e Institucionais
Expositores: Ramiro Prudêncio, Presidente da Burson-Marsteller, Flávio Schmidt, Presidente do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas - CONFERP; Antonio Marcos Umbelino Lôbo, Consultor de Empresas e Especialista em Relações Governamentais
Moderador: Antonio Costa Filho, Diretor da Gazeta Mercantil

Patrocínio

12h55 às 13h50
Almoço Expresso

13h50 às 14h55
SESSÃO 12

Sala A - Responsabilidade Social
Dividendos institucionais
- A Microsoft mostra suas estratégias no campo da Responsabilidade Social
Convidado: Carlos Ximenes, Gerente de Relações Corporativas da Microsoft do Brasil
Moderador: José Luiz Schiavoni, Diretor da S2 Comunicação Integrada

Patrocínio

 

Sala B - Comunicação como Ferramenta de Gestão Empresarial
A Comunicação no apoio à gestão de pessoas nas organizações virtuais
Convidado: Hideo Masumoto, Consultor da Henkel Mercosul
Moderador: Rodrigo Azevedo, Diretor do portal Comunique-se

Patrocínio

 

Sala C - Comunicação e Conjuntura Mundial
INTERNACIONAL
O que mudou na Comunicação das Grandes Corporações, depois de 11 de Setembro
Convidado: Dan Millar, Diretor do Institute for Crisis Management
Moderador: Ciro Dias Reis, Diretor da Imagem Corporativa

Patrocínio

14h55 às 15 horas
Intervalo

15 às 16h05
SESSÃO 13

Sala A - Carreira e Desenvolvimento Profissional
O Comunicador e a Comunicação no processo de crescimento sustentado do País
Convidado: Miguel Ignatios, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - ADVB
Moderador: Rosana De Salvo, Diretora da ADS Assessoria de Comunicações

Patrocínio

 

Sala B - Comunicação Interna
As razões que fizeram do McDonald's a melhor empresa para se trabalhar no Brasil
Convidados: Francisco Carvalho, Diretor de Comunicação do McDonald's; Maria Tereza Gomes, Diretora de Redação da revista Você S/A e Coodenadora do Guia As Melhores Empresas para se Trabalhar, do Grupo Exame
Moderador: Decio Paes Manso, Diretor da Maxpress

Patrocínio

 

Sala C - Tendências da Comunicação Empresarial
Apresentação de Pesquisa: Campeão de bilheteria - A ambiciosa estratégia de divulgação que fez do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal também um campeão de mídia
Convidado: Francisco Feitosa, Diretor da Warner Bros do Brasil
Moderadora: Monserrat Padilla, Diretora da WN&P Comunicação

Patrocínio

16h05 às 16h25
Coffee-break

16h25 às 17h35
CONFERÊNCIA MAGNA DE ENCERRAMENTO - SESSÃO GERAL - GRANDE AUDITÓRIO
INTERNACIONAL
Comunicação e terror - Novos caminhos para a Humanidade
Conferencista convidado: Carlos Alberto Vieira dos Santos, Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas
Presidente da Mesa: Walter Nori, Consultor

17h35 às 18 horas
Sessão de Encerramento

 

INFORMAÇÕES PARA INSCRIÇÃO

VALOR DA INSCRIÇÃO
1a Inscrição - R$ 1.250,00
2a Inscrição - R$ 1.125,00 (10% de desconto)
3a Inscrição em diante - R$ 1.000,00 (20% de desconto)

APROVEITE OS NOSSOS DESCONTOS PROGRESSIVOS!!!!

DATAS

1ª INSCRIÇÃO

2ª INSCRIÇÃO
(10% de desconto)

3ª INSCRIÇÃO
(20% de desconto)

De 22/2/02 a 8/3/02

R$ 680,00

R$ 612,00

R$ 544,00

De 9 a 24/3/02

R$ 770,00

R$ 693,00

R$ 616,00

De 25/3/02 a 4/4/02

R$ 880,00

R$ 792,00

R$ 704,00

De 5/4/02 a 21/4/02

R$ 980,00

R$ 882,00

R$ 784,00

A partir de 21/4/02

R$ 1.250,00

R$ 1.125,00

R$ 1.000,00

 

DESCONTO ESPECIAL PARA INSCRIÇÕES DO NORTE/NORDESTE

DATAS

1ª INSCRIÇÃO
(15% de desconto)

2ª INSCRIÇÃO
(20% de desconto)

3ª INSCRIÇÃO
(30% de desconto)

De 22/2/02 a 8/3/02

R$ 578,00

R$ 544,00

R$ 476,00

De 9 a 24/3/02

R$ 654,50

R$ 616,00

R$ 539,00

De 25/3/02 a 4/4/02

R$ 748,00

R$ 704,00

R$ 616,00

De 5/4/02 a 21/4/02

R$ 833,00

R$ 784,00

R$ 686,00

A partir de 21/4/02

R$ 1.062,50

R$ 1.000,00

R$ 875,00

OUTROS DESCONTOS
(não cumulativos)
5% na primeira inscrição para os assinantes do Jornalistas&Cia, Maxpressnet e entidades apoiadoras

PREÇO ESPECIAL PARA PROFESSORES
R$ 440,00 desde o pagamento e o recibo sejam emitidos em nome da entidade de ensino para a qual trabalha.
VAGAS LIMITADAS

PREÇO ESPECIAL PARA GRUPOS DE 10 PESSOAS

Até 24/3/02

R$ 6.000,00 (total para o grupo)

De 25/3/02 a 4/4/02

R$ 6.500,00 (total para o grupo)

De 5/4/02 a 21/4/02

R$ 7.000,00 (total para o grupo)

A PARTIR DE 21/4/02

R$ 9.900,00 (total para o grupo)

ATENÇÃO
Não estão
previstos outros descontos para os grupos organizados de 10 pessoas.

Orientação para os profissionais que estão fazendo sua inscrição no Evento

* Preencha a Ficha de Inscrição/Atualização de Dados

* Faça o depósito - IDENTIFICADO - no valor de sua inscrição em favor de:
MEGA BRASIL COMUNICAÇÃO
CNPJ: 04.716.128/0001-07
BRADESCO - AGÊNCIA 3450 - CONTA CORRENTE 005390-2

Se houver qualquer dúvida sobre descontos, inscrições de grupos, entre outras, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Congressista (SAC), através do telefone (11) 5573-3627

* O valor da inscrição deverá corresponder ao valor em vigor na data em que será efetuado o pagamento e não ao da data do preenchimento da Ficha de Inscrição

* Anexe o comprovante à Ficha de Inscrição/Atualização de Dados e remeta-os à Mega Brasil Comunicação, através do fax (11) 5573-7573

* Não deixe de escolher os Temas-Guia que deseja assistir, atentando para o fato de que as palestras acontecem em horários simultâneos

A SERVIÇO DA SUA SAÚDE
* Ao preencher a Ficha de Inscrição, não se esqueça de mencionar o seu Plano de Saúde e, se possível, o número telefônico da central de atendimento. Essa informação é muito importante, pois um acordo firmado entre a Mega Brasil e a Golden Cross vai garantir atendimento de emergência em UTI Móvel, a todos os congressistas, com posterior remoção (em caso de necessidade) para um hospital conveniado ao seu plano de saúde. Nos casos em que não for declarado o Plano de Saúde do congressista, essa remoção será feita para o hospital público mais próximo

ATENÇÃO
* As inscrições somente serão efetivadas mediante a respectiva comprovação do depósito bancário

DESISTÊNCIAS
* O valor da inscrição não será devolvido no caso da desistência. Uma outra pessoa poderá substituir o profissional inscrito, desde que comunicado até 22 de abril de 2002

LEMBRETE
* Caso você tenha outros colegas da área da Comunicação, em sua empresa ou em outra organização, que não estejam recebendo informações do 5º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas e de outros eventos da Mega Brasil, envie-nos, numa página à parte, os nomes e respectivos endereços para que sejam incluídos em nosso banco de dados

TRANSPORTE & HOSPEDAGEM
Se necessitar de orientações ou serviços de reserva de passagens, hospedagem e translados, entre em contato coma Ecology Passagens e Turismo, operadora oficial do 5º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, através dos telefone (11) 3845-0273