Regulamento

PRÊMIO ABERJE 2002 - REGIONAL E BRASIL
REGULAMENTO

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[Premiação]
| [Jurados]

CATEGORIAS DA 28ª EDIÇÃO

Os Prêmios ABERJE 2002 - Regional e Brasil - serão concedidos nas seguintes categorias

  • Assessoria de Imprensa
  • Atendimento ao Consumidor
  • Boletim Externo
  • Boletim Interno
  • Campanha de Comunicação Externa
  • Campanha de Comunicação Interna
  • Inovação
  • Internet
  • Intranet
  • Jornal Externo
  • Jornal Interno
  • Jornal Mural
  • Memória Empresarial
  • Projetos de Cidadania Empresarial
  • Publicação Especial
  • Relatório de Administração
  • Revistas de Entidades
  • Revista Externa
  • Revista Interna
  • Vídeo de Comunicação Externa
  • Vídeo de Comunicação Interna
  • Videojornal  


A inscrição e classificação dos trabalhos serão feitas com base nos seguintes conceitos:
           

Quanto à distribuição:

Veículos Internos - Têm como público-alvo os funcionários da empresa ou instituição, familiares e acionistas, para os quais é direcionada a maioria dos exemplares.

Veículos Externos - Têm como público-alvo clientes, consumidores, fornecedores, distribuidores, revendedores, imprensa, governo, universidades, empresários, entre outros.

Quanto às categorias:

Jornal - Publicação com conteúdo informativo, interpretativo, opinativo e de entretenimento com periodicidade regular e número mínimo de quatro páginas (em qualquer formato), podendo receber encarte de até quatro páginas.

Revista - Publicação com conteúdo predominantemente interpretativo e de interesse permanente, diversidade temática e periodicidade regular, com no mínimo 12 páginas.

Boletim - Publicação com conteúdo essencialmente informativo, com periodicidade regular, pouca variedade temática, tendo entre uma e seis páginas (podendo receber encarte de, no máximo, duas páginas).

Relatório de Administração - Publicação com resultados da empresa e conteúdo editorial.

Atendimento ao Consumidor - Conjunto de ações de comunicação dirigidas ao atendimento dos clientes/consumidores e/ou dos funcionários. Os cases, descritos em material com, no máximo, 120 linhas, devem focalizar os objetivos, mídias utilizadas (telefone 0800, Ombudsman, SACs, BBSs, Internet, Intranet, entre outros) e resultados alcançados.

Vídeo de Comunicação Interna - Apresentação em vídeo voltado para o público interno das empresas (funcionários, familiares e acionistas).

Vídeo de Comunicação Externa - Para divulgação institucional, voltado a consumidores, distribuidores, fornecedores, governo, imprensa, entidades de classe e comunidades. Vídeos publicitários (de venda de produtos ou serviços) não se enquadram nesta categoria.

Videojornal - Vídeo com linguagem jornalística, com veiculação periódica e voltado para o público interno das empresas.

Revistas de Entidades - Revistas produzidas por Confederações, Federações, Associações, Sindicatos, Ongs, etc., destinadas a seus associados e aos formadores de opinião, com conteúdo que contemple as atividades de entidade e também temas atuais referentes ao setor em que atua.

Publicação Especial - Publicação não-periódica, no formato de livro ou revista, abordando tema cultural ou comemorativo.

Campanha de Comunicação Interna - Conjunto de trabalhos dirigidos ao público interno das empresas.

Campanha de Comunicação Externa - Conjunto de trabalhos dirigidos ao público externo, para divulgação das ações (institucionais, marketing, entre outras) das empresas.

Os trabalhos dessas duas últimas categorias deverão ser apresentados na forma de “cases” com no máximo 120 linhas, que reúnam e descrevam todas as ações de comunicação utilizadas. Deverão incluir todas as peças que compõem a campanha (folhetos, cartazes, boletins, vídeos, brindes, etc.) Não serão considerados trabalhos que contenham uma única peça.

Jornal Mural - Publicação interna, com periodicidade regular e conteúdo informativo/educativo, devendo contemplar temas como Recursos Humanos, Qualidade, Segurança, Saúde, Cultura, etc. O Jornal Mural deverá ser apresentado da seguinte forma: quatro fotos do mural e três conjuntos do material que o compõe, relativo a três edições consecutivas.

Assessoria de Imprensa - Conjunto de matérias sobre o mesmo tema, veiculadas na mídia impressa e/ou eletrônica. Os trabalhos deverão ser acompanhados de uma explicação sobre os objetivos da ação e resultados alcançados (texto com no máximo 120 linhas).

Projetos de Cidadania Empresarial - Voltados prioritariamente à comunidade e que tenham como finalidade reforçar a imagem institucional, ao mesmo tempo em que demonstram a responsabilidade corporativa da empresa e sua preocupação permanente com a educação, saúde, cultura, esporte, meio ambiente, etc. Os trabalhos dessa categoria deverão ser apresentados na forma de “case” com no máximo 120 linhas, que reúnam e descrevam todas as ações de comunicação utilizadas. Deverão incluir todas as peças que compõem o projeto (folhetos, cartazes, boletins, balanço social, relatório de responsabilidade social, vídeos, brindes, etc.) Não serão considerados trabalhos que contenham uma única peça.

Inovação - Esse prêmio será concedido à empresa que apresentar novas e criativas formas de comunicação (para qualquer tipo de público) ou ainda uma iniciativa inusitada que agregue valor à sua imagem institucional.

Internet - Home Page das empresas e instituições. Os sites inscritos da categoria Internet serão julgados on-line. Para tanto, a inscrição deverá ser enviada com o respectivo endereço eletrônico do concorrente.

Intranet – Rede interna desenvolvida com vistas a promover processos de comunicação com o público interno. Delinear objetivos e resultados. Os trabalhos concorrentes na categoria Intranet deverão ser entregues no formato de cd-rom ou gravados em mídia Zip.

Memória Empresarial – Conjunto de ações ou trabalhos cujo objetivo é a preservação e a valorização da memória empresarial e as ligações históricas da organização com a comunidade onde opera e também com os seus diferentes públicos.

 

INSCRIÇÕES

Poderão ser inscritos no Prêmio ABERJE 2002 trabalhos produzidos por associados, quites com o pagamento das mensalidades, até a data de recebimento dos materiais.

Assessorias, consultorias e profissionais autônomos filiados à ABERJE poderão inscrever, sem nenhum ônus, trabalhos de clientes não-filiados à ABERJE. Empresas não-associadas à ABERJE poderão inscrever trabalhos, dentro das regras propostas para cada categoria de premiação, mediante o pagamento da taxa de R$ 1.250,00 (Um mil duzentos e cinqüenta reais).

Com exceção da categoria Relatório de Administração, cuja produção pode ser feita até a data de inscrição, ficam habilitados e se inscrever ao Prêmio ABERJE 2002 os trabalhos produzidos no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2001. No caso de publicações semestrais, quadrimestrais ou trimestrais que não atinjam o número de edições consecutivas dentro do período exigido, poderão ser inscritas as três últimas, desde que a última edição tenha sido produzida no período em questão.

Publicações lançadas durante o período base da premiação – janeiro de 2001 a dezembro de 2001 - poderão ser inscritas desde que o número de edições atinja pelo menos duas edições consecutivas no período relativo à premiação.

As inscrições em todas as categorias serão feitas mediante a remessa, por via postal, ou entrega pessoal, de três conjuntos de três edições consecutivas (no caso de publicações periódicas), três exemplares de materiais não periódicos (Publicações Especiais e Relatório de Administração), três conjuntos iguais de trabalhos (nas demais categorias). Cada conjunto deverá vir acompanhado de uma ficha de inscrição.

O prazo das inscrições vai até 3 de maio de 2002, na sede da ABERJE, Rua Dona Antonia de Queiroz, 474, conj. 02 - Cep 01307-010, São Paulo/SP. Nos outros Estados, o material deverá ser enviado para os coordenadores locais do Prêmio.

Todas as inscrições deverão estar acompanhadas da respectiva ficha de inscrição, devidamente preenchida.

Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.

Os cases vencedores do Prêmio ABERJE 2002 ficarão a disposição dos associados para consultas, na sede Nacional durante o ano 2003.

 

Para Onde Enviar os Trabalhos

São Paulo
(Associados do Estado de São Paulo) Os trabalhos deverão ser enviados à ABERJE: Rua Dona Antonia de Queiroz, 474 - cj. 02 - Cep 01307-010 - S. Paulo – SP. Tel.: (11) 255-5518, 256-8426, ou 257-7451. a/c: Paulo Nassar.

Rio de Janeiro
(Associados do Estado do Rio de Janeiro) Enviar trabalhos para Franco, Celano & Baroncelli, R. Sete de Setembro, 111, grupo 402, Cep 20159-900, Rio de Janeiro - RJ, tels.: (21) 508-8322/224-2677, a/c: Paulo Cezar Guimarães, ou Marlene.

Centro-Oeste/Leste
(Associados do Distrito Federal e dos Estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Pará). Os trabalhos deverão ser enviados à ABERJE: Rua Dona Antonia de Queiroz, 474 - cj. 02, CEP 01307-010, S. Paulo - SP, a/c: Paulo Nassar.

Minas Gerais
(Associados do Estado de Minas Gerais) Enviar trabalhos para a Açominas, Rua dos Inconfidentes, 871, 8º andar, Funcionários – Belo Horizonte – MG, CEP 30140-120. Tel.: (31) 3269-4198. a/c do Sr. José Eustáquio Oliveira de Souza – Assessoria de Comunicação.

Nordeste
(Associados dos Estado da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Alagoas, Piauí e Ceará) Os trabalhos deverão ser enviados à ABERJE: Rua Dona Antonia de Queiroz, 474 - cj. 02, Cep 01307-010 - São Paulo - SP, a/c: Paulo Nassar.

Paraná / Santa Catarina / Rio Grande do Sul
(Associados dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) Os trabalhos deverão ser enviados à Eloi Zanetti Consultoria em Comunicação e Marketing, Rua Lúcio Rasera, 199 – Curitiba - PR, Cep 80710-230, Tel.: (41) 336-8239. a/c Eloi Zanetti.

 

JULGAMENTO

Todos os trabalhos passarão por uma seleção prévia, feita pela Secretaria Especial do Prêmio ABERJE 2002. Categorias que tenham menos de quatro trabalhos inscritos, de empresas diferentes, não serão consideradas para efeito de julgamento. Trabalhos que não estejam rigorosamente de acordo com as definições apresentadas neste regulamento serão desclassificados já na seleção prévia.

Após a seleção prévia, os trabalhos serão julgados por Comissões Julgadoras indicadas pelas Diretorias Regionais e ratificadas pela Diretoria da ABERJE Nacional.Os julgamentos serão feitos a partir dos itens:

  • Qualidade editorial (texto, abordagem e estratégias, reportagens, redação e edição)
  • Criatividade e Inovação na apresentação das peças
  • Contextualização
  • Adequação da linguagem aos objetivos e aos diferentes públicos
  • Design e qualidade gráfica
  • Iconografia (qualidade e equilíbrio de fotos e ilustrações)
  • Estratégias de divulgação do material e distribuição
  • Ações pós-lançamento (pesquisas, feedback, monitoramento das repercussões junto aos públicos estratégicos)
  • Qualidade de produção audiovisual, eletrônica e multimídia

Os Prêmios ABERJE 2002 - Regional e Brasil - serão concedidos, em cada categoria, aos trabalhos que obtiverem a maior média de pontos depois de computadas as notas individuais de cada jurado, podendo ocorrer a hipótese de empate.

Os trabalhos vencedores do Prêmio ABERJE Regional classificam-se automaticamente para o Prêmio ABERJE Brasil.

À empresa que ganhar em 2002 o Prêmio ABERJE Regional e Brasil pela terceira vez consecutiva na mesma categoria será concedido um Prêmio ABERJE Especial - Tri, podendo ser concedido o Prêmio de 2002 a outra empresa concorrente, de acordo com os pontos obtidos.

Um júri especial será integrado pelos diretores e membros do Conselho da ABERJE, que será responsável pela eleição da Empresa do Ano em Comunicação Empresarial, honraria concedida à empresa associada que tiver se destacado no ano de 2001 por seu tratamento à comunicação como área estratégica de resultados. A escolha da Empresa do Ano em Comunicação Empresarial, entretanto, acontecerá primeiramente em cada uma das seis Regiões da ABERJE e os vencedores das seis Regiões estarão automaticamente classificados para concorrer ao Prêmio de Empresa do Ano em Comunicação Empresarial Brasil.

O mesmo júri também elegerá os ganhadores do Prêmio Mídia do Ano em Comunicação Empresarial nas modalidades Jornal, Revista, Rádio e Televisão, Mídia Especializada, restrito a veículos de comunicação de massa, e do Prêmio de Personalidades do Ano em Comunicação Empresarial. Serão escolhidas ainda as Agências do Ano em Comunicação Empresarial, contemplando as categorias Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Produção Editorial (editoras, designers gráficos e bureaus).

 

PREMIAÇÃO

Os Vencedores do Prêmio ABERJE-Regional 2002 e os do Prêmio ABERJE-Brasil 2002 receberão troféus. As agências, assessorias e produtoras responsáveis pela produção dos materiais inscritos serão formalmente reconhecidas por sua participação por meio de diplomas. A Empresa do Ano em Comunicação receberá escultura exclusiva.

 

JURADOS

 

 

Os trabalhos serão apreciados por um corpo de jurados designado pela diretoria da ABERJE, que levará em conta a especialização e a notoriedade de cada um em sua área. 

 


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