CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO TRAZ GESTÃO EMPRESARIAL PARA DENTRO DAS ESCOLAS
Estão abertas as inscrições para a Educar/Educador 2002, que acontece de 8 a 11 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. No evento, direcionado aos educadores, mantenedores e diretores de escolas, será debatido o tema “Gestão em Educação”. O título é sugestivo para um setor do mercado que representa 9% do PIB nacional, ou 90 bilhões de reais, segundo a consultoria Ideal Invest. Além disso, especialistas da área trarão avaliações de projetos pedagógicos e discutirão outros temas como a educação formal e não-formal e a tecnologia na educação. No programa há mais de 90 atividades entre palestras, debates, painéis e oficinas. Especialistas vão debater novas fórmulas de administração e gestão escolar, a partir de critérios desenvolvidos em empresas de outros segmentos. A representante da Fundação Peter Drucker, entidade que desenvolve uma nova cultura de gerenciamento e desenvolvimento institucional nas ONG’s, Carolina Biquard, faz uma das principais palestras do evento (8 de maio, 17h). Ela fala sobre o tema “Auto-avaliação da Escola: Missão, Visão e Objetivos”. Outros destaques são as palestras do professor do departamento de Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires, Daniel Feldman, sobre “Pedagogia, Currículo e Gestão dos Sistemas de Aprendizagem: Depois das Reformas dos Anos 90”
(8 de maio, 18h45); do educador e administrador escolar, Hamilton Werneck, sobre “Escola: Empresa do Século 21” (11 de maio, 15h15); e do doutor em Educação da USP, Jair Militão da Silva, sobre “Constituição da Equipe de Gestão” (9 de
maio, 17h).
Especial
“O Equilíbrio entre a Gestão Empresarial e a Gestão Educacional” é o tema da principal mesa-redonda do evento (9 de maio, 18h45). Participam a consultora mexicana Denise Jusidman, especializada em estratégias de desenvolvimento e mudança individual, social e organizacional, e o australiano Ken O'Donnel, consultor nas áreas de Gestão de Qualidade, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Organizacional em empresas, organizações públicas e governos. Ele também é o coordenador na América do Sul da ONG Brahma Kumaris, que trabalha na área de educação de valores. Mas, o que tira o sono dos diretores dos estabelecimentos de ensino? Para mais de 2.500 diretores que participaram de pesquisa elaborada pela organização do evento, a resposta é praticamente a mesma: a inadimplência. Este será um dos temas do Fórum Interativo, onde palestrantes e congressistas discutirão os principais problemas de gestão que enfrentam dentro das escolas (9 de maio, 17h).
Inscrições
Para participar do Congresso existem duas formas: a plena e a parcial (por dia). Na categoria plena, as inscrições custam R$ 310,00, e na parcial, R$ 113,00 (preços válidos até o dia 19 de abril). O pagamento pode ser feito em até cinco vezes pelo cartão de crédito ou através de boleto bancário. Professores da rede pública e estudantes têm 20% de desconto e parceiros
do evento (sindicatos e associações), 10%. A inscrição pode ser feita pelo site  www.promofair.com.br.
Educar
Paralelamente, acontece a Educar, a maior feira de produtos e serviços de Educação da América Latina. São mais de 400 empresas nacionais e estrangeiras distribuídas em 26 mil m2, uma área 35% superior em comparação ao ano passado.
Diferentes segmentos estão representados: tecnologia e informática, mobiliário, editorial/livreiro, sistemas de ensino,
equipamentos para laboratórios, audiovisual, consultorias, entre outros. Em 2001, a feira e o congresso contaram com a presença de mais de 125 mil pessoas.
Educar/Educador 2002
Data
8 a 11 de maio de 2002
Horários
8h às 20h (Congresso)
9h às 21h (Feira)
Local
Expo Center Norte (Pavilhões Branco e Vermelho)
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo – SP
Telefone (Promofair)
0800-136070