EVENTO GLOBAL MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente, Energia e Previsão de Catástrofes serão base de evento Global

    Pesquisadores de mais de 40 países apresentarão trabalhos tecnológicos e científicos sobre meio ambiente e poluição, energia e alternativas, previsão e prevenção de desastres e catástrofes no âmbito da defesa civil durante a Global Conference – Building a Sustainable World – Conferência Global na Construção do Mundo Sustentável - que se realizará em São Paulo, no Center Norte, de 23 a 25 de Outubro. O evento constitui uma série simultânea de congressos e seminários assim como uma feira internacional de equipamentos ambientais, energéticos e prevencionistas com 15 mil metros quadrados .

COORDENAÇÃO NO PAÍS E NO EXTERIOR
    A Global Conference é promovida pela IUAPPA – União Internacional das Instituições Tecnológico-Científicas em Defesa do Meio Ambiente e Prevenção à Poluição que opera, através de entidades e centros de pesquisas filiados, em mais de quarenta países, nos cinco continentes. A entidade mais antiga filiada à IUAPPA é a inglesa, com 103 anos. A coordenação do evento no País é de sua filiada Associação Brasileira de Ecologia e de Prevenção à Poluição das Águas e do Ar –ABEPPOLAR – com o apoio da Academia Internacional de Ciências, do Instituto Brasil-Pnuma – Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e da Associação Nações Unidas – Brasil. Colaboram também com a organização do evento, entre outros, os seguintes órgãos públicos e instituições oficiais e da iniciativa privada: Secretarias de Estado do Meio Ambiente, de Ciência e Tecnologia, de Saneamento, Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Escola Politécnica e Faculdade de Saúde Pública da USP, Companhia Estadual de Tecnologia Ambiental (Cetesb), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Rotarys Clubes e Câmaras estrangeiras de comércio e indústria.

DIRETOR GERAL ESTEVE EM BRASÍLIA
    Dada a importância do evento, o diretor geral da IUAPPA, o britânico Richard Mills, esteve em Brasília na terça-feira para informar as autoridades federais das áreas envolvidas e o Ministério de Relações Exteriores sobre o alcance mundial da Global Conference. Em São Paulo, ele almoçou na quarta-feira com autoridades estaduais e dezenas de pesquisadores no Instituto de Engenharia. O diretor geral da IUAPPA visitou ainda a Ilha do Arvoredo em Guarujá que é um centro de pesquisas sobre energia alternativas e área particular de proteção ambiental na Pedra Grande, em Atibaia

COMISSÕES ORGANIZADORA E CIENTÍFICA
    Integram a Comissão Organizadora da Global Conference dirigentes e representantes do Instituto de Engenharia , de órgãos federais e estaduais, instituições oficiais, universitárias e da iniciativa privada. A Comissão Científica do evento é presidida pelo professor doutor Paulo Nogueira Neto, da USP, que foi executivo do Encontro da Cúpula do Planeta para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UNCED ou Eco Rio 92) realizada no Rio de Janeiro em 1992.

 

MEDIDAS PRÓ-ATIVAS
    A decisão de realizar a Global Conference em São Paulo foi adotada em Congresso Mundial tecnológico-científico de prevenção e controle de poluição, de energia e defesa do ambiente realizado no final do ano passado em Seul, na Coréia do Sul, com a participação de prêmios Nobel e de dirigentes de organismos das Nações Unidas. A Global Conference realizar-se-á cerca de um mês e meio após a reunião Eco-Rio +10 em Joanesburgo, na África do Sul, que discutirá o que foi ou não conquistado pelo Planeta na década.

Maiores informações sobre a Global Conference podem ser obtidas pelos seguintes meios de comunicação: E-mails: abepolar@osite.com.br / divtec@ie.org.br
Tel(s): (11) 3721.2252 fax (11) 3721.5544