Projeto do Curso

1. Justificativa

Comunicação é, cada vez mais, um recurso estratégico ao alcance das organizações para que interfiram sobre o ambiente em que se inserem e enfrentem os processos de mudanças. Dessa forma, o campo da comunicação organizacional legitima-se em razão da maior complexidade do ambiente organizacional. Neste cenário, a comunicação assume papel de crescente importância nas organizações que procuram se adaptar aos desafios da era tecnológica e da globalização. Muitas são as organizações (públicas, privadas e não-governamentais) que têm apostado na comunicação, montando e atualizando estruturas, redefinindo políticas, treinando pessoas, recorrendo ao trabalho de assessorias e consultorias especializadas e investindo em conhecimento e tecnologia.

Nos últimos anos, também fortaleceu-se no País a consciência da cidadania, que se reflete no clamor por maior transparência na condução dos negócios públicos e privados e por maiores e melhores informações públicas, enquanto direito do cidadão. Crescem, também, os movimentos sociais, os grupos de pressão, as associações e as organizações não governamentais; os direitos do consumidor recebem o respaldo da força da lei; e, nas empresas, seja no setor público, seja no privado, a competitividade impõe a transformação do comportamento em relação a clientes e funcionários. Sem falar no Estado, que vem diminuindo seu poder na sociedade e abrindo espaço para o surgimento de outros tipos de organizações.

Estas transformações acontecem consoante o pensamento que caracteriza o final do século: a velocidade, a quebra dos paradigmas fundadores, o elogio do efêmero e da incerteza, o rompimento de espaços e territórios demarcados, sejam eles físicos ou culturais, os constantes movimentos de migração e, sobretudo, o império da tecnologia que determina mudanças profundas na lógica e na razão que presidiu o pensamento ocidental até hoje.

É nesse contexto que propomos a criação do MBA Gestão da Comunicação nas Organizações, por entendermos que há uma demanda reprimida por conhecimentos dessa natureza, principalmente no mercado de Brasília, em que a maioria dos profissionais habilitados trabalha com consultoria ou assessoramento em comunicação em órgãos públicos e empresas privadas. E também porque, além das atividades tradicionais de assessoria de imprensa, relações públicas e assessoramento de marketing, uma série de novas especialidades são requeridas em função das novas tecnologias que se ligam ao chamado e-business; do surgimento de uma área que se pode chamar de comunicação pública que se preocupa com a informação dos cidadão; do marketing político; do lobby e das políticas de comunicação; do chamado terceiro setor - não governamental e apoiado na sociedade civil organizada - que se profissionaliza; do aumento da procura por profissionais com visão sistêmica e estratégica, para apoiar as ações de comunicação de organizações e atuar na gestão de processos comunicacionais e culturais nos mais variados campos.

E é em função deste complexo perfil que se concebeu este curso, tentando integrar as teorias com a prática e permitindo que o aluno participe e decida na construção da sua competência profissional.

 

2. O Curso

O MBA Gestão da Comunicação nas Organizações enquadra-se na categoria de pós-graduação lato-sensu.

A carga horária total será de 360 horas, com a possibilidade de mais 30 horas, para alunos que optarem por cursar a disciplina "Metodologia de Ensino".

Para um efetivo aproveitamento por parte dos alunos, orienta-se que o curso se limite a 30 vagas por turma.

Públicos: profissionais graduados em qualquer curso de duração plena, que atuem ou pretendam atuar em órgãos públicos, empresas privadas e organizações do terceiro setor, nas áreas de :

 

  • Ensino
  • Comunicação Organizacional
  • Relações Públicas
  • Assessoria de Imprensa
  • Publicidade e Propaganda
  • Marketing
  • Administração de Empresas e de Recursos Humanos

Os candidatos são selecionados a partir da análise de curriculum-vitae e entrevistas.

Mais informações (inscrição, investimento, matrículas): acesse o site da UCB.

Baixe aqui a ficha de inscrição.

Processo de Seleção
2º. sem/2002

Período de Inscrições
03/06/2002 à 24/07/2002