Cursos
    

Estratégias de Comunicação para o Balanço Social, Governança Corporativa e Responsabilidade Social Corporativa

Introdução

  • O que é Balanço Social
  • A quem o Balanço Social se dirige
  • História do Balanço Social
  • A experiência do Balanço Social em outros países
  • O que é Governança Corporativa
  • Os reflexos da Governança Corporativa
  • História da Governança Corporativa
  • A experiência da Governança Corporativa em outros países
  • A Comunicação Permanente com os Stakeholders

Balanço Social, as Empresas e o Terceiro Setor

  • Por que Balanço Social para as empresas
  • Voluntariado Corporativo
  • Ações da empresa com o Terceiro Setor e o Balanço Social
  • Ações Sociais Internas e Externas da Empresa
  • As diversas áreas da empresa e o Balanço Social
  • A Comunicação das ações sociais corporativas: o que e para quem comunicar
  • A relação da mídia externa com o Balanço Social da Empresa

Governança Corporativa, as Empresas e o Terceiro Setor

  • Por que a Governança Corporativa para as empresas
  • Governança Corporativa como ligação dos setores
  • A Comunicação das boas práticas de Governança
  • A relação da mídia externa com a Governança Corporativa da Empresa

Os Conselhos das Empresas e a Responsabilidade Social

  • Os Conselhos de Administração das empresas e o Balanço Social
  • Os Conselhos de Administração das empresas e a Governança Corporativa
  • Por que existir um Conselho Fiscal? Mesmo que não obrigatório
  • Os comitês dos conselhos
  • Liderança do Conselho e Liderança Executiva
  • A Comunicação do Conselho com o corpo de executivos (Direção)
  • A comunicação entre os Conselhos (de Administração e Fiscal) e os Stakeholders

 

SRI (Socially Responsible Investing) e as Entidades Financiadoras

  • O Balanço Social no Mercado de Capitais
  • A Governança Corporativa no Mercado de Capitais
  • Os Fundos de investimento socialmente responsável fomentando a cultura de Empresa Social (Cidadã)
  • A Governança Corporativa na visão do investidor
  • O Novo Mercado da Bovespa
  • A análise dos indicadores do Balanço Social
  • Resultados econômicos com desempenho social
  • Organizações do Terceiro Setor e os investimentos socialmente responsáveis
  • Acionistas minoritários: novo papel da sociedade na gestão e resultados nas empresas
  • Novas posturas nas linhas de crédito
  • O BNDES, BID, IFC e a responsabilidade social das empresas

Modelos de Balanço Social e as Organizações de Responsabilidade Social Corporativa

  • O Ibase e de Balanço Social
  • A CVM e o Balanço Social
  • O Instituto Ethos e a Responsabilidade Social
  • A ACDE e a formação da Fides
  • As ações do PNBE
  • A ADVB, seu Instituto e a premiação Social
  • Amcham e suas ações sociais
  • A Febraban e o Balanço Social dos Bancos
  • A Abamec e o fomento do Balanço Social no Mercado de Capitais

Elaboração do Balanço Social

  • O Foco Social das Organizações Privadas
  • Princípios Fundamentais de operacionalização do Balanço Social
  • As fontes de informação do Balanço Social
  • DVA (Demonstração do Valor Adicionado)
  • Indicadores sociais internos e externos do Balanço Social
  • Uma forma de comunicação socialmente responsável: Balanço Social

Credibilidade e Certificações

  • A transparência das informações de natureza social das empresas
  • A legislação, o Balanço Social e a Governança Corporativa
  • Os selos “Empresa Cidadã”
  • Auditoria do Balanço Social
  • Pontuação de Governança Corporativa
  • Certificações Sociais (ISO, OHSAS, BS, SA, AA)
  • Código de Ética nas Empresas
  • Um novo conceito: Conselho de Ética

Instrutor: Roberto Souza Gonzalez é uma das principais autoridades dos temas de “Balanço Social”, “Investimento Socialmente Responsável” e “Responsabilidade Social Corporativa”do Brasil. Foi diretor executivo de Comunicação e Marketing e atualmente é superintendente de Desenvolvimento da ABAMEC/SP- Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais. É graduado em administração de empresas pela UNILUS, de Santos e possui MBA em Mercado de Capitais pela USP.

Informações e inscrições: (11) 3257-7451, 3256-8426 ou aberjecursos@terra.com.br

Data:
Local:
Horário:
Preço:
Dia 2 e 3 de julho de 2002
Rua Dona Antonia de Queiroz, 474 - conj. 03 -SP
Das 9:00h às 18:00h
Associado R$ 1.080,00
Não Associado 1.296,00

Apoio:

 

Ficha de Inscrição
Curso: Estratégias de Comunicação para o Balanço Social, Governança Corporativa e Responsabilidade Social Corporativa

Empresa:
CNPJ:
Nome:
Cargo:
Depto:
Endereço:
Cidade: Estado:
Telefone:
CEP: -     Fax:
E-mail:
Associados Não Associados

Envie esta ficha de inscrição via fax: (11) 3256-8426, 3257-7451 ou 3255-5518. Quando a forma de pagamento escolhida for depósito bancário, favor enviar o comprovante juntamente com a ficha de inscrição.