Quinta-feira, 29 de agosto de 2002
Escolas dão aula de gramática online
Quem precisa de explicações gramaticais, de dicas de pronúncia e de exercícios para a prática de idiomas encontra farto material nas escolas virtuais
Reprodução
Weblínguas: exercícios e jogos na Web, por e-mail e até em mensagens tipo WAP, para celular

Além da conversação em inglês por videoconferência, existe um farto material didático em texto, disponível em sites que oferecem metodologias de ensino variadas. Explicações gramaticais e exercícios - alguns utilizando recursos multimídia - estão disponíveis em todas as escolas de línguas virtuais. Mas há também os sites que dispõem de professores plantonistas para resolver dúvidas do estudante por e-mail, chat ou em fóruns de discussão.

 

O site Virtual Languages inova ao dispor de material didático que, além de envolver exercícios em texto, também inclui pequenos trechos de áudio para aprendizado da pronúncia. Também investe em recursos multimídia o interessante site English, Baby, criado nos Estados Unidos, que tem como objetivo trazer o inglês contemporâneo desse país aos estrangeiros.
Entre os atrativos do English, Baby estão audioclipes diários com diálogos que utilizam expressões idiomáticas atuais, os sotaques de diversos tipos de imigrantes (de nada vale saber o inglês da Rainha se ele não é usado nas ruas) e situações cotidianas engraçadas.

Explicações gramaticais, testes de conhecimento e exercícios são encontrados em vários endereços. No English.com.br, onde todo o material didático é grátis, há um interessante exercício interativo, em que o aluno deve preencher as palavras que faltam em letras de músicas conhecidas. Para cada acerto, ele ganha um ponto. Diversos exercícios, como este, utilizam o potencial interativo do computador para tornar a prática de um idioma menos monótona do que os exercícios em papel.

Os fóruns de discussão e sites com monitoramento de um professor também são úteis. Com os fóruns, é possível obter de outros estudantes respostas para as dúvidas mais comuns e, em muitos casos, praticar a escrita de outra língua em debates acalorados. Porém, sites como SOSinglês, Weblínguas e Virtual Languages também oferecem profissionais de plantão especializados, que cobram pelo esclarecimento de dúvidas.

Para textos, exercícios e explicações gramaticais grátis, vale a pena visitar os sites True Stories, Cyberteacher e da Cultura Inglesa (www.culturainglesasp.com.br) , este com dicionários, cópias das versões anteriores do exame Cambridge e jogos online em inglês.