INTERCAMBIO

AUSTRÁLIA FESTIVAL REÚNE DE ESCOLAS A VINHOS

 

A segunda edição do Austrália Festival  está marcada para os dias 9 e 10 de setembro no Hotel Grande Hyat, São Paulo. O evento tem como objetivo aumentar a integração dos dois paises em vários setores como educação, negócio, turismo e cultura.  Este ano, o tema é o meio ambiente. A realização do evento é uma parceria do consulado-geral da Austrália com a embaixada da Austrália e a IDP Education Austrália e teve custos aproximados de R$ 170 mil.

Várias atrações estão previstas para os dois dias. Na área de negócios, empresas de tecnologia ambiental vão expor produtos e serviços. Nos seminários, a intenção é mostrar as oportunidades de investimentos e parcerias. Outro módulo importante é o da educação. Cerca de três mil estudantes deixam o Brasil todos os anos em direção a Austrália, a maioria de São Paulo. O festival está trazendo diversas universidades e escolas australianas. Os participantes poderão conhecer as opções de cursos de graduação, pós-graduação, MBA e  outros e terão uma oportunidade para conversar com os representantes das instituições australianas de ensino.

Como não poderia deixar de ser, os vinhos serão uma atração a parte. Estão programados degustações de alguns dos melhores rótulos australianos. Segundo Ken Marshall, diretor da KMM Management Ltda., empresa responsável pela chegada ao Brasil de cerca de 50 opções de sete das mais importantes vinícolas da Austrália, o crescimento do produto no mercado brasileiro vem sendo de cerca de 35% ao ano. A empresa está no Brasil desde l991 e hoje coloca seus rótulos em supermercados como o Pão de Açúcar.

Outra importadora que está investindo forte no mercado é a Best of Austrália. A empresa é representante dos vinhos McWilliam’s, produto considerado de excelente preço e qualidade. “Nosso volume de venda chega hoje a 34 mil garrafas ano”, conta Sérgio Leite de Barros Jr., diretor da empresa.

 

Programação Cultural

A cultura também faz parte da programação. O Quarteto de Percussão do Conservatório de Musica de Sydney promete mostrar em ritmo descontraído uma combinação de sons aborígenes e jazz num repertório variado. Além disso, está marcada a exposição dos artistas Will Russ e da fotógrafa Mariuccia Ancona Lopez.

O festival chega a Campinas no dia 11, no Senac. Nos dias 12 e 13 fica em Curitiba, no Hotel Sheraton Four Points. “Escolhemos Curitiba por ser, depois de São Paulo a cidade que mais leva estudantes à Austrália”, explica Gerard Seeber, cônsul-geral da Austrália no Brasil. Na opinião do embaixador da Austrália, John Sullivan, o festival dará ao visitante uma idéia de que a Austrália tem muito mais coisas que os famosos cangurus.  pbraga@gazetamercantil.com.br

Fonte: Gazeta Mercantil – Seção Estado de São Paulo, pág. 4 -  28/08/02Patrícia Braga de São Paulo