Cursos
    


II Congresso ABERJE
A excelência da Comunicação

nas empresas brasileiras
As melhores práticas de Comunicação Empresarial

 

23 de outubro de 2002 Espaço APAS Eventos Rua Pio XI, 1200 - Alto da Lapa São Paulo - SP


Programação

8h30 - Credenciamento


9h00 - Abertura Rodolfo Guttilla - Presidente do Conselho Deliberativo da ABERJE e Diretor de Assuntos Corporativos da Natura Paulo Nassar - Presidente-Executivo da ABERJE


9h10 - As melhores estratégias e táticas em Assessoria de Imprensa

· Caso Herbert Vianna (Prêmio ABERJE Rio 2002)
O case retrata o estabelecimento de paradigma por parte do Hospital Copa D´Or, Rio de Janeiro, no relacionamento com a imprensa. Em 2001, a organização quebrou o tabu do silêncio hospitalar e ousou inovar na transparência de suas ações de comunicação - levando em conta o interesse público e o respeito aos familiares do líder dos Pára-lamas do Sucesso.
Lima de Amorim
- Diretor da Século Z Comunicação

· Compaq - A Companhia em tempo de fusão com a HP (Prêmio ABERJE São Paulo 2002)
As ações de Assessoria de Imprensa deste case visaram manter inalteradas a visibilidade e imagem da empresa durante o processo de fusão com a Hewlett Packard, criando a segunda maior empresa do setor. Nesse sentido, a comunicação trabalhou para evitar reflexos negativos para as duas empresas enquanto o processo não se consumava.
Silvia Helena Vianna
- Diretora da Silvia Helena Editora

· FIESP/CIESP - Tempos Modernos na torre da Paulista (Prêmio ABERJE São Paulo 2002)
Resgatar na mídia a representatividade e o papel político-econômico da Fiesp. Mostrar voz ativa da entidade e suas proposições em relação aos grandes temas nacionais. Essa é a síntese do case que visou reorganizar a política de comunicação da Federação das Indústrias de São Paulo e unificar seu discurso com a definição de propostas concretas.
Maristela Mafei
, Presidente da Máquina da Notícia

11h - Coffee- Break

11h20 - Como avaliar a imagem junto à imprensa

· CDN - Análise Editorial e Auditoria de Imagem (Prêmio ABERJE São Paulo 2002)
O case consiste em analisar a exposição do cliente nos mais diversos segmentos da mídia, identificando-se e diagnosticando-se a imagem formada ou em formação. O foco da análise inclui o cliente e seus concorrentes, e assuntos nos planos econômico, político ou social, que interferem nos interesses corporativos da empresa ou instituição.
Marília Stábile - Vice-Presidente da CDN
Cristina Panella - Diretora de Pesquisa da CDN

· Publicom - Tornando a Assessoria de Imprensa uma Ciência Exata (Prêmio ABERJE Rio 2002)
Objetivo do trabalho: permitir uma atuação uniforme para todos os clientes e um tratamento organizado e estratégico. Destinado ao público interno a afiliados de sua rede, o case está assentado na análise de estratégias de posicionamento de clientes a partir da característica editorial e forma de cobertura dos veículos de comunicação.
Aldo de Luca - Diretor-Presidente da Publicom

12h40 - Almoço

14h - Comunicação Interna, Diversidade Cultural e Meio Ambiente

· Programa Waimiri Atroari (Prêmio ABERJE Centro-Oeste/Leste 2002)
Criado em parceria com a Funai, durante a construção da Usina Hidrelétrica Balbina, o programa demonstra a responsabilidade social da Eletronorte no resgate da dignidade e independência do povo Kinja. Com participação efetiva dos índios, o Programa tornou-se um sucesso, que foi até matéria na revista "World Development", da ONU.
Alexandre Rodrigues Accioly - Assessor de Comunicação da Eletronorte

· "Passaporte Brasil" (Prêmio ABERJE Rio 2002)
Campanha de comunicação interna que visou estimular colaboradores e profissionais contratados a antecipar as metas impostas pela Anatel de 2003 para 2001. O conceito "Passaporte Brasil" impingiu nos colaboradores o significado e a importância do ultrapassar fronteiras e desafiar o impossível, tendo como referência Graham Bell, Santos Dumont, a chegada do homem à Lua e conquistas do futebol brasileiro.
Simone de Carvalho Soares - Gerente de Comunicação Interna - Telemar

· Foco de Comunicação no Público Interno (Prêmio ABERJE Sul 2002)
Análise de cases de alinhamento de comunicação e cultura entre as várias unidades de negócio do Grupo: Big, Cândia, Maxxi Atacado, Mercadorama, Nacional
Maria Alice F. de Oliveira - Gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos - Sonae Distribuição Brasil

16h- Coffee-Break

16h30- Realidade e tendências no relacionamento empresa-imprensa no Brasil e no mundo

· Jorge Duarte - Jornalista, relações públicas, doutorando em Comunicação pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo, assessor de imprensa na EMBRAPA e organizador do livro: Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia.

· Manuel Chaparro - Professor-Doutor do curso de Jornalismo da ECA-USP e autor do livro: Linguagem dos Conflitos.

18h - Encerramento

Valor das Inscrições:
Associados:
R$550,00
Não-associado: R$650,00


Informações: (11) 3662-3990 - aberjecursos@terra.com.br

 

Ficha de Inscrição

Empresa:

CNPJ:

Nome:

Cargo:

Depto:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Telefone:

CEP:

-     Fax:

E-mail:

 

  

Forma de pagamento: Envie, juntamente com a ficha de inscrição, via telefax: (11) 3662-3990, o comprovante de depósito em nome da ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial Banco Itaú, Agência: 0347 C/C: 02917-5.