PROFISSIONAIS PROCURAM CURSOS DE OUVIDORIA  PARA EXERCER NOVA FUNÇÃO

Ser  ouvidor  (a),  exercer  a  Ouvidoria,  tornou-se  uma  opção  profissional  para formados  nos  mais  diversos  cursos  superiores.  Para  isso,  recorrem  à  troca de  experiências  com  aqueles  que  já  atuaram  ou  atuam  nessa  nova  função,  que ganhou  força  nos  últimos  10  anos,  em  decorrência  do  Código  de  Defesa  do Consumidor.
Um  exemplo  recente  da  oferta  desses  cursos  ocorrerá  nos  próximos  dias  6, 7  e  8  de  dezembro,  quando  a  Associação  Brasileira  de  Ouvidores  (ABO Nacional)  realizará  a  terceira  edição  do  Curso  de  Capacitação  e  Atualização Técnica  de  Ouvidores  :  "A  Ouvidoria  nas  Empresas”,  em  São  Paulo.
Os  inscritos  terão  oportunidade  de  conhecer  a  prática  da  ouvidoria  com  o relato  de  profissionais  da  iniciativa  privada  e  área  pública:  Gizelda  Giampietro, ombudsman  da  HP;  Júlia  Clemente,  do  Ipem/SP;  e  Vera  Lúcia  Ramos,  do Procon/SP,  ambas  diretoras  da  ABO.
O  presidente  da  ABO,  Edson  Luiz  Vismona,  abordará  a  parte  conceitual,  e  o papel  do  Ouvidor.  Ricardo  Morishita  Wada,  diretor  do  Procon/SP,  abordará  os Direitos  do  Consumidor.  O  tema  do  professor  Oscar  Manoel  de  Castro Ferreira,  do  Ibmec/Brasilconsult  será:    "Modernizando  para  ouvir  –  técnicas  de gestão".  E    Stela  Regina  de  Souza  Fava,  psicóloga  e  psicodramatista,  será responsável  pela  parte  de  "Relações  Interpessoais  –  Jogos  e  Dramatizações: uma  percepção  ampliada  e  adequada  do  papel  do  ouvidor/ombudsman  e  suas relações  produtivas".
-  Público-alvo:  Ouvidores/ombudsman  e  profissionais  que  atuam  no atendimento  ao  cliente.
-  Período  de  realização:  6,  7  e  8  de  Dezembro  de  2002.
-  Carga  horária:  O  curso  terá  18  horas,  em  regime  de  imersão.
-  Custo:  R$  1.000,00,  com  hospedagem;  R$  800,00,  sem  hospedagem.
  Ambos  dão  direito  a  coffee-break,  almoço,  estacionamento,  resumo  das apresentações,  o  livro  “Ouvidoria  no  Brasil”  e  Certificado  de  Capacitação  e Atualização.
Pagamento  :  conta  da  ABO  Nacional  -    CNPJ:  00656.809/0001-76  –  Banco Itaú,  agência  0190,  conta  17769-1,  com  envio  de  comprovante  para  o  fax  (11) 5085-2614  ou  (11)  3824-7169.
-  Local:    Braston  Hotel  ,  Rua  Martins  Fontes,  330,    Consolação  -  São Paulo/SP.
Inscrições  pelos  telefones  (11)  5085-2610  ou  (11)  3824-7169,  ou  pelos  faxes (11)    3824-7169/  5085-2614.
-  Objetivos:  Capacitar  profissionais  para  atividades  de  Ouvidoria.  Discutir  o papel  do  ouvidor/ombudsman,  conceituação,  direitos  do  consumidor,  relação empresa-mercado.  Apresentar  ferramentas  para  organização  e  operacionalização de  ouvidorias.  Discussão  de  casos.
Fonte: revista B2B magazine/novembro de 2002