tit_mktserv_conh.GIF (11960 bytes)

Programa

O curso tem duração de 500 horas, divididas em 400 horas de atividades em classe (aulas e palestras) e 100 horas de estudos e pesquisas fora da sala de aula, visitas a empresas e elaboração do projeto individual.

As atividades em classe, desenvolvidas nas instalações da FEA/USP (Cidade Universitária), estão assim distribuídas:

uma semana intensiva, com aulas diárias e em período integral, no início do curso;
a partir da segunda semana, as aulas são ministradas às segundas e quartas-feiras, das 17h00 às 22h00, e aos sábados, quinzenalmente, da 8h00 às 13h00.

Considerando todos os eventos previstos (aulas, palestras, seminários, visitas a empresas, elaboração do projeto individual) pode-se estimar um prazo de 12 meses para a conclusão do programa. 


Objetivos

O programa USP-MBA-Marketing de Serviços, em seu conceito de especialização, tem por objetivos:

proporcionar uma visão abrangente e integrada de gestão das organizações de serviços;
discutir conceitos, princípios, técnicas e processos de marketing no âmbito dos serviços;
enfocar o marketing de serviços no contexto dos modernos modelos de gestão, tendo em vista as dimensões estratégicas e tático-operacionais;
utilizar o ambiente universitário como um fórum para discussão e troca de experiências decorrentes da multiplicidade e das peculiaridades das organizações voltadas para os serviços.

Metodologia

Aulas teóricas com apoio de modernas técnicas audio-visuais (retroprojetor, vídeo, data-show, flip-chart, etc);
aulas práticas com resolução de exercícios, estudos de caso, visitas a empresas e instituições de excelência;
pesquisas de campo e bibliográficas;
utilização de jogos de empresa (jogo de Marketing) para treinamento em tomadas de decisões na prática de Marketing;
palestras ministradas por especialistas abordando assuntos relevantes em Marketing de Serviços.

Perfil dos Docentes

O corpo docente é formado por professores doutores dos departamentos da FEA e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais com notório saber na área de Marketing, além de palestrantes com domínio e conhecimentos específicos nos diversos campos de Marketing de Serviços.