Universidade de Coimbra facilita acesso para bolsistas
Instituição Portuguesa prorroga prazo de inscrições para os candidatos que desejam se beneficiar com o programa

Publicado em 22/01/2003 às 15:00 - A Universidade de Coimbra anunciou, na última terça-feira, que se integrará ao programa ALBAN (Programa de Bolsas de Alto Nível para a América Latina) e concederá aos participantes diversas facilidades para que estes realizem seus estudos de pós-graduação. A iniciativa da instituição inclui descontos nas mensalidades e adiamento no prazo de inscrição dos programas da universidade para facilitar o acesso dos estudantes através do ALBAN.

Ciente da diferença de prazos entre as inscrições para seus cursos e as inscrições do programa Alban (que se estendem até o dia 10/03), a Universidade de Coimbra decidiu estender o prazo de inscrição. Os interessados devem acessar o site da universidade (www.uc.pt) e se inscrever na página da faculdade de seu interesse. O prazo se encerra no dia 31 de janeiro.

Após consultar sua faculdades, a universidade decidiu isentar de pagamento os pedidos de equivalência de diploma para possibilitar o prosseguimento dos estudos, que tinham um custo de 350 euros. Além disso, solicitou às faculdades que reduzissem em 25% o valor das taxas cobradas dos bolsistas que chegarem à instituição através do programa Alban.

Para facilitar a estadia dos estudantes, a universidade decidiu fixar o preço da refeição em 2,5 euros. Os estudantes contarão ainda com a assistência do SRI (Serviço de Relações Internacionais) da universidade. Mais informações podem ser obtidas no site da instituição www.uc.pt ou no próprio SRI, pelo site , por telefone 00 XX 35 123 9852600, fax: 00 XX 35 123 9852601 ou e-mail fmc@ci.uc.pt O programa ALBAN foi idealizado pela EuropeAid (Serviço de Cooperação da Comissão Européia) que visa aumentar a cooperação do ensino superior entre a Europa e a América Latina. O programa, que receberá investimentos de 110 milhões de euros até 2010, concederá bolsas a 4.000 graduados latino-americanos para pós-graduação na Europa.

Fontë: site da Alban   janeiro de 2003