Curso de Redação
Como escrever melhor: problemas e dificuldades mais comuns na comunicação escrita

Técnica de redação. Princípios gerais. As boas qualidades do texto: correção, clareza, objetividade, concisão, interligação entre as orações e harmonia.

1. Os defeitos principais (vícios de linguagem): incorreção, obscuridade, falta de objetividade, prolixidade, descontinuidade, desarmonia, rebuscamento, clichês.

2. Como evitar as impropriedades mais comuns. São muitas dezenas, registrados e anotados, principalmente de regência ("a mulher que ele se orgulha, “Ir no cinema”, “Eu lhe espero amanhã"); concordância [“Procura-se garotas gostosas” – (nome de filme)], "Houveram muitos problemas"; de conjugação verbal ("se ela me ver, eu fujo", "ele não se adequa ao programa") e colocação pronominal (“Peço que não beijem-se no escritório.”), modismos orais ["Vamos estar fazendo, vamos estar apresentando, vamos estar mostrando...", "Com certeza", "Olha só..."]

3. A ordem das palavras na frase: a má colocação pode prejudicar o texto tanto quanto a inconveniência gramatical ("Vamos deixar de conversa mole para boi dormir de lado").

4. O exame das qualidades e defeitos da linguagem será feito por meio da análise de textos de jornais, revistas, declarações, discursos, cartas e documentos. Sempre com o mínimo possível de nomenclatura técnica e o máximo de prática. E, claro, com o cuidado para não melindrar os participantes, todos, obviamente, profissionais respeitáveis.

Instrutor: Josué R. S. Machado, jornalista, colunista da “Folha de S. Paulo” de 1994 a 1996, sobre língua portuguesa (Dito e Escrito); colunista da revista Imprensa(Língua) de 1987 a 1998; colunista da revista “Jornal dos Jornais “(Língua Afiada); colunista da revista “Educação”(Coisas da Língua); ex-editor das revistas “Quatro Rodas”, “Exame” e “Playboy”.

Mais informações: (11) 3662-3990 ou aberjecursos@terra.com.br

Data:
Local:
Horário:
Preço:
Nova data a ser marcada
Av. Angélica, 1757 - 12º andar - SP/SP
Das 9:00h às 18:00h
Associado R$ 380,00
Não-Associado R$ 480,00