CURSO: GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E DO TERCEIRO SETOR

OBJETIVOS:

Conceituar, analisar e apresentar práticas de responsabilidade social empresarial, incluindo ações de filantropia e outros investimentos sociais, além de abordar a forma como são elaborados e avaliados projetos sociais e alternativas de captação de recursos para o Terceiros Setor. Avaliar a importância estratégica da responsabilidade social no desenvolvimento da cidadania e das organizações de todos os tipos.

PÚBLICO ALVO - Profissionais da área de comunicação e profissionais em geral que atuam ou pretendem atuar na área da comunicação, recém-formados nas várias áreas do conhecimento, profissionais do terceiro setor.

PERÍODO DAS AULAS - aulas às 6as. feiras (18:50 às 23:00 hs) - 5 horas/aulas e aos  sábados (8:00 às 12:10 hs e das 13:10 às 18:00 hs) - 10 horas/aulas. As aulas serão quinzenais.

DURAÇÃO DO CURSO: 12 Meses de aulas e mais dois meses, no máximo, para a elaboração e apresentação da Monografia de Conclusão de Curso.

VAGAS: Serão oferecidas 50 vagas, prevendo-se um mínimo de 30 alunos por turma de cada Curso.

LEGISLAÇÃO: RESOLUÇÃO N.º 01, DE 03 DE ABRIL DE 2.001 (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO).

DIPLOMA: Válido em todo o território nacional (METROCAMP é Instituição credenciada no MEC - Portaria n.º 4.008/2.002).

ESTRUTURA DO CURSO:

21.    Módulo Comum

carga horária - 15 h/a

·         Análise Conjuntural do Mundo Contemporâneo

·         Influência das Tendências nos Mercados, nas organizações e nas sociedades

22.    Módulo de Disciplinas Compartilhadas

      carga horária – 60 h/a

·         Estatística nas Organizações

·         Marketing para o Terceiro Setor

·         Pesquisa Mercadológica e de Opinião Pública

·         Comportamento do Consumidor

23.    Módulo de Produção Científica

      carga horária – 60 h/a

·         Metodologia Científica

·         Orientação de Conteúdo aplicada ao interesse do profissional e à elaboração de estudos específicos e da Monografia de Conclusão de Curso.

24.    Módulo de Concentração

      carga horária – 195 h/a

·         A emergência da Responsabilidade Social nas Empresas

·         Da Filantropia Empresarial ao Investimento Social Corporativo

·         Responsabilidade Social: Conceitos e Práticas

·         Relações com a Mídia

·         Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais

·         Projetos Sociais e Captação de Recursos

·         Apresentação e Discussão de "Cases"

 

25.    Módulo de palestras, seminários e prática

      carga horária – 30 h/a

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira – Bacharel na área de Relações Públicas, com Especialização em Administração de Marketing. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo, Professora da área de Relações Públicas há 18 anos.