11/04/2003
Sebrae lança Feira do Empreendedor

Pós-Graduação Lato Sensu:
 

MBA em Formação de Ouvidores / OMBUDSMAN
 

Formação de Ouvidores / Ombudsman: Um Enfoque Gerencial é um curso de especialização, com 360 horas de duração, cuja concepção parte das OPORTUNIDADES para instituir a função de ouvidor/ombudsman surgidas nos últimos anos. A trajetória brasileira rumo à democratização e à inserção do país na economia globalizada, busca não apenas eficácia, flexibilidade e agilidade necessárias, mas também empenha-se na resposta às demandas sociais. Este contexto vem, cada vez mais, propiciando a realização da interface organização/clientes-cidadãos através do ouvidor/ombudsman. Para fins do curso Formação de Ouvidores/Ombudsman: Um Enfoque Gerencial buscou-se delinear o perfil deste profissional e sistematizar as habilidades necessárias para o exercício da função. Deste modo, aliado à discussão das OPORTUNIDADES DO CONTEXTO, foram desenvolvidas conteúdos como transformação organizacional, motivação estratégia, planejamento e controle, comunicação e negociação, ética e valor, construção da cidadania - que reforçassem as COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO OUVIDOR/OMBUDSMAN, focalizando sua situação em organizações públicas ou empresas privadas. Finalmente, foram incorporados os TÓPICOS ESPECIAIS com apresentações de experiências práticas - contenplando os esforços de implantação e a atuação de profissionais no exercício da função - bem como aspectos metodológicos.    Introdução
O que é
Público-Alvo
Estrutura do Curso
Informações Gerais
Corpo Docente
Coordenação e Apoio
Certificação
Inscrição e Seleção
 
 
FGV/EBAPE Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Praia de Botafogo, 190 - 3º, 4º e 5º andaresCEP 22253-900 Rio de Janeiro RJ Brasil
Fonte: Jornal do Commercio - RJ 26/03/03 PAG. B 10  - Carreira
http://www.ebape.fgv.br/educacao/asp/dsp_posgrad_fouv_intro.asp