PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Início do curso: 07 de maio de 2003 – INSCRIÇOES ABERTAS

Objetivos do Curso

§          Capacitar profissionais de comunicação que trabalham em área de assessoria de comunicação oferecendo um leque de saberes específicos que constituem esta área profissional;

§          Capacitar outros profissionais que já trabalham ou pretendem trabalhar com esta área mas que não se formaram em comunicação

§          Oferecer uma alternativa de especialização para novos profissionais e recém formados que procuram uma especialização na área de comunicação

 

Coordenação

Professores Prof. Dra. Elizabeth Pazito Brandão e Prof. Doutorando Jorge Duarte (currículos resumidos em anexo)

Informações administrativas

Curso de pós-graduação lato sensu, com 360 horas/aulas para disciplinas mais 60 horas/aulas para a elaboração do trabalho final. O pré-requisito é o diploma de curso superior completo. O curso será ministrado às quintas e sextas-feiras à noite e sábado pela manhã. Excepcionalmente (no caso dos professores que vêm de outros Estados), sábado o dia inteiro. Cursando toda a Pós-Graduação o aluno obtém o certificado de especialista.

Metodologia e Avaliação.

O curso está composto por sete módulos e, a cada final de módulo, os alunos deverão produzir um paper crítico com, no mínimo, 5 páginas, segundo o padrão de trabalho científico elaborado pela biblioteca do IESB, sobre os temas ensinados naquele módulo. A correção será feita por dois professores e corresponderá à menção final do módulo. Os papers serão disponibilizados no sistema Blackboard e aqueles que, no final do curso, forem eleitos os melhores pelo colégio de professores integrarão uma publicação on line, disponibilizada no site do IESB.

 

Para a obtenção do título de especialista, serão exigidos os papers correspondentes aos módulos bem como a elaboração de um trabalho final que poderá ser um projeto, um estudo de caso ou uma monografia. O orientador do trabalho será indicado entre o quadro de professores permanentes do curso e de acordo com o tema escolhido pelo aluno e as linhas de pesquisa oferecidas pelo curso. A nota final será composta pelos papers produzidos no decorrer do curso (valendo 30% da nota final) e pelo trabalho final, seja monografia, seja projeto experimental (valendo 70%).

Professores Convidados

 Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch, USP

Doutorando Ailton Feitosa, UNB, IESB

 Dr. Pierre Fayard, Universidade de Poitiers, França.

Doutorando Wilson Corrêa, Metodista, EMBRAPA

Dr. Mitsuro Yanaze, USP e Cásper Líbero

Doutoranda Regina Martinez, UNB, IESB

Dr. Antonio Barros, UNB, IESB

Ms. Graça Monteiro, IESB, EMBRAPA

Dra. Elizabeth Brandão, IESB

Ms. Marcos Frade, IESB, Salles Darcy's, Grupo de Mídia

Dra. Ana Lucia Novelli. UNB, IESB, Senado Federal

Ms. Amarildo Baesso, IESB, Ministério da Justiça.

Doutorando Jorge Duarte, Metodista, EMBRAPA, IESB

Ms. Bruno Carvalho, IESB.

Doutorando Roberto Penteado, Université de Toulon et Duvar, França, EMBRAPA.

Ms. Monica Prado, IESB

Doutorando Alberto Cavalcanti, UNB

Ms. João José Forni, INFRAERO

Doutoranda Luciana Mourão, UNB, FGV.

Mestranda Marcia Yukiko  Duarte, UNB, Senado Federal

 

ESTRUTURA CURRICULAR

MÓDULO I- A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES  (52 horas)

O objetivo deste módulo é fazer com que o aluno conheça e entenda o que é uma organização, como ela funciona, seus problemas característicos, sua força e suas fraquezas e a posição e o papel da comunicação dentro das organizações.

 

Aula Inaugural:

Apresentação do curso e do corpo de professores permanentes. Explicação detalhada de cada módulo, sobre a elaboração do trabalho final e dos papers. Distribuição de material, informações sobre carteira de estudante do curso, informações sobre a pós-graduação no IESB, matrícula na coordenação de informática para uso dos laboratórios e instruções sobre os sistemas de apoio à educação, os softwares  Blackboard e Lyceum utilizados pelo IESB.

Teorias da Comunicação Organizacional 

Estruturas de comunicação: sistemas, fluxo de informação, especialização e a integração entre áreas. Caracterização dos públicos.  Estratégias de informação e relacionamento com públicos diversos. A função da comunicação interna.  

 

Teoria das Organizações

A evolução das teorias organizacionais. Estruturas organizacionais. O indivíduo na organização. Elementos e manifestações da cultura organizacional. Imagem, identidade e cultura organizacional.

 

Cultura e Poder nas Organizações  

Cultura orgnizacional. O poder nas organizações. Elementos constitutivos do discurso organizacional. Análise de discursos nas organizações. Teorias de Mídia aplicada à assessoria.

 

Workshop de encerramento do módulo

 

MÓDULO DE METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO FINAL - 1ª PARTE - 

Metodologia do Trabalho Científico. A lógica científica e a elaboração de trabalhos acadêmicos.

Dia 07/06 - sábado livre

MÓDULO II – GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO (48 horas)

Visa oferecer ao aluno competência específica para pensar e gerir a informação nas instituições de forma estratégica, com o objetivo de obter resultados concretos com as ações de comunicação nas organizações.

 

Gestão da Informação e do Conhecimento 

Conceitos em Informação e conhecimento. Métodos e técnicas de inteligência competitiva. Sistemas de informação aplicados. Surgimento de redes de informação nas organizações e seu aproveitamento.

 

Técnicas de Pesquisa Aplicadas à Assessoria - 12 –  sexta (20/06) e sábado o dia inteiro (21/06)  

Monitoramento de cenário, análise da de atuação da instituição e de sua presença na mídia. Técnicas e métodos de Auditoria de imagem e de opinião.

 

Planejamento da Comunicação

Os vários modelos de planejamento aplicados à comunicação. Etapas do processo de planejamentos. Elementos fundamentais para o planejamento e consultoria em comunicação: a auditoria; técnicas de brieffing; diagnóstico; implementação e implantação de estratégias e ações.

 

Softwares de planejamento da comunicação (04 horas – sábado (5/07)

Softwares específicos para planejamento e acompanhamento das atividades de comunicação nas instituições.

Obs: o objetivo destes módulos não é fazer um treinamento completo sobre a utilização destes softwares mas apresentar os instrumentos e treinar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas deste módulo utilizando esses softwares.

 

MÓDULO III – INSTRUMENTOS DE ASSESSORIA (88 horas)

Módulo eminentemente prático, trata das ações e instrumentos  que podem ser utilizados na comunicação organizacional. Parte das aulas será ministrada nos laboratórios do IESB

 

Comunicação Interna

Fundamentos da comunicação interna. Métodos, técnicas e instrumentos de comunicação com público interno.

 

Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a  mídia

 História e situação atual no Brasil. Planejamento, implantação e avaliação do trabalho de assessorias. A rotina. da assessoria de imprensa. Fato e notícia institucional. As fontes e a pauta de divulgação jornalística nas organizações.

 

Som e imagem para assessorias - A elaboração do vídeo institucional. O uso do vídeo como instrumento de comunicação interna. A função da fotografia na empresa. A utilização de som ambiente, sistema de som interno, rádio interna.

 

Publicações institucionais 

Produtos e serviços. Gêneros, classificações e técnicas. Planejamento e produção de publicações institucionais e eletrônicas. Política editorial nas organizações. Temas e modelos da publicação jornalística organizacional. A pauta no jornalismo institucional. Fontes de informação. Distribuição e avaliação. Publicações customizadas.

 

Gerenciamento de Crises

O papel da assessoria de comunicação  nas situações de crise corporativa. As soluções possíveis.

 

Organização de eventos 

O evento como instrumento de comunicação. O marketing de eventos. Técnicas para organização de reuniões e eventos empresariais.

 

Edição de Periódicos Digitais 

Planejamento e produção de publicações institucionais eletrônicas.

 

 

 

MÓDULO DE METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO FINAL – PARTE -  8 horas –

Metodologia do Trabalho Científico. A lógica científica e a elaboração de trabalhos acadêmicos.

 

MÓDULO IV - O MEIO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES E AS NOVAS FUNÇÕES DAS ASSESSORIAS (64 horas)

Objetiva examinar o papel das organizações no meio ambiente social em que ela atua,  analisando a função da comunicação organizacional nessas condições. Para isso fornecerá conhecimentos teórico e prático que permitam estruturar e desenvolver um trabalho de assessoria com atenção à demanda e as expectativas da sociedade em relação à instituição.

 

 

Comunicação Pública

A conceituação de Comunicação Pública. A interação das instituições com a opinião pública. A responsabilidade social da comunicação. O papel das assessorias junto à opinião pública e ao meio ambiente onde está inserida organização.

 

Comunicação Governamental

Histórico da comunicação governamental no Brasil. A estrutura de funcionamento do sistema de comunicação do Governo Brasileiro. Análise crítica da comunicação governamental. Função e papel da comunicação de um governo.

 

Comunicação Política

A função política da comunicação. Comunicação e poder. O lobby. Relacionamento da instituição com as diversas instâncias da sociedade.

 

Comunicação para o Terceiro Setor - 12 h – quinta (02/10), sexta (03/10), sábado (04/10)

Estudo dos públicos das organizações de terceiro setor. A comunicação para o terceiro setor: linguagem, mídias possíveis, elaboração de campanhas.

Professora responsável: Prof. Ms. Monica Prado

 

Marketing Social

O posicionamento das instituições no meio ambiente da sociedade. Os assuntos públicos. Responsabilidade social e ética empresarial. O marketing social e os interesses das instituições.

 

Workshop de encerramento do módulo: A Comunicação e o interesse público

 

MÓDULO V – GERÊNCIA DE ASSESSORIAS – (40 horas)

Trata-se de um módulo eminentemente prático, cujo objetivo é fornecer conhecimentos administrativos e gerenciais que permita aos interessados implantar e administrar as assessorias em qualquer instituição, pública ou privada.

 

Avaliação da comunicação

Métodos e técnicas de avaliação do trabalho de comunicação.

 

Normas e legislação e instrumentos administrativos para assessoria

Noções de Direito Administrativo. Legislação aplicada a comunicação nas organizações (publicidade, patrocínio, código do consumidor e terceiro setor) Licitações. Noções de gestão orçamentária. Elaboração de orçamentos para comunicação. Técnicas para apresentação de projetos. 

 

Workshop de encerramento do módulo. 

MÓDULO VI – MARKETING E PUBLICIDADE PARA ASSESSORIAS (44h)

O objetivo deste módulo e estudar a utilização da tecnologia de informação no trabalho de assessoria. Ensina técnicas e analisa os instrumentos de marketing e publicidade que usam as novas tecnologias.

 

Planejamento de Mídia

A mídia tradicional (rádio, televisão, revistas, jornais, outdoors). Mídias alternativas e possibilidades de uso nas assessorias. Técnicas para elaboração de um plano de mídia.

 

Fundamentos de publicidade e marketing

O mercado e o consumidor. Os segmentos de público. Técnicas e instrumentos de publicidade para assessoria. A marca e o Branding.

Tecnologia da informação e gestão da comunicação

Base de dados e sistema de informação em marketing . Customer Relationship Management.

 

Informação para a cidadania

O atendimento ao cidadão. Call centers, SAC e o Telemarketing como instrumentos de informação e gestão da comunicação.

 

Workshop de Encerramento do Curso

 

MÓDULO DE METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO FINAL – 3ª PARTE

Metodologia do Trabalho Científico. A lógica científica e a elaboração de trabalhos acadêmicos.

 

TOTAL DE HORAS AULAS: 360  

 

Informações adicionais e o formulário para inscrição podem ser obtidos no site do IESB www.iesb.br ou na Coordenação de Comunicação Institucional com a Prof. Elizabeth Brandão, no telefone 448 9893.