Prêmio Intercom|Prêmio INICIACOM|Prêmio Expocom|Prêmio Luiz Beltrão

Clique aqui para fazer o download da ficha de inscrição

Coordenação:
Prof. Dr. Laan Mendes de Barros
e-mail: premiointercom@facasper.com.br

Regulamento

Art. 1º - Fica instituído por este regulamento, o Prêmio Intercom 2003, abrangendo as categorias graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Art. 2º - O Prêmio Intercom é concebido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM ao melhor trabalho de conclusão de curso de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Art. 3º - Poderão inscrever-se autores de trabalhos inéditos, cuja defesa tenha ocorrido durante o ano de 2002.

Parágrafo único - Os formandos das universidades públicas que tiveram o calendário acadêmico alterado em função de greves poderão participar, desde que encaminhem à coordenação do prêmio declaração do Chefe do Departamento explicando os motivos pelos quais a defesa ocorreu no primeiro trimestre de 2003.

Art. 4º - Os trabalhos deverão abordar temáticas dentro do campo da Comunicação Social, sendo inscritos em modalidades.

- Comunicação Científica e Ambiental;
- Comunicação e Cultura;
- Comunicação Educativa e para a Cidadania;
- Jornalismo;
- Mídia sonora;
- Políticas e economia da Comunicação;
- Produção Editorial (impresso);
- Publicidade, Propaganda e Marketing;
- Relações Públicas e Comunicação Organizacional;
- Tecnologias da Informação e da Comunicação;
- Televisão, Cinema e Vídeo;
- Teorias e Metodologias da Comunicação;

Art. 5º - Os trabalhos inscritos no Prêmio Intercom 2003 podem ter sido apresentados na conclusão do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Comunicação Social, ou de qualquer outro curso, do país ou do exterior, desde que a temática seja voltada para o campo da Comunicação Social.

§ 1º - Os trabalhos deverão ser de autoria individual.

§ 2º - Os trabalhos defendidos no exterior deverão ser apresentados escritos em português.

Art. 6º - O trabalho deverá ser apresentado na forma de um artigo para comunicação científica, conservando o título original, porém seu conteúdo deve contemplar um resumo de no máximo 10 linhas (em português), introdução, descrição da pesquisa, metodologia empregada, análise dos resultados, conclusões e referências bibliográficas.

§ 1º - As dimensões são entre 15 e 20 laudas de 40 linhas (43 mil a 57 mil caracteres), fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5.

§ 2º - As comissões julgadoras não apreciarão trabalhos enviados fora destas especificações.

Art. 7º - Os trabalhos deverão ser encaminhados pelos próprios autores e apresentados em 6 (seis) cópias impressas e um disquete 3,5", Word 6 ou superior, formato .doc ou .rtf, acompanhados de uma declaração da Instituição atestando a aprovação e a nota obtida, bem como da ficha de inscrição com os dados de identificação.

§ 1º - No texto do trabalho não deverá constar o nome do autor e sim seu pseudônimo. Também não deverão constar os nomes do orientador nem da Instituição onde o trabalho foi realizado.

§ 2º - Caso haja alguma indicação do não cumprimento do exposto no parágrafo anterior, o trabalho será eliminado.

§ 3º - As informações relativas à ficha de inscrição serão de conhecimento exclusivo do coordenador do prêmio.

Art. 8º - As inscrições para o Prêmio Intercom 2003 estão abertas até 10 de junho de 2003 e deverão ser feitas via Sedex ou similar (DHL, UPS ou Fedex).

§ 1º - O endereço para a postagem é:
Fac. Cásper Líbero
a/c: Prof. Laan Mendes de Barros (Prêmio Intercom 2003)
Av. Paulista, 900 - São Paulo
São Paulo - SP - 01310-940

§ 2º - O carimbo postal (ou data do AWB) servirá como comprovação da data de inscrição.

Art. 9º - Os trabalhos serão pré-selecionados por comissões julgadoras de 3 (três) membros com títulos de mestre ou doutor em cada área listada no artigo 4º designados pela diretoria da INTERCOM, as quais indicarão os finalistas.

Art. 10 - Os finalistas deverão, obrigatoriamente, apresentar seus trabalhos no VIII INOVCOM - Seminário de Inovações Científicas em Comunicação Social, ao longo dos dias 5 e 6 de setembro de 2003, durante o XXVI Congresso da Intercom.

Art. 11 - A escolha final dos 4 (quatro) vencedores (graduação, especialização, mestrado e doutorado) será feita durante o VIII INOVCOM por um Júri composto por 3 (três) membros indicados pela diretoria da INTERCOM.

§ 1º - Não caberá recurso das decisões do Júri.

§ 2º - Para o julgamento dos trabalhos serão levados em conta a natureza do tema, consistência teórica, citação correta das referências, adequação metodológica e contribuição para os estudos da comunicação e para a sociedade, com base no texto e na apresentação oral.

Art. 12 - O Prêmio Intercom 2003 será atribuído ao melhor trabalho por categoria - graduação, especialização, mestrado e doutorado - escolhido entre os finalistas de cada modalidade.

Art. 13 - Os trabalhos vencedores poderão ser publicados na Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, desde que o autor apresente texto em conformidade com as normas de publicação da revista e o mesmo seja selecionado pelo Comitê de Redação, segundo os critérios próprios da revista; ou em uma publicação específica do Prêmio Intercom, a ser viabilizado pela entidade.

Art. 14 - Serão concedidos diplomas de Honra ao Mérito aos vencedores, aos finalistas, aos Cursos e aos professores orientadores dos vencedores.

Art. 15 - A premiação será realizada publicamente em sessão solene na noite do dia 6 de setembro de 2003, durante o XXVI Congresso da INTERCOM, a realizar-se em Belo Horizonte.


Clique aqui para fazer o download da ficha de inscrição