CURSO  BELO HORIZONTE  

 

COMUNICAÇÃO PARA A MOBILIZAÇÃO SOCIAL


As reflexões sobre os movimentos contemporâneos de mobilização social têm trazido algumas questões instigantes para o campo da Comunicação Social que não se circunscrevem apenas ao domínio das mídias, seus usos e influências, mas propõem um aproveitamento dos conhecimentos acumulados pela área das Relações Públicas. Estes conhecimentos evoluíram pela aplicação estratégica no âmbito das organizações de técnicas para administrar amplas redes de relacionamento entre elas e os públicos aos quais estão direta ou indiretamente ligadas.

 

O curso Comunicação para a Mobilização Social reúne conhecimentos produzidos pelas atividades de extensão e de pesquisa do Laboratório de Relações Púbicas da UFMG, que propõem uma reflexão sobre as funções e características da comunicação nos projetos de mobilização social, sintetiza um compromisso ético e busca identificar o papel do planejamento de ações estratégicas desta natureza. O curso propõe uma visão de diagnóstico da comunicação a partir dos vínculos dos públicos com o projeto mobilizador, como sendo fundamental para compreender o estabelecimento e manutenção de sólidos vínculos de co-responsabilidade e de solidariedade entre os atores sociais.

 

Público:

Destinado a profissionais e estudantes de diversas áreas de conhecimento; público em geral envolvido com projetos comunitários, com projetos de mobilização social nos setores público e privado, assistentes sociais, educadores; líderes, dirigentes, profissionais e voluntários de ONG’s, cooperativas e entidades do Terceiro Setor.

 

Facilitadores:

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais

Relações Públicas

Relações Públicas

 


Objetivos:

-  Apresentar e discutir estratégias e instrumentos de comunicação capazes de orientar a atuação de coordenadores e demais envolvidos no planejamento e na realização de projetos de mobilização social.

-  Fornecer caminhos viáveis para a criação e o fortalecimento de vínculos entre os profissionais envolvidos, o público e a causa mobilizadora.

 

 

- Carga Horária: 12 h/a

 

- Conteúdo:

(a)            A importância da comunicação estratégica para os movimentos sociais contemporâneos;

(b)            A noção de comunicação comunitária;

(c)             A geração de causas sociais: fases e atos comunicativos;

(d)            Funções e características da comunicação em projetos de mobilização;

(e)            Modelo de análise da comunicação em projetos mobilizadores a partir dos vínculos;

(f)              Estratégias de ação comunicativa.

 

- Data: 14 a 17 de julho de 2003

- Horário: das 19 às 22:15 horas

- Local do Curso: Auditório Sônia Viegas  - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha – Belo Horizonte – MG)

- Local das Inscrições: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP): Av. Antônio Carlos, 6627  - Campus Pampulha – Praça de Serviços Loja 07 ou Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro – Belo Horizonte / MG

- Inscrições pela Internet: Acessar www.fundep.ufmg.br - Clicar em “Cursos e Eventos” no Menu Principal, clicar no nome do curso “Comunicação para Mobilização Social”, seguir os procedimentos de inscrição para geração do Boleto Bancário, imprimir o boleto e pagar em qualquer agência bancária, com prazo de 24 horas.

 

- Investimento: . R$80,00 à vista, para inscrições realizadas até 04/07/03

                          . R$90,00 – à vista, para inscrições realizadas a partir de 04/07/03

- Informações sobre inscrições: Call Center FUNDEP 3499-4220

 

REALIZAÇÃO: Laboratório de Relações Públicas Plínio Carneiro – LARP

(31) 3499-5078 – larp@fafich.ufmg.br



Márcio Simeone Henriques
Departamento de Comunicação Social/FAFICH-UFMG
55-31-3499-5012/5078
simeone@fafich.ufmg.br